ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Camila Mota: Eu sempre gostei de escrever, desde de criança, eu tinha esse sonho de escrever e publicar livros. Com o tempo, fui me aprimorando na escrita de poesias, mas sempre ficavam guardadas no meu diário. Até que, comecei a participar de Antologias há dois anos, e inscrever meus poemas em seleções de revistas, com o incentivo de familiares e amigos, resolvi transformar alguns dos poemas em um livro no ano passado.
Conexão Literatura: Você é autora do livro “A poesia em mim”. Poderia comentar?
Camila Mota: Esse livro, representa uma Camila que precisava se conectar com o seu próprio eu, mas essa conexão precisava ser emocional. A poesia em mim, é o grito de uma voz que se manteve por muito tempo inquieta, mas silenciada, por mim mesma. É um livro que leva o leitor a se identificar, a encontrar a poesia que existe em si mesmo. É a poesia em mim, que desperta a poesia no outro.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Camila Mota: O meu processo de escrita, é voltado para os meus sentimentos no dia a dia, das situações em que somos colocados, os desafios, as superações e tudo que está ao entorno disso. Minhas inspirações estão nas pessoas, na forma sensível que podemos observar o outro, na escuta, nas ações, enfim, não só no viver como ser humano, mas no sentido mais amplo de SER humano.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Camila Mota: “ Não sou apenas um livro, muito menos uma simples capa. Sou um sopro de sonho, uma correnteza de emoções”
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no Brasil?
Camila Mota: Infelizmente, não percebo um incentivo real à leitura, algo que traga sua busca, e não uma obrigatoriedade como se é colocado. Os programas são frágeis, e emergenciais, sem que haja uma pesquisa e investimento de como despertar e promover essa leitura.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Camila Mota: Meu livro pode ser encontrado na versão impressa, e em ebook nas plataformas, como: Amazon, Google Books, Americanas, Tocalivros, Casa Del Libro, entre outras. Para quem reside em Fortaleza, pode adquirir diretamente comigo, é só entrar em contato por meio do meu Instagram: @cmilamota
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Camila Mota: Sim. Em breve, estarei com o lançamento de um livro infantil.
Perguntas rápidas:
Um livro: A coragem de ser imperfeito
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: O Mágico de OZ
Um hobby: Escrever
Um dia especial: Quando minha família estava toda reunida
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Camila Mota: Gostaria de agradecer a cada pessoa que já dedicou minutos ou horas lendo meu livro, e a oportunidade de participar desse espaço de fala. Obrigada!
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com