Formado em Engenharia Elétrica e em Comunicação Social, Carlos Oliveira desde criança é fascinado por esportes, tendo frequentado inúmeros estádios de futebol, autódromos e ginásios. Por paixão, após uma longa trajetória profissional na área tecnológica, resolveu cursar a faculdade de Jornalismo para aprimorar seus conhecimentos. É um leitor voraz, além de ter participado da publicação de inúmeras obras. Observador nato, está sempre atento em identificar problemas e achar soluções que melhorem a vida das pessoas. Mesmo diante das dificuldades e das decepções, continua com disposição para ajudar o próximo.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Carlos Oliveira: Ler sempre foi uma grande paixão. Sou amante da leitura desde a infância. Escrevi meu primeiro livro há mais de 25 anos. E, ao longo dos anos, coordenei outros autores.    

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Alma Carioca”, que está buscando para publicação no Catarse. Poderia comentar?      

Carlos Oliveira: O embrião foi o TCC do curso de Jornalismo feito há 15 anos. Recentemente, o texto foi ajustado para virar livro. Para que ele possa alcançar o maior número de pessoas, ocorreu a ideia de integrá-lo ao projeto Mais Leitura. E, para captar os recursos necessários para que ele possa ser distribuído de graça para quem gosta de ler, mas não pode comprar, a solução foi lançar a campanha no Catarse.

Conexão Literatura: Como surgiu o Projeto Mais Leitura? 

Carlos Oliveira: Observando que muitos gostam de ler, mas não possuem condições financeiras para comprar livros. O Mais Leitura é uma iniciativa independente que tem como objetivo primordial fazer a distribuição de livros gratuitamente para que as pessoas possam ler, sem gastar nada. Baseia-se em deixar livros em pontos determinados e também em locais aleatórios, podendo a população levá-los para casa, sendo que o intuito é que, após o término da leitura, deixem o exemplar onde o encontraram ou em uma localização diferente, para que algum outro leitor possa pegá-lo. Quem quiser saber mais sobre o projeto, basta acessar maisleituraprojeto.com.br e o perfil no Instagram @maisleituraprojeto

Conexão Literatura: Fale mais sobre o apoio da Editora Via Escrita e do Mais Leitura para a publicação do seu livro.

Carlos Oliveira: Ele não será comercializado posteriormente pela editora. Só terá o livro quem apoiar o projeto via Catarse. Além de receber as recompensas de acordo com o valor da contribuição, o apoiador ajudará a aumentar o amor pelos livros. A editora não terá nenhum lucro com o livro. O valor arrecadado é para os custos que envolvem o próprio livro e para o pagamento da taxa do Catarse. Se o projeto for financiado, a editora Via Escrita, em parceria com o projeto Mais Leitura, enviará também exemplares do livro “Alma Carioca – o papel do Jornal dos Sports no crescimento do futebol” para instituições e bibliotecas que trabalham em prol da democratização e incentivo à leitura.

Conexão Literatura: Os apoiadores receberão recompensas de acordo com o valor da contribuição? Quais serão as recompensas?

Carlos Oliveira: Livro e marcadores, com frete grátis para todo o Brasil.

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Carlos Oliveira: Meus livros são mais baseados em pesquisas e entrevistas, então procuro por temas que gosto. A área esportiva é uma paixão, então falar do Jornal dos Sports foi algo natural.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?  

Carlos Oliveira: Sim, com certeza. “O Jornal do Sports derivou do periódico Rio Sportivo e teve como fundador o jornalista Argemiro Bulcão, que foi um importante administrador de jornais da época. Ele percebeu que, com a crescente popularidade do futebol, começava a faltar espaço para a divulgação do noticiário da modalidade e havia necessidade de fortalecimento da imprensa esportiva. Criado em 1926 pelo próprio Bulcão, o Rio Sportivo chegava às bancas duas vezes por semana, o que era muito pouco para um mercado em franca expansão. No final de 1930, Bulcão, animado em criar um diário esportivo, mas sem disposição para correr riscos, propôs sociedade para Ozeas Mota, dono das oficinas onde eram impressos diversos jornais do Rio de Janeiro. Desta forma, com um investimento de seis contos de réis, em 13 de março de 1931 saiu a primeira edição do Jornal dos Sports.” 

Conexão Literatura: O que tem lido atualmente? 

Carlos Oliveira: Estou lendo “Silêncio na Floresta”, de Harlan Coben. Recentemente terminei o terceiro volume de “Escravidão”, de Laurentino Gomes. Leio diversos gêneros literários. Tento alternar para não ficar cansativo.    

Perguntas rápidas:

Um livro: O Caso dos Dez Negrinhos, de Agatha Christie

Um ator ou atriz: Laura Cardoso

Um filme: Carruagens de Fogo

Um hobby: Viajar

Um dia especial: 1º de janeiro

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Carlos Oliveira: Espero que as pessoas gostem do projeto. Incentivar a leitura é fundamental. Convido todos a acessarem catarse.me/almacarioca e apoiarem. O prazo não é longo para conseguirmos atingir a meta, então peço que as pessoas ajudem de imediato. Gratidão!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *