Andréa Garcia Romani – Foto divulgação

Fale-nos sobre você.

Andréa Garcia Romani, psicóloga hospitalar, clínica, bariátrica e sexóloga. Poetisa, escritora, cantora. Paulistana, mas andreense de coração (há 36 anos). Organizadora e autora de dois capítulos do livro Sexualidade na Bariátrica – Entre peles e peso prevalece o desejo. Autora de três livros de poesia – Juventude, Sonhos e Saudades; Maturidade, Escolhas e Aprendizado e Vida, Desejo e Paixão.

Fui criada em meio à grande diversidade cultural e literária, o que me trouxe a oportunidade de desenvolver diversas linguagens. 

ENTREVISTA:

Você é uma das organizadoras do livro “Sexualidade na bariátrica”. Fale-nos sobre ele.

Este livro surgiu a partir de um grupo terapêutico com pacientes pré e pós- cirurgia bariátrica, cujo objetivo era oferecer palestras específicas para temas levantados pelo grupo. Um desses temas trouxe a questão da sexualidade, sensualidade, imagem corporal e relacionamentos. Quando fomos buscar na literatura algo já produzido abordando a questão da sexualidade e cirurgia bariátrica, notamos que havia pouquíssimo material produzido a respeito. Então decidimos organizar o livro Sexualidade na Bariátrica, convidando profissionais especializados, como médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros, para escrever os capítulos. Inserimos depoimentos de pacientes. Depois decidimos imprimir ao livro uma linguagem artística e escrevemos poesias, convidamos um amigo psicólogo Mauro Brito que transformou em poesias relatos de seus pacientes para contribuir com esta demanda. E também sentimos a necessidade de inserir ilustrações, para isso convidamos o artista Valter Silva.

Você escreveu dois artigos para a obra. Num deles, você analisa relacionamentos, amor e sexo após a bariátrica. Poderia comentar sobre essas questões?

Os pacientes trouxeram diversos questionamentos a respeito de mudanças que poderiam ocorrer após o tratamento cirúrgico para a obesidade. 

“É verdade que quem faz a cirurgia bariátrica se divorcia?”

“O que acontece no relacionamento afetivo após o emagrecimento do paciente?”

“E a vida sexual? Muda?”

Após esses questionamentos, decidi abordar esses três temas em meu capítulo. 

Existem muitos tabus e fantasias envolvendo a sexualidade e os relacionamentos, principalmente após mudanças significativas físicas, mentais, emocionais. 

A adaptabilidade não é fácil e requer investimento das partes envolvidas. Existem alguns estudos que apontam um número expressivo de divórcios após a realização da cirurgia. E devemos questionar os motivos desses impactos. 

Fale-nos sobre seu canal no YouTube.

Decidi aproveitar meu canal no YouTube – Andréa Romani Psicóloga 

https://youtube.com/channel/UC5YziLIAS5XewFjQsCare0A

para gravar vídeos sobre os temas abordados em cada capítulo do livro. Criei um espaço chamado “Só entre nós”, para possibilitar a interação e a troca sobre temas relacionados com a sexualidade.

Você também é escritora e cantora. Fale-nos sobre essas atividades.

Como mencionei na biografia, tive a oportunidade de crescer em um ambiente com uma riqueza literária, artística e criativa com muita diversidade. Portanto, as linguagens artísticas foram se misturando. 

Através do incentivo da minha mãe Tânia Helena Garcia, que trabalhava no departamento de Cultura da prefeitura de Santo André, atuando também como gerente da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), ingressei no Coral Municipal de Santo André participando das atividades musicais diversas durante cerca de dez anos, com o ensinamento ímpar do maestro Flávio Florence, momento no qual pude desenvolver a musicalidade teórica e prática. Nesta época já estudava piano. Mais tarde comecei a estudar prática de banda e atualmente sou vocalista. 

Durante a adolescência, sempre escrevendo diários, surgiu a linguagem poética como oportunidade de expressão. E ali mergulhei, iniciando meu primeiro livro. Mais tarde vieram mais dois livros, totalizando 300 poesias. E tenho o quarto livro em andamento, afinal, o poeta não para… rs

Como o leitor pode conhecer mais sobre a obra e seu trabalho?

Deixo aqui links de diversos canais de comunicação e fico à disposição!

Facebook – https://m.facebook.com/psicoandrearomani/

Instagram- @psicoandrearomani

E-mail – angaropsi@gmail.com

WhatsApp- 5511994804905

YouTube – https://youtube.com/channel/UC5YziLIAS5XewFjQsCare0A

Linktr.ee – https://linktr.ee/psicoandrearomani

CIDA SIMKA

É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021) e O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020), Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020), O medo que nos envolve (Editora Verlidelas, 2021) e Queimem as bruxas: contos sobre intolerância (Editora Verlidelas, 2021). Colunista da revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA

É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro juvenil se denomina O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). 

Compartilhe!

Uma resposta

  1. Alguém que tem coerência e conhecimento para escrever sobre o assunto. Andréa Viveu a experiência, que aliada ao profissionalismo a a torna apta a falar sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *