ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Anna Osta: Escrever livros era um sonho de infância, que eu acalentava em silêncio até que, em agosto de 1992, minha vida foi literalmente devastada pelo furacão Andrew, que assolou Miami, onde eu então residia. Ao reconstruir minha rotina, abri espaço para dedicar-me a esse sonho e escrevi meu primeiro romance, intitulado Betsy e publicado pela editora Códex em 2002. Em minha obra de estreia tive a honra de contar com prefácio de Rachel de Queiroz.
Conexão Literatura: Você é autora do livro “Filha do vento” (Editora Mirarte). Poderia comentar?
Anna Osta: Fui convidada a escrever a biografia “Filha do vento”. Ela retrata a carreira da maratonista brasileira que venceu cinco vezes a Disney Marathon Weekend, uma das mais importantes corridas dos Estados Unidos, e atualmente mantém uma atividade social voltada a crianças carentes. Aceitei o desafio por considerar a história inspiradora.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Anna Osta: O meu processo de criação começa com a estruturação mental, do ponto de partida e do ponto de chegada. Quando estou estruturando essas duas bases de sustentação do enredo, já imagino o ambiente e a atmosfera onde a trama será desenvolvida. Definido isso mentalmente, inicio a escrita e vou traçando a trajetória conforme escrevo, sem perder de vista onde quero chegar. As inspirações provêm do meu momento de vida e surgem de fatos e situações corriqueiras do dia a dia.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Anna Osta: O trecho que destaco ilustra bem quanto de superação foi necessário até que a biografada chegasse a pentacampeão da maratona da Disney:
“Por ocasião da última edição dos Jogos Escolares, dos quais participei em 1997, a minha tia Solange, irmã da minha mãe, estava morando em casa e eu pegava escondido os tênis dela para treinar. Imediatamente após o treino, devolvia o par de tênis para o mesmo lugar de onde tinha tirado, para que quando minha tia chegasse do trabalho não percebesse que eu tinha usado o calçado dela. Só tem um pequeno detalhe: minha tia calça nº 34 e eu, já naquela época, com 14 anos, calçava 38/39. Mas eu conseguia enfiar o pé naquele calçado assim mesmo! Acho que minha vontade de treinar com tênis era tanta, que eu contraía os dedos até meu pé se encaixar naquele calçado. Porém, claro, não era nada confortável. Ainda assim, levei o tênis da tia Solange “emprestado” para competir nos Jogos daquele ano.
Quando começou a competição, fui sentindo uma pressão tão forte nos dedos que mal conseguia pôr os pés no chão. Provavelmente, o tempo que levou até o momento da minha prova foi longo demais para eu suportar aquele martírio. Nos treinos, parecia-me mais fácil: eu calçava os tênis na beira da pista e já ia treinar. Por isso, naquele dia, no calor da prova, tive que tomar uma decisão. Arranquei os tênis e fui para a pista descalça…”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Anna Osta: O livro “Filha do vento” encontra-se à venda em diversos marketplaces do Brasil: Amazon, UmLivro e Submarino, entre outros. O links de acesso estão disponíveis em meu site profissional: www.annaosta.com.br. Além de escrever, aprecio o diálogo e a troca de ideias com leitores e amantes das letras, por isso mantenho um blog em meu site e perfis nas redes sociais Facebook e Instagram – @annaostaescritora. Por meio desses canais, proponho reflexões e compartilho informações sobre meus trabalhos e notícias do meio editorial.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Anna Osta: Anotem suas inspirações, leiam muito e exercitem a escrita. Escrever é mais do que um simples ato de inspiração. Exige raciocínio, revisão e, sobretudo, desapego. Muitas vezes temos de cortar ideias e frases bem elaboradas em nome da harmonia do texto.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Anna Osta: Sim, sempre. Nesse momento, escrevo um romance que traz memórias de um casamento.
Perguntas rápidas:
Um livro: Anna Karênina (Leon Tolstói)
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Lendas da Paixão
Um hobby: Clube do Livro
Um dia especial: Quando me tornei mãe
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Anna Osta: Gostaria de contar, em primeira mão, que estamos preparando o lançamento da edição econômica do livro “Filha do vento”, em papel off-set, o que o torna mais acessível, além do e-book com vendas on-line pela Amazon.