Foto divulgação

As adaptações de obras literárias, sejam elas para os palcos, para a TV ou cinema, não são uma novidade. Em todo mundo, os livros deixam de estar em estantes e ganham novas vidas, histórias e presenças em palcos e telas de cinema. No Brasil não é diferente, e as obras literárias continuam sendo uma fonte inesgotável para produções teatrais, se fazendo presente por toda a história do teatro no país. 

Trazendo novas perspectivas para o consumo e experiência do público, diversos sucessos passaram por palcos brasileiros, e o “EGO”, peça inspirada no best-seller “O Despertar de Uma Nova Consciência”, de Eckhart Tolle, chega aos palcos da Gávea, no teatro Domingos Oliveira, Rio de Janeiro em agosto. 

“Quando li ‘O Despertar de uma Nova Consciência’, do autor Eckhart Tolle, senti a profunda necessidade de compartilhar artisticamente tudo que a leitura havia despertado em mim. Então, fiz um resumo e compartilhei para alguns amigos, que acharam o texto muito forte e envolvente, sendo uma delas a atriz Clarice Niskier. A partir daí, iniciou-se um trabalho de desconstução do livro para a construção de um texto inédito nas percepções do autor sobre o ego e de acordo com as minhas experiência de vida”, explica Caldeira.

Além do espetáculo ‘Ego’, outros grandes sucessos literários foram adaptados para os palcos brasileiros, das quais destacamos as seguintes:

  1. A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro 

Neste espetáculo, o livro de João Ubaldo Ribeiro ganha vida através da grandiosa Fernanda Torres, em uma interpretação solo onde interpreta uma mulher baiana, que sem pudor algum conta suas incríveis experiências sexuais. A peça, que foi amplamente aclamada pela crítica, está há 17 anos em cartaz, trazendo diversas temporadas pelo país e em Portugal. 

  1. Dois Irmãos, de Milton Hatoum

Esse romance narra o conturbado relacionamento entre uma família de Manaus no século XX. Com foco nos irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, a adaptação explora as nuances emocionais e performáticas do texto original de Milton, a versão teatral foi dirigida por Zé Celso e foi adaptada pelo grupo teatral paulistano CPT. Em 2017, Cauã Reymond também protagonizou uma minissérie baseada no romance, com 10 episódios marcou a estreia do autor Hatoum na televisão. 

  1. O Filho Eterno, Cristovão Tezza

Com uma narrativa pessoal e emocional, a montagem de “O Filho Eterno” explora as tensões da paternidade após a descoberta que seu primogênito tinha Síndrome de Down, mostrando os desafios e reflexões sobre o amor e diferença. A peça foi baseada no livro do mesmo nome e foi interpretado como monólogo por Charles Fricks.

  1. A Alma Imoral, Nilton BonderVindo do livro homônimo e fazendo aniversário de 18 anos em cartaz em 2024, “A Alma Imoral” tem a atriz Clarice Niskier contando histórias de tradições judaicas, refletindo sobre o que é certo e errado, a moral e o imoral. A peça teve seu início em 2006 no Rio de Janeiro e garantiu o prêmio Shell de Melhor Atriz.  
  2. Wicked, Gregory Maguire

Sendo um sucesso em palcos de teatro de todo o mundo, Wicked, a história das bruxas de OZ – passada antes da chegada de Dorothy Gale – , é baseada no livro “Wicked – A história não conta das Bruxas de OZ”, e conta as aventuras das jovens Elphaba e Glinda, a bruxa má do oeste e a bruxa boa do norte. Com mais de 15 anos de sucesso, a adaptação brasileira também estreou no Brasil em 2016 sendo um grande sucesso interpretada pelas atrizes Myra Ruiz e Fabi Bang. Com orçamento estimado em 145 milhões de dólares, a produção cinematográfica estrelada por Ariana Grande e Cynthia Erivo tem lançamento previsto para 28 de novembro nos cinemas brasileiros. 

  1. A Hora da Estrela, Clarice Lispector 

O último romance escrito por Clarice Lispector ganhou vida nos palcos através do musical “A hora da Estrela ou o Canto de Macabéa”, no qual a história é focada em uma imigrante cuja vida é marcada pela ausência de afeto e poesia. Com uma trilha sonora inédita composta por Chico César, o especial passeou por algumas capitais brasileiras e teve Laila Garin como sua protagonista. 

Sobre a peça ‘Ego’

O espetáculo traz como proposta um teatro de depoimento, construído a partir de relatos reais do ator e autor Bruno Caldeira. Em cena, ele dá vida a essas histórias, construindo uma narrativa que oferecerá ao público uma experiência única que mescla filosofia, psicologia, literatura e arte no palco. A direção é de Gustavo Rizzotti, cofundador da Cia.2 e ganhador de prêmios latinos e europeus de teatro, e tem a supervisão de Clarice Niskier, ícone do teatro nacional e vencedora do Prêmio Shell de Melhor Atriz pela peça ‘Alma Imoral’.

Sobre a Cia.2 de Teatro

A Cia.2 de Teatro é formada pelos talentosos artistas mineiros Frederico Magella, Gustavo Rizzotti e Bruno Caldeira.  Premiada no Brasil, no Chile e na Bulgária, a Cia.2 de Teatro já realizou 10 espetáculos ao longo desses 30 anos de história, com temporadas em vários estados brasileiros, turnês e participações em vários festivais nacionais e internacionais. Representou o Brasil em diversos países como Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Venezuela, México, Bulgária, Tunísia, Turquia e Rússia. A Cia.2 continua a desafiar as convenções e quebrar paradigmas teatrais.

Conquistas da Cia.2 de Teatro

Nacional

Internacional

Serviço

Espetáculo: EGO

Temporada: 02 a 25 de Agosto de 2024.

Dias e horários: Sextas e Sábados, às 20h,  e Domingos, às 19h.

Local: Teatro Domingos Oliveira – Av. Padre Leonel Franca, 240 – Planetário da Gávea- Rio de Janeiro

Ingressos: R$50,00, na bilheteria do teatro e online.

Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

Telefone: (21) 3114-1286

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *