Título Original: Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo
Direção: Juliana Vicente
Ano Lançamento: 16 de Novembro de 2022
Duração: 02h00min
Elenco: Edi Rock, Ice Blue, DJ KL Jay, Mano Brown
Gênero: Documentário, Biográfico, Musical

Com seus protestos em forma de música, o lendário grupo de rap Racionais MC’s transformou a poesia de rua em um movimento poderoso no Brasil e no mundo.

Impressões:

A plataforma de Streaming Netflix, acaba de lançar mais um documentário original em seu catálogo; “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”. Em poucos dias conquistando o primeiro lugar dos mais assistidos da plataforma.

Um documentário biográfico do qual busca resgatar toda origem da ascenção do rap em território brasileiro, graças aos integrantes do Racionais MC’s, conquistando um sucesso avassalador nas décadas de 80 e 90, sendo a principal referência no estilo musical.

A cineasta Juliana Vicente consegue explorar de forma hábil, cada pedaço da vida dos integrantes do grupo musical, deixando vívido toda região periférica de São Paulo, mais especificamente as zona sul e zona norte. Mostrando a realidade e dificuldades dos moradores e dos músicos.

Possuindo um estilo musical único, com letras fortes e marcadas por inúmeras críticas sociais, o grupo Racionais ganhava cada vez mais espaço na mídia, quebrando inúmeros paradigmas e preconceitos do qual muitos olhavam com um sentimento de “música de bandido”.

A produção cumpre o papel de transmitir para o espectador toda evolução do rap nacional através dos anos e com os cds do Racionais MC´s, mostrando a dura realidade daqueles que vivem em favelas e lugares mais carentes. Ponto positivo para toda direção do documentário.

Vale a pena? Com toda certeza! Os acertos da Netflix refletiram nessa produção, mostrando de forma intensa, toda jornada dos integrantes para chegar no topo das paradas, sofrendo duras consequências por conta do racismo e preconceitos do povo brasileiro.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *