A HQ Chumbo tem como contexto o autoritarismo brasileiro, a extrema-direita e regimes ditatoriais (Estado Novo e Ditatura Civil-Militar de 1964). Originalmente publicada na França e Bélgica em 2023, nesse ano, quando o Golpe Militar de 64 completou 60 anos, é lançada no Brasil pela editora Nemo. O CPF realiza um bate-papo seguido de uma sessão de autógrafo com autor Matthias Lehmann no dia 29, quarta-feira, a partir das 19h, grátis com inscrições abertas.
O enredo do livro construindo por Lehmann é sobre a família Wallace de Minas Gerais que vive revoluções, golpes do Brasil de 1937 até o início dos anos 2000. Concentrada nos irmãos Severino e Ramires, o primeiro de esquerda, militante e sonhador, já o segundo apoiador dos governos autoritários. A HQ traz um espectro de personagens que representam o Brasil inconstante e contrastante de ricos e pobres, ensolarado e truculento.
De forma muito livre o autor comenta que se inspirou na história de sua família de Belo Horizonte, o personagem Severino, por exemplo, teve como inspiração Roberto Drummond, escritor e jornalista, tio do desenhista. Outras referências muito citadas são os aspectos visuais do design e da arquitetura brasileira, para autor foi importante torna o país como personagem com sua realidade histórica e visual.
Matthias Lehmann
Nascido em Paris, filho de mãe brasileira e pai francês. Começa a carreira como quadrinista e artista gráfico publicando fanzines. Fica conhecido pela produção com técnicas complexas, como linoleogravura e scratchboard. É autor de vários álbuns de HQs, entre os quais estão Le Gumbo de l’Année (Les Requins Marteaux, 2002), L’Étouffeur de la RN115 (Actes Sud, 2006), Personne ne sait que je vais mourir (l’Association, 2016) e La Favorite (Actes Sud, 2015), que lhe rendeu uma nomeação para a seleção oficial do Festival de Angoulême em 2016. Paralelamente ao trabalho de autor, publica regularmente ilustrações na imprensa, em veículos como Libération, Le Monde des Livres e Siné Mensuel, e contribui também para antologias como Comix 2000, Lapin e Dirty Stories.
____________________________________________________________________
O Centro de Pesquisa e Formação – CPF é um espaço do Sesc-SP que articula produção, formação e difusão de conhecimentos, por meio de cursos, palestras, encontros, estudos, pesquisas e publicações nas áreas de educação, cultura e artes.
Serviço
Bate-papo – lançamento da HQ Chumbo, com Matthias Lehmann
Dia 29 de maio. Quarta-feira, das 19h às 21h.
Inscrições: sescsp.org.br/cpf
Vagas: 40
Grátis
Livre
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Horário: De terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, das 10 às 18h30
Tel: 3254-5600
Transporte gratuito para os participantes das atividades, do CPF Sesc à estação metrô Trianon-Masp, de terça a sexta às 21h40, 21h55 e 22h05.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com