Edson Luís Itaborahy – Foto divulgação |
Edson fazia quadrinhos desde criança. Mas quando saiu da faculdade, acabou indo trabalhar em outra área. No final de 2008, decidiu que queria voltar a trabalhar com quadrinhos e enviou algumas histórias para avaliarem. A MSP gostou e pediram para enviar mais, daí Edson foi aumentando a produção gradativamente até se tornar membro efetivo do estúdio. Já escreveu roteiros para a Turma da Mônica Jovem & Chico Bento Moço e é um roteirista assíduo da Turminha Clássica. Roteirizou também algumas edições dos gibis do Ronaldinho Gaúcho e Neymar.
ENTREVISTA COM EDSON LUÍS ITABORAHY, POR ADEMIR PASCALE, ESCRITOR E EDITOR DA REVISTA CONEXÃO LITERATURA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início nos quadrinhos?
Edson Luís Itaborahy: Eu acompanhava as publicações da Turma da Mônica e da Disney desde criança, então sempre estive familiarizado com o universo da criação do Maurício. Eu escrevia e desenhava minhas histórias com esses personagens, mas era algo só pra praticar mesmo. Quam faz quadrinhos é porque gosta muito, ninguém começa pensando em ganhar dinheiro. Profissionalmente, só fui fazer quadrinhos quando entrei pra MSP em 2009. Já era adulto e tinha trabalhado em outros setores, então foi uma realização de um sonho de criança cultivado desde sempre.
Conexão Literatura: Você é roteirista da MSP (Mauricio de Sousa Produções). O roteirista da MSP produz os roteiros das historinhas ou além do roteiro produz também o desenho? Conte mais para nós sobre essa produção até o produto final.
Edson Luís Itaborahy: O Maurício tem um sistema onde o roteirista desenvolve também o layout das histórias. Todas as indicações de personagens e cenários precisam estar desenhadas no roteiro. Já passamos para o desenhista as expressões, os movimentos e os balões com o texto e o espaço que eles deverão ocupar nos quadrinhos, então quanto mais completo o layout, melhor para o resultado final. A publicação é a soma de todas as etapas e o comprometimento com a qualidade do trabalho deve ser de todos que participam da produção.
Conexão Literatura: Sempre digo que tive grande influência do trabalho do Mauricio de Sousa em minha carreira como escritor, ativista cultural e editor da Revista Conexão Literatura, além de organizador de diversas antologias de contos e poemas. Como é trabalhar com o grande mestre Mauricio de Sousa?
Edson Luís Itaborahy: Hoje, não trabalhamos mais diretamente com o Maurício, mas quando eu comecei, tínhamos a avaliação direta dele em todos os roteiros. Isso foi muito importante para que eu pudesse aprimorar a escrita de acordo com o estilo da Turma da Mônica. Maurício, além de um grande artista, é um excelente formador de profissionais e isso é um traço fundamental em uma liderança. Acho que a Turma da Mônica teve influência direta na formação cultural de muita gente no Brasil através dessas décadas que atravessou e, provavelmente, continuará a ter nos próximos anos. Pra nós, como brasileiros, é uma honra ter uma referência como o Maurício em um país onde a cultura costuma, muitas vezes, não ser prioridade.
Conexão Literatura: Quantas historinhas você cria mensalmente para a MSP?
Edson Luís Itaborahy: Varia de acordo com a quantidade de páginas necessária na história. Houve uma modificação editorial feita pela Panini e agora as revistas têm um número menor de páginas e duas edições mensais. Antes, tínhamos uma publicação mensal de cada revista, portanto temos que desenvolver mais temas em menos páginas, o que é um pouco mais difícil. Ultimamente, tenho feito mais histórias de abertura e poucas de miolo que são as curtinhas, então costumo produzir de seis a oito histórias de abertura, em média. Mas esse número pode variar muito, dependendo da exigência do tema.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Edson Luís Itaborahy: Processo de criação é uma coisa particular de cada pessoa, cada um tem um sistema, creio. Eu tento pensar em um tema e vou anotando. Depois, busco o que mais se encaixa em cada personagem e começo a pensar na estrutura da história. Faço um pequeno desenvolvimento para apresentar a questão principal e introduzo os personagens que deverão participar da história. É sempre importante utilizar uma linguagem atualizada e inserir pequenas piadas e expressões engraçadas para você capturar a atenção do leitor. Daí, começo a desenvolver o ritmo da história até o desfecho. O melhor é ter uma ideia para o final quando já se começa a escrever, mas nem sempre isso é possível.
Minhas aspirações profissionais fora da MSP estão mais na área de animação, mas é um outro processo que envolve mais pessoas e é um caminho mais longo. Na área de quadrinhos, gostaria de continuar como tenho trabalhado na MSP que é uma coisa que me realiza e me dá muito prazer, mas estou aberto a me aventurar em outras plataformas e novos projetos.
Conexão Literatura: Entre todos os personagens da turminha, existe algum que é especial para você? Caso sim, por quê?
Edson Luís Itaborahy: Acho que o Chico Bento. Quando desenvolvi um material para ser avaliado pela primeira vez, foi o personagem que escolhi. Gosto da simplicidade e das traquinagens que podemos colocar nas histórias. Muitas vezes, o personagem precisa passar lições positivas e ao Chico é dado alguma liberdade para fazer coisas erradas, desde que ele possa se redimir no final. Claro, a mensagem sempre deverá ser positiva e, se o personagem faz algo errado, deverá sofrer as consequências. Talvez, por eu ser mineiro também, me identifique mais com o personagem caipira.
Conexão Literatura: Você também é Diretor de criação na Estação Lunar Studio (@estacaolunarstudio). Poderia comentar?
Edson Luís Itaborahy: A Estação Lunar é um projeto que desenvolvi com as minhas filhas e me dá muito orgulho. Trabalhamos o tempo todo juntos, enfrentamos as diversidades e repartimos os sucessos. Temos uma proposta de desenvolver animações em 2D para publicidade e conteúdo artístico e educativo. É um desafio diário enfrentar as intempéries do mercado, mas vem dando certo e estamos crescendo. Tenho muitos planos pela frente e acredito que chegaremos ao resultado que traçamos lá no começo.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para saber mais sobre você e o seu trabalho?
Edson Luís Itaborahy: Eu não sou muito presente nas redes sociais, mas é fácil me achar no Instagram @edsonitaborahy e procuro responder a todos que fazem contato, sempre que possível. No mais, o que há para saber sobre o meu trabalho está nas revistas da Turma da Mônica ou no perfil @estacaolunarstudio e no site estacaolunarstudio.com.br.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Edson Luís Itaborahy: Na Estação Lunar estamos desenvolvendo um projeto de uma série animada que, embora ainda esteja em fase muito inicial, espero ver concretizado. Na Turma da Mônica, vamos encarando as novidades que vão surgindo e tentando fazer o melhor possível.
Perguntas rápidas:
Um livro: Criatividade S.A. – Ed Catmull (sobre a fundação da Pixar)
Uma HQ: Asterix (os álbuns mais antigos, se for pra escolher um, Asterix e Cleópatra)
Um personagem: Calvin
Um ator ou atriz: Wagner Moura
Um filme: Pulp Fiction
Um hobby: cozinhar
Um dia especial: Férias em Búzios com minhas filhas
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Edson Luís Itaborahy: Para quem quiser ingressar na carreira de autor, desenhista, quadrinista ou qualquer área artística e tem receio, eu diria que é possível realizar qualquer plano a que nos propomos. Porém, acho aconselhável seguir alguns posicionamentos: Só vá à luta se estiver preparado, saiba lidar com os fracassos e as recusas e saiba ouvir mais que falar. Ninguém chega pronto nem é um produto finalizado. Uma frase interessante que li há uns anos é: “Você é o seu melhor vendedor!” Além disso, adaptar-se é a melhor maneira de obter sucesso e equilíbrio é a chave. Obrigado pelo espaço e tudo de bom!