Cristiane Rayes – Foto divulgação

Fale-nos sobre você.

Sou Cristiane Rayes, psicóloga clínica e educacional com 30 anos de experiência no atendimento a crianças, adolescentes e adultos, além de orientação familiar. Sou pioneira na área de Orientação Familiar e idealizadora do curso “Programa AMORES” de Orientação familiar e habilidades socioemocionais, que capacita profissionais para atuarem nas áreas clínica, escolar e institucional.

Tenho especialização em orientação familiar, processos psicoterapêuticos, distúrbios de aprendizagem e mediação de conflitos. Também sou terapeuta EMDR [Eye Movement Desensitization and Reprocessing é uma terapia de dessensibilização e reprocessamento por meio de movimentos oculares]. Com uma trajetória de 22 anos na área escolar, desenvolvo projetos de habilidades socioemocionais, ministro treinamentos para professores e orientação familiar.

Além de dirigir meu próprio curso, sou a Coordenadora do curso de especialização em Orientação Familiar e Educação Parental no InTCC Rio. Tenho uma paixão pela criação de jogos, livros e materiais terapêuticos. Alguns dos meus produtos no mercado incluem: “Prumo das Emoções”, “Coleção Feelings”, “Dinâmica e Comunicação Familiar”, “Luva 5 AS”, “Jogo da Coragem e Confiança”, “Baralho Animação”, “Corujas em Ação”, “Autoestima de A a Z” e “Superando os Medos de A a Z”, publicados pela editora Literare Books, bem como “Eu Sou… Eu Posso Ser…” pela editora Arte em Livros, e “Caixinha da Amizade” pela editora Matriz.

Tive a honra de coordenar os livros “Orientação Familiar I e II” e fui responsável pela idealização e coordenação do 1° e 2° Congresso de Orientação Familiar. Além disso, atuo como supervisora ​​de grupos de psicólogos e psicopedagogos.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros. O que motivou a escrevê-los?

O primeiro livro “Orientação Familiar” surgiu a partir de um desejo profundo de auxiliar tanto profissionais quanto famílias. Convidei as alunas do meu curso de Orientação Familiar, o programa AMORES, para embarcarem nessa jornada maravilhosa e fiquei surpresa com os resultados e engajamento das coautoras. A partir do livro, nasceu a ideia do 1° Congresso de Orientação Familiar, um espaço onde as coautoras não só puderam apresentar seus temas, mas também compartilhar suas abordagens individuais. Meu objetivo era proporcionar visibilidade a esses profissionais. O evento foi um grande sucesso e, por isso, repetimos este ano, e já estamos com a programação pronta para 2024, juntamente com o lançamento do livro Orientação Familiar III.

Também sob minha coordenação juntamente com outras profissionais há o lindo livro “Educação e Afeto”, e em novembro será lançado o livro “Apanhei e não morri”.

No que diz respeito aos livros infantis, tive o privilégio de ser convidada pela editora e escrever com uma grande amiga, Iara Mastine. Sempre fui criativa em relação a histórias infantis, tenho histórias escritas há 20 anos, e ainda as guardo em uma caixinha, com as páginas já amareladas pelo tempo. Costumo registrar minhas ideias e criações tendo muitas prontinhas, agora não só na caixinha, mas também no computador. Espero poder publicá-las. 

Durante meus projetos escolares, frequentemente criava histórias e personagens. O universo infantil exerce um fascínio sobre mim. Sinto-me extremamente grata por poder realizar esse sonho, com o convite e apoio da editora Literare Books. A criação de histórias infantis é algo que está no meu coração. 

Além dos livros infantis “Autoestima de A a Z” e “Superando os Medos de A a Z”, também desenvolvi os baralhos “Animação I e II”, “Corujas em Ação pela editora Literare books e caderno de atividades e jogo Eu sou… Eu posso ser… pela editora Arte em Livros. 

Você é idealizadora de jogos e materiais terapêuticos. Fale-nos sobre eles.

Ah… Minha paixão são os recursos terapêuticos e os jogos. Desde o início da minha carreira, criei materiais de forma simples, utilizando papel, canetinhas, cartolina e pecinhas de madeira; uma produção caseira. Esses materiais sempre foram de grande ajuda nos meus atendimentos. Sou uma pessoa prática, gosto dos recursos visuais e participativos, sendo os jogos e recursos terapêuticos excelentes facilitadores em meus atendimentos e projetos. Acredito que esses recursos têm uma linguagem própria que fala tanto por si mesmos quanto por nós.  Minha prática diária, criatividade e meus anos de profissão me proporcionaram uma grande facilidade em desenvolvê-los. Os recursos podem ser utilizados com público de todas as idades, os adultos e famílias adoram. São de grande valia.

Como relatei, tudo teve início nos meus atendimentos e, ao longo dos anos, expandiu-se para colaborações com empresas que puderam transformar essas ideias em produtos. Sou imensamente grata por ter encontrado pessoas maravilhosas que depositaram confiança em mim e no meu trabalho. Atualmente, possuo recursos publicados em diferentes editoras e empresas, alguns de forma exclusiva.

Você também é idealizadora do programa AMORES de orientação familiar e habilidades socioemocionais. Fale-nos sobre esse programa.

O Programa AMORES é de extrema importância para mim e possui um significado profundo em minha vida. Há 30 anos, quando concluí minha formação em psicanálise, percebi que essa abordagem não se alinhava completamente comigo. Como muitos recém-formados, busquei diversos cursos para expandir meus conhecimentos, explorando várias linhas da psicologia. Contudo, mantinha em meu coração o desejo de trabalhar com famílias. Em 1999, encontrei a Especialização em Orientação Familiar, um verdadeiro divisor de águas em minha carreira. Uma professora que me inspirou através de suas práticas e dinamismo, tornando tudo mais claro e consistente. A partir desse momento, mergulhei de cabeça nessa área e não parei mais. Naquela época e durante muitos anos, os cursos de Orientação Familiar eram escassos. Ao longo desse período, construí meu próprio curso por meio de estudos e dedicação. As alunas, por indicação, formavam os grupos, e assim novas turmas se formavam, tudo isso sem grandes divulgações. O curso cresceu com base nas indicações entre os participantes. Enquanto escrevo essas palavras, percebo profundamente a gratidão que sinto por toda a trajetória que percorri e a todos que confiaram em mim e me seguem por anos.

Sobre a escolha da palavra “AMORES” esta é significativa por si só, e cada uma de suas letras representa habilidades essenciais para vivermos e convivermos melhor:

A: Autoconhecimento

M: Manter-se em equilíbrio

O: Olhar para si e para o outro

R: Resolução de problemas

E: Expressão e comunicação

S: Sociabilidade

Dentro de cada letra, desdobram-se subtemas. O programa é seguido com protocolos, sessões estruturadas, fundamentação teórica e inúmeras práticas, além de contar com recursos exclusivos. Pode ser aplicado tanto no contexto clínico quanto educacional.

Utilizo o Programa AMORES no desenvolvimento de projetos escolares que envolvem toda a família, bem como na minha prática clínica. Atualmente, ofereço o curso de Orientação Familiar, o programa AMORES, e grupos de recursos terapêuticos AMORES + por meio da plataforma Eduzz.

Quanto ao AMORES+, ele não se trata de um curso convencional, mas sim de um plano de assinatura que ensina as múltiplas formas de aplicar os recursos. As práticas são foco desse programa.

Uma pergunta que não fizemos e que gostaria de responder.

Acho importante ressaltar que aprender com o AMORES não se limita apenas à sua prática profissional, mas também contribui para o seu desenvolvimento pessoal e familiar. Aqueles que já participaram de alguma aula comigo sabem que sempre introduzo dinâmicas e vivências. Através da experiência, a aprendizagem ganha significado e fomenta o crescimento pessoal.

Desejo ter a possibilidade de criar novos recursos e poder sempre transmitir meus conhecimentos com sensibilidade, sabedoria e amor!

Link para o site: https://www.cristianerayes.com/ 

CIDA SIMKA

É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023) e Horrores da escuridão (Opera editorial, 2023). Colunista da revista Conexão Literatura. 

SÉRGIO SIMKA

É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023) e Horrores da escuridão (Opera editorial, 2023).  

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *