ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Camila Mota: Eu sempre gostei de escrever, desde de criança, eu tinha esse sonho de escrever e publicar livros. Com o tempo, fui me aprimorando na escrita de poesias, mas sempre ficavam guardadas no meu diário. Até que, comecei a participar de Antologias há dois anos, e inscrever meus poemas em seleções de revistas, com o incentivo de familiares e amigos, resolvi transformar alguns dos poemas em um livro no ano passado.
Conexão Literatura: Você é autora do livro “A poesia em mim”. Poderia comentar?
Camila Mota: Esse livro, representa uma Camila que precisava se conectar com o seu próprio eu, mas essa conexão precisava ser emocional. A poesia em mim, é o grito de uma voz que se manteve por muito tempo inquieta, mas silenciada, por mim mesma. É um livro que leva o leitor a se identificar, a encontrar a poesia que existe em si mesmo. É a poesia em mim, que desperta a poesia no outro.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Camila Mota: O meu processo de escrita, é voltado para os meus sentimentos no dia a dia, das situações em que somos colocados, os desafios, as superações e tudo que está ao entorno disso. Minhas inspirações estão nas pessoas, na forma sensível que podemos observar o outro, na escuta, nas ações, enfim, não só no viver como ser humano, mas no sentido mais amplo de SER humano.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Camila Mota: “ Não sou apenas um livro, muito menos uma simples capa. Sou um sopro de sonho, uma correnteza de emoções”
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no Brasil?
Camila Mota: Infelizmente, não percebo um incentivo real à leitura, algo que traga sua busca, e não uma obrigatoriedade como se é colocado. Os programas são frágeis, e emergenciais, sem que haja uma pesquisa e investimento de como despertar e promover essa leitura.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Camila Mota: Meu livro pode ser encontrado na versão impressa, e em ebook nas plataformas, como: Amazon, Google Books, Americanas, Tocalivros, Casa Del Libro, entre outras. Para quem reside em Fortaleza, pode adquirir diretamente comigo, é só entrar em contato por meio do meu Instagram: @cmilamota
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Camila Mota: Sim. Em breve, estarei com o lançamento de um livro infantil.
Perguntas rápidas:
Um livro: A coragem de ser imperfeito
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: O Mágico de OZ
Um hobby: Escrever
Um dia especial: Quando minha família estava toda reunida
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Camila Mota: Gostaria de agradecer a cada pessoa que já dedicou minutos ou horas lendo meu livro, e a oportunidade de participar desse espaço de fala. Obrigada!
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com