Para contar a história do Jornal dos Sports e sua relevância
no mundo esportivo, surge o livro “Alma Carioca – o papel do Jornal dos Sports
no crescimento do futebol”. Em uma parceria da editora Via Escrita com o
projeto Mais Leitura, a obra procura não apenas falar da publicação ao longo de
toda a sua existência, mas do momento social e político que reinava no Brasil
na época do surgimento do jornal, além do nascimento e da evolução da imprensa
esportiva.
Sempre que se começa um novo campeonato do esporte mais
popular no Brasil, surge uma discussão de que o futebol atual está sem graça e
que boas eram as partidas jogadas pelos grandes craques do passado. Será mesmo?
É certo que, atualmente, os jogos são mais disputados com ênfase na parte
física, com muito menos jogadores habilidosos. Também é verdade que, nos dias
atuais, poucos jogadores podem ser considerados craques de bola.
Por que motivo então, mesmo sem grandes craques e com
partidas, muitas vezes, com pouquíssimos gols e absoluta falta de talento, o
futebol continua movimentando tanta paixão? O segredo parece estar no caminho
percorrido por esta modalidade, fazendo com que ela adquirisse enorme poder de
representação.
Obviamente, a imprensa esportiva é parte fundamental deste
fenômeno. Quando surgiu, ela oferecia informações e explicações sobre como
praticar os mais variados esportes. Assim que o esporte começou a tornar-se
importante, as colunas esportivas ganharam novo status, porque pessoas
influentes e de classe alta passaram a se interessar e, como eram elas que
apareciam nessas reportagens, o esporte ficava em segundo plano.
Nos jornais, algumas notas começaram a ter destaque ao lado
das de turfe, ainda maioria. No Rio de Janeiro, os clássicos – partidas de
grande rivalidade histórica – passaram a ser noticiados com relativa
importância. Mas, o fato que melhor ajudou a difundir o esporte, principalmente
na classe trabalhadora, foi a utilização, pela primeira vez, de negros em uma
equipe. O aumento do interesse pelo futebol abriu espaço nas páginas dos
jornais e as publicações, necessitadas de novas notícias, acabaram por divulgar
ainda mais a modalidade.
necessária a sua ajuda. Um financiamento coletivo vai complementar o valor
necessário para levar o livro à gráfica e, consequentemente, às mãos dos
leitores.
Por que apoiar?
Além de receber as recompensas de acordo com o valor da
contribuição, você estará ajudando a aumentar o amor pelos livros. Se o projeto
for financiado, a editora Via Escrita em parceria com o projeto Mais Leitura,
enviará também exemplares do livro “Alma Carioca – o papel do Jornal dos Sports
no crescimento do futebol” para instituições que trabalham em prol da
democratização e incentivo à leitura.
O autor
Formado em Engenharia Elétrica e em Comunicação Social,
Carlos Oliveira desde criança é fascinado por esportes, tendo frequentado
inúmeros estádios de futebol, autódromos e ginásios. Por paixão, após uma longa
trajetória profissional na área tecnológica, resolveu cursar a faculdade de
Jornalismo para aprimorar seus conhecimentos. Tem mais de 2 mil livros, dos
mais variados gêneros, em sua biblioteca particular.
Editora
A Via Escrita tem em seus quadros um grupo experiente na
produção de livros com o objetivo de oferecer obras literárias de qualidade.
Algumas obras publicadas: “Capoeiragem Carioca – Da fina malandragem ao esporte
civilizado (1886-1910)”, “Acaso e Destino”, “Anos 70 – Diário de um morador do
Vidigal RJ”, “Os 50 maiores defensores da história do futebol”, “3 em 1 – Os
desafios do Triathlon”, “Paixão – Uma viagem pelo futebol inglês”, “Em 12
rounds – Histórias do boxe no Brasil”, “Edvaldo ‘Bala’ Valério – A braçada da
esperança”, “40 dias com a campeã do mundo”, “Década de Ouro – A história do
heptacampeonato do Esporte Clube Bahia”, “Sem rumo na Copa – 45 dias de uma
aventura na África da Sul”, “É tetra – A conquista que ajudou a mudar o Brasil”
e “Quando o futebol não é apenas um jogo”.
distribuição de livros gratuitamente para que as pessoas possam ler, sem gastar
nada. Baseia-se em deixar livros em pontos determinados e também em locais
aleatórios, podendo a população levá-los para casa, sendo que o intuito é que,
após o término da leitura, deixem o exemplar onde o encontraram ou em uma localização
diferente, para que algum outro leitor possa pegá-lo. Exemplares também são
entregues para bibliotecas e instituições que trabalham no incentivo à leitura.
Mais informações em maisleituraprojeto.com.br e no Instagram
@maisleituraprojeto