Doutora e mestre em Educação pela PUC-SP é formada em Pedagogia com especialização em Ensino Fundamental pela FEUSP/USP e em Gestão Escolar pela UFABC.
Tem 30 anos de experiência em educação como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e diretora de escola. Atuou na assessoria de planejamento na Secretaria de Educação de Diadema, como consultora educacional em vários projetos voltados para gestão escolar e formação de professores/as. Foi professora no curso de pós-graduação para gestores/as escolares na Universidade Anhembi-Morumbi e no programa Parfor pela PUC/SP. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita.
Foi Conselheira Consultiva da Associação Nova Escola. É integrante do Programa Talentos da Educação da Fundação Lemann. Escritora de livros e artigos para revistas e blogs. Cofundadora da Elos Educacional e atua na direção de programas de formação de professores/as e gestores/as.
Na Elos Educacional trabalha na gestão dos negócios, além de contribuir com a construção de materiais conceituais dos programas que são desenvolvidos, sempre buscando introduzir inovações na área educacional.
Livros
Foi autora do livro: O planejamento estratégico: um instrumento para o gestor de escola pública. Publicado em 2012 pela editora Paco. Este livro foi o resultado da sua dissertação de mestrado e faz uma reflexão sobre o papel do/a gestor/a escolar na perspectiva do/a profissional que entende a qualidade da educação como a promoção da aprendizagem dos/as estudantes, e o uso do planejamento estratégico como instrumento gerencial para promover melhor desempenho na gestão dos processos internos da escola.
Organizou mais 3 publicações:
Caminhos para uma gestão inovadora, 2015
Este livro é o resultado de estudos e vivências da equipe de formadores/as da Elos Educacional, uma equipe atuante na escola, pesquisando e formando educadores/as com o propósito de contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira; ele apresenta temas relevantes para quem atua na gestão escolar, tanto na coordenação quanto na direção das escolas, como a formação continuada dos/as professores/as.
Formação de professores, 2016
Este livro é o resultado de uma coletânea de artigos de profissionais da área de educação, empenhados/as na pesquisa de boas práticas de formação de professores/as na busca de resultados transformadores na qualidade da educação do nosso país.
Elos da Interseccionalidade: em busca de justiça social e equidade, 2024
Este livro é uma compilação de textos elaborados pelo Núcleo de Estudos da Elos Educacional, dedicado a investigar minuciosamente a temática, comprometido em analisar as intricadas relações identitárias e as diversas dimensões de desigualdade presentes em nossa sociedade.
Após a pandemia, ficou evidente a urgência de fortalecer os estudos sobre equidade racial, especialmente diante do aumento das desigualdades em diversos aspectos sociais. Nesse contexto, a compreensão da interseccionalidade avançou rapidamente, destacando a necessidade de ir além dos estereótipos simplistas e considerar as complexas interações entre diferentes formas de opressão enfrentadas por nossos/as estudantes e pela sociedade em geral.
É imprescindível adotar uma abordagem que promova uma cultura antirracista, reconhecendo e combatendo não apenas o racismo, mas também outras formas de discriminação, como a luta das mulheres pela igualdade de gênero, a discussão sobre sexualidade nas salas de aula, o combate à LGBTfobia nas escolas e a reflexão sobre o capacitismo, etarismo e valorização da cultura indígena. Além disso, é essencial promover um ambiente inclusivo que acolha pessoas em situação de refúgio, reconhecendo e respeitando suas experiências e identidades. Essa abordagem holística é fundamental para construir uma educação verdadeiramente equitativa e justa para todos.
Gostaria de responder sobre a minha pesquisa do doutorado.
Desde que saí do cargo de gestora escolar, tenho estado profundamente envolvida em minha jornada acadêmica sobre este tema. Completei dois cursos de pós-graduação lato sensu, um na USP e outro na Universidade Federal do ABC, ambos os programas foram dedicados ao estudo da gestão escolar. Além disso, prossegui com minha formação acadêmica realizando mestrado e doutorado, também com enfoque em gestão escolar. Essa experiência profissional foi profundamente impactante para mim. Sempre acreditei que a posição de gestora escolar tinha o potencial de promover grandes transformações na realidade educacional. Ao mesmo tempo, reconhecia que era um papel complexo, que demandava do/a profissional uma ampla gama de competências e habilidades para lidar com os desafios e as demandas do ambiente escolar.
Durante meu doutorado, optei por estudar escolas especializadas em gestão escolar em três locais internacionais: o Centro de Desenvolvimento de Liderança Educacional (CEDLE) no Chile, o Nacional College for School Leadership, na Inglaterra, e a NYC Leadership Academy, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Além disso, incluí o curso de Gestão para a Aprendizagem desenvolvido e elaborado pela Elos Educacional como objeto de estudo em minha pesquisa.
O objetivo primordial era contribuir para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da implementação de propostas de análise que enfocassem o trabalho e a capacitação dos/as gestores/as escolares. Para tanto, minha pesquisa buscou identificar os contextos, metodologias e padrões de competências profissionais de cada um desses cursos, visando a uma análise comparativa que fornecesse insights valiosos para a qualificação da gestão educacional em nosso país.
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024).
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com
Esses livros trazem grandes contribuições para a nossa área. Vale a pena a leitura. Parabéns por esse destaque!