ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Adriana C. A Figueiredo: Comecei a escrever despretensiosamente em abril de 2020 mais precisamente no dia 23. Sempre fui uma leitora ávida por viajar nas histórias e um ano depois de começar a escrever eu descobri que não por acaso o dia que eu escolhi para dar o pontapé inicial na escrita era nada mais nada menos que o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, razão pela qual a partir dali eu me assumi escritora e não parei mais de escrever.
Conexão Literatura: Você é autora do e-book “A 365 degraus do fim”. Poderia comentar?
Adriana C. A Figueiredo: Este é o meu sexto livro publicado. Nunca tinha arriscado em escrever para o público jovem e adolescente, mas quando descobri o Prêmio Amazon de Literatura Jovem, que pedia uma temática importante para este público, eu não pensei duas vezes e comecei a escrever essa história, afinal de contas eu tenho dois filhos que logo logo chegam na adolescência. O livro fala de saúde mental e tem o propósito principal de abrir espaço para o diálogo neste momento em que os nossos jovens estão cada vez mais perdidos. Eu gosto de escrever com propósito e vi nesta oportunidade uma chance de levar essa importante mensagem.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Adriana C. A Figueiredo: Eu sempre falo que quando escrevemos um livro, por mais que não seja sobre nós mesmos, toda história tem uma boa parte da gente e das experiências que temos ao longo da vida, mas a minha inspiração é sempre o meu entorno, as situações corriqueiras que me acontecem, as pessoas que cruzam o meu caminho e os desejos que estão em meu coração e que nem sempre eu percebo, mas quando escrevo afloram. O meu processo de criação inclui as minhas observações e também as minhas leituras, boas histórias sempre me inspiram, eu gosto de pensar em quem vai ler e proporcionar aos leitores a mesma sensação que eu tenho quando leio um livro: uma viagem pela história.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu e-book especialmente para os nossos leitores?
Adriana C. A Figueiredo: “Será que um dia ele seria capaz de compreender o quanto esse apelido me incomodava? Ainda mais quando, além de falar em alto e bom tom, ele aperta as bolas redondas, ridículas, que tenho no rosto. Aquelas bochechas que eu quis arrancar inúmeras vezes. Agora tanto faz. Há muito desisti de entender ou de encontrar sentido em tudo aquilo.” – Pensamentos de Sabrina
— A 365 DEGRAUS DO FIM de Adriana C. A. Figueiredo
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o e-book e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Adriana C. A Figueiredo: Meu livro está publicado no site da Amazon e é apenas e-book por hora. Uma das regras do prêmio literário é essa, exclusividade de publicação na amazon pela ferramenta KDP. Pode ser adquirido pelo link https://amz.onl/bE1O5AH ou digitando o nome do livro na busca do site. Meu trabalho literário está todo descrito no meu Instagram @estreiademae onde também é possível conseguir os links para comprar todos os meus livros.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Adriana C. A Figueiredo: Bem, eu sou suspeita para falar de literatura, porque simplesmente a literatura mudou a minha vida. Eu não só me descobri como escritora como também encontrei um novo caminho para realizar meus sonhos. E por isso um dos meus propósitos é incentivar novos escritores a se encorajarem e a minha principal dica é: comecem! Faça o que puderem com as ferramentas que tiverem, não esperem a perfeição como o primeiro ato, muito mais importante é fazer e acertar os pontos no caminho. Muita coisa boa acontece a partir do momento que temos coragem de dar o primeiro passo.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Adriana C. A Figueiredo: Existem incontáveis projetos iniciados e muitos projetados que logo vão ganhar vida. Eu me arrisco em gêneros novos o tempo todo e contar histórias é o que mais me motiva. Além de livros também tenho algumas ideias relacionadas a cursos, palestras, desenvolvimento. E estou na expectativa de ingressar na UFMG numa nova graduação agora com foco na escrita. Vou fazer Letras e realizar um projeto antigo de estudar literatura e espalhar por aí esse conhecimento.
Perguntas rápidas:
Um livro: Vou ousar no primeiro livro que me impactou – “Além do Pôr do Sol” de Marina Frasão
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Como uma romântica incorrigível – “Um Lugar Chamado Notting Hill”
Um hobby: Com certeza ESCREVER
Um dia especial: Sem dúvida alguma são dois: o dia do nascimento de cada um dos meus filhos 22/01/2015 e 01/11/2017
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Adriana C. A Figueiredo: Eu quero deixar um convite aos leitores da Revista Conexão Literária e esse convite diz respeito a uma oportunidade. Leiam mais mulheres e sobretudo leiam autores nacionais. O Brasil tem escritores incríveis, capazes de criar histórias incríveis, que podem virar filmes e séries impactantes e necessárias, só que esses autores precisam de apoio, apoie a literatura nacional, apoie autores nacionais. Leiam livros escritos por mulheres e avaliem com responsabilidade. Não há outro caminho senão pelo conhecimento para que sejamos capazes de mudar o nosso mundo e o mundo ao nosso redor. Eu leio mulheres, eu leio indígenas, eu leio e eu incentivo a leitura, especialmente na minha casa, com meus filhos, porque eu acredito no poder dos livros para tornar o nosso dia a dia mais leve e mais bonito, porque quem lê conhece as verdadeiras possibilidades da vida.
CONHEÇA OS OUTROS LIVROS DA AUTORA:
“Estreia de Mãe” publicado em setembro de 2021, meu livro de estreia, pela Viseu Editora e que fala de maternidade, com minha experiência e alguns textos e poesias escritos em meio a pandemia do Corona Virus.
“O Primogênito e O Caçulinha” publicado em fevereiro de 2023, meu primeiro livro infantil, pela Literando Editora em autopublicação e que fala da chegada de um irmão na família com a história real dos meus filhos. O livro conta com uma narrativa poética e repleta de acolhimento e amor onde os protagonistas revelam as emoções do sentir quando chega um novo membro na família.
“Amor Sob Medida” publicado em março de 2023, meu primeiro romance, também pela Literando Editora em autopublicação e que conta a história de amor entre Anna e Jonny, mas que tem uma dose alta de emoção e descobertas no caminho de amar. A personagem principal sofre violência doméstica e desiste de amar até encontrar o verdadeiro sentimento quando menos esperava. O livro teve inúmeras matérias publicadas e o tema abuso ganhou relevância na história que conta com canais informativos de denúncia e alguns recortes da Lei Maria da Penha, bem como a história da mulher que deu origem a lei e as possibilidades de pedido de socorro para muitas mulheres. Um alerta.
“Além da Margem: o encontro das águas” lançado em agosto de 2023 em publicação independente pelo Kindle Direct Publishing e que concorreu ao Prêmio Kindle de Literatura de 2023. Um livro que conta a história de um triangulo amoroso entre Malu, Otto e Liz, quando a última se encontrava em estado de coma vegetativo há muitos anos e ao despertar, o marido havia se apaixonado por uma jovem rebelde sem causa que não pensou nas consequências dos seus atos. Uma história de amor fluida e rápida, como as águas de um rio que corre para o mar e que em breve vai ganhar uma versão estendida porque o amor precisa ser o propósito da vida.
“Quando a Vida Dá o Tom” lançado em novembro de 2023 em publicação independente pelo Kindle Direct Publishing e que concorre ao Prêmio Amazon de Literatura Jovem, junto com o livro “A 365 Degraus do Fim” e é uma história que levanta a bandeira do racismo e do preconceito racial que acompanha a sociedade desde sempre, quando conta a história de uma jovem pianista, preta, moradora de comunidade no Rio de Janeiro, com talento inato, que consegue um bolsa de estudos na Juilliard em Nova York e vê o seu destino mudar quando decide mudar a sua realidade e consequentemente a realidade da sua família.
Obs: todos os links dos meus livros estão disponíveis na minha página do instagram @estreiademae e será uma honra encontrar nos leitores da Revista Conexão Literatura, os meus próximos leitores.
Grata
Adriana C. A. Figueiredo – Escritora
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com