Catarina Marques – Livro O Ensaio dos Peixes de Vênus – Foto: Renato Wrobel

A obra, que propõe uma reflexão sobre o humano e sua forma de se relacionar, será lançada em evento gratuito, com bate-papo conduzido pela editora Adriana Maciel, da NUMA, e participação do jornalista Armando Antenore, da revista Piauí, e da artista plástica e escritora Raissa de Góes, na charmosa livraria que fica no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
 
Sonhos, histórias, objetos, fantasias, desejos e um vocabulário inventado compõe o primeiro livro de Catarina Marques “O Ensaio dos peixes de Vênus”. Publicado pela Helvetia Édtions na Suíça, e com edição de Jannini Rosa, o livro chega ao Brasil para um evento oficial de lançamento no dia 3 de abril, na livraria Janela, no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro. A obra traz crônicas, poemas e fotografias que tratam sobre temas como a espera e a interseção entre realidade e ficção no campo das relações, incentivando os leitores a escutarem seus silêncios e, por que não, suas vozes, para então se aproximarem de si e do outro de forma mais genuína.

Para ampliar o debate sobre o tema, o livro será apresentado em forma de bate-papo, conduzido pela editora da NUMA, Adriana Maciel, uma das coordenadoras do curso de Escritas Performáticas da PUC-Rio. Para essa conversa que convida o público a habitar um mundo no qual o estranho e o extraordinário são pontos de partida, estarão presentes o jornalista Armando Antenore, da revista Piauí, e a artista plástica e escritora, Raissa de Góes, que também coordena o curso de Escritas Performáticas da PUC-Rio.
 
Em 2021, a autora carioca que é atriz, artista visual e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-Rio, tendo frequentado a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Escola Lacaniana de Psicanálise, decidiu viver a pandemia na Europa. Passou alguns meses em Lisboa, até chegar em Genebra. Em tempos de adaptação e da falta de uma área de trabalho, viu seus recortes e canetas sendo substituídos por um Iphone – câmera e bloco de notas. A fotografia e a escrita ganharam espaço e os desenhos foram se tornando cada vez mais minimalistas. Cinco anos e uma pandemia depois, nasceu “Ensaio dos Peixes de Vênus”, uma obra delicada e cortante que já está em processo de adaptação para um monólogo, com direção da atriz Ana Abbott.
 
Para a artista visual Anna Costa e Silva, que assina o prefácio do livro, Catarina é uma escutadora “Seu olhar caminha em busca das pequenas peculiaridades, daquilo que é absurdamente surreal no que poderia parecer ordinário. O interesse onde não se está. O sentimento claustrofóbico de testemunhar a própria existência, a forma como os ponteiros andam em círculos, aquela música que cada pessoa e só ela escuta, ou como o tédio é descafeinado“, reflete.
 
É uma sensação de quem olha pelo buraco da fechadura, pelas brechas por onde entra luz, por uma persiana semiaberta, por onde quase não é possível se ver. E, diante daquilo que nos escapa à vista, imaginamos, inventamos o mundo. É nesse cruzamento entre o que existe e o que não existe que algo novo acontece“, completa.
 
O lançamento do livro será realizado 3 de abril, às 19h, na Janela Livraria, que fica rua Maria Angélica 171, Jardim Botânico, com entrada gratuita. Um espaço intimista e acolhedor que promove literatura, arte e conhecimento com uma ótima curadoria de títulos da literatura brasileira e obras de pequenas editoras, vale a pena conferir.
 
Serviço:
Evento: Lançamento do livro “O Ensaio dos Peixes de Vênus”
Data: 3 de abril
Horário: 19h
Local: Janela Livraria – Rua Maria Angélica, 171, Jardim Botânico – Rio de Janeiro (RJ).
Evento gratuito.
Preço de capa: R$ 76,00
Venda para todo Brasil pelos sites das editoras: https://helvetiaeditions.com/ e
https://numaeditora.com/

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *