Bióloga, Doutora em Ciências e pesquisadora na área de Geociências. É casada com o Griebeler e é mamãe do Thales. A preocupação com o meio ambiente começou quando decidiu fazer curso técnico em Controle Ambiental no Instituto Federal de Nilópolis-RJ. Realizou expedições ao Continente Antártico. As expedições a Antártica ocorreram através do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais/UERJ.  A autora trabalha como palestrante em Instituições de Ensino e em empresas. O livro Aventura no Monte Cigarra  é um lindo projeto na sua carreira que associa duas principais paixões: a preservação ambiental e o universo educacional. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Elaine Alves dos Santos:  Escrevi meu primeiro livro em 1991 para concorrer a um concurso escolar e ganhei em segundo lugar. Desde então cresci acreditando que eu seria uma escritora. Trinta anos depois aconteceu a publicação desse livro escrito na Infância. 

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Aventura no Monte Cigarra”. Poderia comentar? 

Elaine Alves dos Santos: Diferente do clássico de La Fontaine, as cigarras do Monte Cigarra são muito preocupadas com futuro. Elas se revelam na trama de forma leve, divertida e instrutiva para mostrar a situação preocupante do planeta para duas personagens que precisavam chegar à Fonte dos Desejos.

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Elaine Alves dos Santos: A partir do momento que eu tenho um tema eu realizo uma pesquisa bibliográfica e vejo o que tem a respeito. Gosto de escrever ficção mas sempre abordando conteúdo educativo e atualizado. O processo de criação do Livro Aventura no Monte Cigarra integrou as etapas (i) pesquisa bibliográfica, (ii) composição da escrita criativa (iii) adequação da história seguindo o modelo da Jornada do Herói  e (iv) revisão. Minhas inspirações são a natureza e o comportamento infantil.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do livro especialmente para os nossos leitores?  

Elaine Alves dos Santos: “Precisamos cooperar uns com os outros como fazem as formigas, nos organizar como as abelhas e cantar lindamente como as cigarras! Assim poderemos sonhar com um planeta mais bonito e feliz. Precisamos cuidar da natureza para que outras crianças como vocês possam aproveitá-lo no futuro. As mudanças climáticas são um aviso. Cuidem da casa de vocês, que é o planeta. Aproveitem o dom da vida que é maravilhoso! Não percam tempo com tristezas! Quando pensamos nos outros, nossa vida vai se resolvendo. Agora, meninas humanas, a Fonte dos Desejos espera por vocês.” (página17)

Conexão Literatura:  Apresente exemplos no livro que integrem realidade e ficção.

Elaine Alves dos Santos: A associação das árvores como habitat de espécies como as cigarras é extremamente relevante e incrementa a discussão ambiental. Esse conhecimento ecológico amplia o conhecimento do leitor que, nessa fase, aprende nos livros de Ciências que as árvores são importantes porque fornecem oxigênio, celulose e madeira para os seres humanos. Essa forma de valorização da natureza sempre direcionada para o ser humano precisa ser ampliada tanto para a conscientização ambiental quanto para compreensão futura de temas ecológicos mais complexos.

Nesse encontro de ficção e realidade presente no imaginário infantil as cigarras apresentam seus conflitos ambientais e as personagens apresentam seus conflitos pessoais. Realidade, fantasia e imaginação são os elementos fundamentais no universo infantil e são apresentados de forma emocionante e cativante nessa linda aventura ecológica. Aventura no Monte Cigarra promove uma leitura que desperta para a Conscientização ambiental e se conecta com o quotidiano singular de cada leitor. Uma leitura que faz bem e promove o bem.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Elaine Alves dos Santos: Ao digitar Aventura no Monte Cigarra no google aparecerá dezenas de opões para compras, mas eu posso sugerir o site da Editora Literare Books International e o site da Amazon.  Eu tenho uma página ativa no instagram para me comunicar com os leitores. Basta acessar @elaine_biologist e o leitor irá receber conteúdo da área ambiental e também educacional. Eu acredito no poder transformador da Educação e não me canso de publicar histórias que motivam e incentivam as pessoas a estudarem. 

Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?

Elaine Alves dos Santos:  Conhecer o mercado editorial 

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Elaine Alves dos Santos: Sim, haverá um lançamento em breve. Uma obra voltada para área ambiental e para o público infantojuvenil.

Perguntas rápidas:

Um livro:  Não matem as flores de Johannes Mario Simmel

Um ator ou atriz: Lazaro Ramos

Um filme:  As crônicas de Nárnia: O leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Um hobby: Tocar flauta 

Um dia especial: dias de confraternização que envolvam família ou amigos queridos são meus dias especiais

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Elaine Alves dos Santos: Presenteiem crianças com livros e leia juntamente com os pequenos. A formação de um bom leitor depende da parceria família e escola. A leitura com as crianças é um momento mágico e marcante. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *