
CLIPE, formação que contribuiu na preparação de mais de 800 pessoas desde a primeira edição, apresenta proposta ligada ao espaço físico e simbólico dos museus
A Casa das Rosas, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis, abre inscrição para a 13ª edição do CLIPE – Curso Livre de Preparação de Escritores, na categoria adulto e presencial, entre os dias 10 e 30 de março.
O CLIPE adulto, oferecido pela instituição museológica desde 2013, já colaborou na formação de mais de 800 pessoas nos últimos doze anos. E nas edições on-line dos anos anteriores alcançou pessoas de países da América Latina e Europa. O curso é totalmente gratuito e a edição de 2025 apresenta a proposta de oferecer uma formação de escrita criativa voltada para as temáticas, linguagens e referências ligadas ao espaço físico e simbólico dos museus. Um dos objetivos é possibilitar um diálogo entre o espaço museológico, a literatura, o patrimônio arquitetônico e a escrita.
Dividido em cinco módulos entre os meses de maio e outubro, a turma do CLIPE adulto será composta por até 30 alunos com aulas semanais às quartas-feiras, das 19h às 20h45, mediadas por profissionais de museus e da literatura. Ao final do curso, os participantes apresentarão texto ou projeto de conclusão com base nas atividades realizadas ao longo dos meses.
Para participar do processo seletivo do CLIPE adulto 2025, os interessados deverão preencher um formulário e sinopse do projeto no site da Casa das Rosas. Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail da formação (clique aqui).
Docentes e temas do CLIPE 2025
O corpo docente da edição deste ano traz trajetórias profissionais experientes nos meios literários e museológicos, entre eles: Carol Rodrigues, escritora das obras “A mulher do padre” ( Todavia), “O melindre nos dentes da Besta (7Letras) e “Sem vista para o mar” (Edith), roteirista, professora, curadora e produtora cultural de exposições como a “Ocupação Hilda Hilst”; Janine Rodrigues, educadora, escritora e psicanalista, especialista em diversidade, letramento racial e relações étnico-raciais, além de roteirizar obras como o curta experimental de animação “O filho do vento”, participante de 14 festivais de cinema; e Paulo Fehlauer, mestre em Estudos Literários pela (Unifesp), fotógrafo, produtor audiovisual, artista visual, fundou o Coletivo Garapa por onde desenvolve trabalhos exibidos no MASP, MAM-SP, MIS e Instituto Moreira Salles, e autor do livro “Extremo Oeste”, com o qual conquistou o prêmio Jabuti em 2023 na categoria escritor estreante.
Os temas dos módulos que a turma encontrará no CLIPE adulto deste ano são:
Maio- Territórios da ficção
Junho – Um teto todo seu
Agosto – Roteiros do imaginário
Setembro – Poéticas da curadoria
Outubro – Escrever um museu
Para mais informações sobre essa e as demais iniciativas da Casa das Rosas, acesse o site do museu.
Em breve, informações sobre os módulos do Clipe Jovem e do Clipe Online serão divulgadas. Fiquem ligados!
Serviço:
Curso Livre de Preparação de Escritores (CLIPE) – 2025
Categoria: adulto e presencial
Período de inscrição: 10 a 30/3 de 2025 – saiba mais
Requisitos: ter mais de 18 anos e interesse pela escrita
Resultado: 17 de abril. As pessoas selecionadas receberão um e-mail e deverão confirmar a matrícula.
Início das aulas: quarta-feira (7/5), das 19h às 20h45, na sala multiuso
—
Museu Casa das Rosas
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo (SP) Tel.: (11) 3285-6986. Funcionamento: aberto de terça a domingo, das 10h à 17h30 (permanência até as 18h)
Jardim aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h
Visitas mediadas: públicos espontâneos podem aproveitar para conhecer o Museu nos dias e horários de funcionamento. Grupos precisam agendar previamente, entrando em contato com o Núcleo de Ação Educativa do Museu – clique aqui.
Visitas guiadas com a duração de 1h30.
Acessibilidade: rampa, pisos podotáteis, banheiros adaptados e recursos de acessibilidade no espaço expositivo.
Os contatos estão disponíveis no site.
Sobre os Museus-Casas de São Paulo
A Casa das Rosas, Casa Mário de Andradee Casa Guilherme de Almeida estão localizadas em pontos estratégicos e de grande movimentação da capital paulista, oferecendo programação gratuita no campo das artes, da literatura, tradução, gestão cultural e patrimônio arquitetônico.
Os Museus-Casas de São Paulo são da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciados pela Poiesis. Os três museus desenvolvem agendas conjuntas e com as especificidades de cada um, já que têm relação com os patronos, grandes escritores que protagonizaram movimentos de vanguarda: Mário de Andrade e Guilherme de Almeida entre os mentores do Modernismo dos anos 1920; e Haroldo de Campos, um dos criadores da Poesia Concreta na década de 1950.
Sobre a Poiesis – A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual, e de difusão da língua e da literatura.
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com