
Marcelo Gomes Jorge Feres nasceu em 6/7/1957, na cidade de Niterói (RJ). Graduado em Administração pela EBAP, Rio de Janeiro, em 1979; graduado e pós-graduado em Direito pela UNESA, Rio de Janeiro, em 2005; licenciado em História na UNICESUMAR, Maringá (PR), em 2019; estudante de Filosofia; publicou 25 livros de conteúdo poético-filosófico e, desde 1987, participa de várias antologias.

ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Antenor de Bayreuth: Desde adolescente escrevo. Foi tudo, e continua sendo, como se uma necessidade inabalável de cumprir um destino. Às vezes, sentimos impulsos determinados que fazem de nossos arbítrios meros coadjuvantes. O que vaza e extravasa por dedos é parte de enredos e, atores e poetas, todos somos postos em palcos de desempenhos. O mundo também é o cenário para admiradores de estrelas.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Dioniso em espelhos”. Poderia comentar?
Antenor de Bayreuth: O fio condutor de minha vida é esse estar-se de prontidão para surpreender as belezas do “tudo em tudo”. Fim do dia, recosto-me e deixo as músicas preencherem o todo. Aí registro poesias. São rituais de diários que escrevo em forma de aforismos, arrazoados e poemas.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Antenor de Bayreuth: Inspiro-me com e no Ser. Ponto e Todo mirando-se reciprocamente em espelhos infindos. O tudo e o nada de mãos dadas patenteiam o Ser que une os opostos, que busca seus sentidos, que sai afora quando deveria tudo buscar adentro.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Antenor de Bayreuth:

“Dioniso em Espelhos”, como se um possível mero reflexo do Absoluto de Hegel, que, Sozinho, Infinitizou-se todo adentro, e recriando – aí, sim – imaginários universos infindos em um lá fora inexistente, pois que tudo está adentro, e reelaborando as filosofias monistas que, sob várias denominações, e em vestes de religiões, ciências e doutrinas, deságuam nas vertentes da Poesia – a única capaz de tal reelaboração dos múltiplos infindos em cada só e todo despedaçado pedacinho. E, assim, quando o tudo em tudo, os ventos de poemas que, soprando os grãos de areias de letras, formatando palavras inteiras, em fatas morganas de paraísos a deriva, apontam para nós mesmos em espelhos, viandantes dos mundos aos avessos, vendo-nos, então, em Espelhos de Dioniso e de Hegel, mas já como se um Apolo refeito e refletido, ao fim dos caminhos terrenos de despedaçamentos e de poeiras soltas, e também sozinhas, mas que então só agora, e só assim, livres, em imanentes e eternos ventos.
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no Brasil?
Antenor de Bayreuth:
Estamos em retrocesso. As tecnologias e inteligências artificiais retiram muitas das motivações de conquistas pessoais, e as precariedades objetivas da Matéria afastam das subjetividades enriquecedoras das magias, metafísicas e redescobertas do espírito.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Antenor de Bayreuth: estará à venda em breve nos sites associados à Editora Ipê das Letras. Querendo trocar impressões acerca de impressões derivadas dos meus escritos, é só me contactar pelo e-mail: marcelo.gomes.jorge.feres@gmail.com
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Antenor de Bayreuth: Sim, já há alguns anos, escrevo e publico dois livros por ano. No momento, estou escrevendo o livro Pelos poros dos ventos.
Perguntas rápidas:
Um livro: O Livro dos Espíritos de Allan kardec
Um ator ou atriz: Nicole Kidman
Um filme: O Labirinto do Fauno
Um hobby: Ler e escrever
Um dia especial:todo dia o é
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Antenor de Bayreuth: O mundo está cansado. Roda e roda e gira há milênios, em busca dos seus sentidos. Não os encontra nas matérias putrefatas. Quando buscará o Espírito?
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com