Guilherme Rodrigues Vasconcelos André – Foto divulgação

Guilherme Rodrigues Vasconcelos André, médico, mora atualmente em São Paulo. Nascido em Tucuruí-PA, porém cresceu e se formou em Uberaba-MG onde começou a ter os primeiros contatos com a literatura aos 14 anos escrevendo poesia. Foi em 2023 que se encontrou na literatura de horror onde se descobriu de forma surpreendente. Atualmente autor de 5 livros de horror, dark fantasy e ficção científica. Meu próximo lançamento: Minha marionete (kindle) – horror sobrenatural.

Meus livros e motivação.
Em meus livros trago o cenário sobrenatural como forma de entregar uma mensagem ou reflexão. Vejo isso como uma ferramenta importante para conseguir atingir as pessoas de forma profunda e positiva. Embarcando em temas como luto, ambição, saudade, compaixão, família e perseverança, mergulho o leitor em ambientes hostis onde nada mais que a força de vontade importa. Essa é minha grande motivação: trazer uma mensagem positiva, onde o caos e o medo imperam, onde a luz parece inatingível. Meus livros contam histórias independentes, em temas independentes, contudo, ao ligá-los entre si numa cronologia progressiva vemos desenvolvimentos ocultos de personagens e retornos surpreendentes ampliando o universo em uma história comum muito maior e com objetivos ainda mais grandiosos. 

Como analiso a literatura de horror e escrita nacional.
Vejo como desprezada, sim, isso mesmo. Infelizmente a mídia que se estabelece em cima de grandes autores acaba ofuscando os pequenos e independentes. Tive contato com diversos autores do gênero e tenho muito orgulho de ter criado uma amizade forte com tantos autores como eu. Vi que não é um mercado competitivo e pude me sentir abraçado pela comunidade (assim como eu a abracei). Espero que cada dia mais os leitores enxerguem melhor os autores independentes. Temos grandes histórias sendo escritas todos os dias e com técnicas maravilhosas e inovadoras, a literatura nacional independente merece mais reconhecimento.

Você enxerga o livro digital como uma boa escolha?
Sim. Acredito que o livro digital vem a contribuir. É mais acessível pelos valores e disponibilidade imediata, e é mais fácil de transportar. Não vejo como um substituto ou o futuro dos livros. Acredito que é uma forma adicional de promover a arte e que o livro físico nunca vai deixar de existir. Afinal, nada melhor que chegar à última página, fechar o livro e agradecer à capa. 

Livros publicados:
Os hóspedes (físico e kindle) – horror sobrenatural
Eternum (físico e kindle) – horror investigativo
Espectro estático, antologia (físico e kindle) – horror investigativo
Vestígios oníricos (físico e kindle) – dark fantasy
Espectro fantasma, antologia (kindle) – horror sobrenatural
Próximo lançamento = Minha marionete (kindle) – horror sobrenatural

CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.


SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do
encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024).

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *