
Emerson Sitta, 46, é formado em Letras e Pedagogia, Especialista e Mestre em Literatura e Crítica Literária, professor de Redação e Literatura desde 2001 no ensino fundamental e Médio. Em 2016, além de professor também iniciou como Coordenador Pedagógico.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Emerson Sitta: Desde criança, 11 ou 12 anos, comecei a escrever letras de música. Inspirado pelos discos do meu pai, principalmente dos Beatles. Acreditava que poderia ser um compositor, no entanto não sabia tocar nenhum instrumento. Mesmo assim, continuei a escrever e, ao longo do tempo, fui me encontrando como poeta.
Conexão Literatura: Você é autor dos livros O melhor é Sempre 2008, Ordinária Solidão 2020 e … Eu… nunca mais… 2021. Poderia comentar?
Emerson Sitta: Sou autor dos livros O melhor é Sempre 2008, Ordinária Solidão 2020 e … Eu… nunca mais… 2021. Os livros, os três de poemas, são, inicialmente temáticos. Referem-se diretamente ao próprio título. Desprezar a aceleração do tempo, respeitar e viver a solidão e, por fim, falar das coisas e não do “eu”.

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Emerson Sitta: A inspiração vem de alguma questão que envolve a vida comum, como mencionei… a solidão, por exemplo. Devemos viver a solidão. Ela não é uma punição. Ela é presente e, muitas vezes, é um presente. A partir disso, começo a escrever sem muitas preocupações formais… até que depois de um tempo, variável, decido que preciso avaliar o que fiz, escolher, selecionar e começar um trabalho de revisão, reescrita, a fim de montar um caminho de entendimento ou pelo menos um eixo de conexão entre os poemas…
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho de um dos seus livros especialmente para os nossos leitores?
Emerson Sitta: Uma gota amada/Desceu pelo vidro molhado/Pela chuva./Competiu com outras/Embora derrotada/Salvou a visão./E de nada adiantaria/Abrir o vidro,/A vida estava naquela tela transparente…
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Emerson Sitta: Os livros estão disponíveis pela internet, em uma busca simples na Amazon ou outros sites.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Emerson Sitta: Ler. É preciso ler os clássicos e autores novos. Ler resenhas e críticas. E, mais uma vez, é preciso ler os clássicos…
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Emerson Sitta: Sim. Em 2024 lançarei um novo livro de poemas. Ele já está pronto. Ainda penso em prosa também…
Perguntas rápidas:
Um livro: Difícil responder… Drummond e João Cabral são autores especiais para mim
Um ator ou atriz: Ninguém em especial…
Um filme: Nenhum em especial…
Um hobby: fazer nada, nada mesmo…
Um dia especial: momentos com a família são sempre especiais…
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com
Gostei muito