Giovanna Pezzolato nasceu em 2001 em São Paulo. Começou a ler desde cedo por influência do avô e não demorou a começar a escrever, publicando em antologias desde os 14 anos, passeando por diversos gêneros da literatura.
É formada em Cinema e Audiovisual, que atualmente é uma de suas maiores paixões e foi tentando coincidir a literatura com a sétima arte que lançou os livros: 8 (contos) e meio e Contos Fora de Série pelo selo Simbiose. Também publica críticas e dicas de cinema semanalmente na página do Instagram Odeio Cinéfilo.
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre o livro.
Amelie acabou de largar tudo para seguir seu maior sonho: ser escritora. Mas enquanto se concentra em sua história, sua cidade natal sofre nas mãos de um sequestrador. Ela tenta se esquivar ao máximo disso até que descobre que a mais recente vítima é sua melhor amiga, Helena. Agora, Amelie precisa resgatá-la antes que o caso seja arquivado por falta de provas. Em uma cidade cheia de mistérios e segredos, a jovem não medirá esforços para conseguir o que deseja. Será que ela vai conseguir resgatá-la, sendo que tudo que tem é a fresta de uma porta?
O que motivou a escrevê-lo?
Eu sempre quis escrever suspense, desde o meu primeiro contato com a Agatha Christie.
Quando surgiu a oportunidade de finalmente focar em uma história de mistério, a ideia do livro se formou em minha cabeça após ouvir a música No Body, No crime, da cantora Taylor Swift. A música tem um ideal feminista bem forte e a ideia de vingança. Juntando esses temas, comecei a escrever A Fresta, onde aposto em um drama e em uma crítica ao machismo, utilizando do suspense policial.
Fale-nos sobre o projeto no Catarse.
É a minha primeira vez utilizando a plataforma, mas a Editora Alarde já está acostumada a financiar projetos pelo site e todos me asseguraram que era uma forma bem legal e segura de colocar meu livro no mundo.
No Catarse, além de você fazer parte da concepção do livro, você recebe diversas recompensas especiais que fazemos especialmente para a campanha.
Fale-nos sobre seus outros livros.
Antes de A Fresta, eu era apenas uma contista, já que sempre explorei os contos e as crônicas como histórias curtas que podem tocar rapidamente o coração do leitor.
Passeei por diversas coletâneas temáticas e em 2021 eu lancei o livro 8(contos) e meio, um livro que reúne nove contos que se inspiram em nove filmes diferentes, cheios de easter eggs e que exploram a comédia e o drama. Em 2023, eu lancei a sequência, inspirada em séries e programas de TV, o Contos Fora de Série.
Sempre tento conciliar o cinema com a escrita em minhas histórias e fico feliz que consegui fazer isso com A Fresta também.
Link para o projeto no Catarse: https://www.catarse.me/afresta
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024).
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com