Foi anunciado nessa quinta-feira (13) o cantor e compositor Bob Dylan como o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2016. O anúncio foi realizado em Estocolmo na Suécia e Bob Dylan receberá cerca de 8 milhões de coroas suecas que dá aproximadamente R$ 2,9 milhões.
Considerado um ícone musical parece estranho receber o prêmio máximo de Literatura, no entanto, Dylan tem um histórico com a Literatura através de suas músicas, afinal, suas letras são marcadas pelo lirismo. Desbancando nomes de peso como o queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, o japonês Haruki Murakami e o poeta sírio Adonis.
Segundo a Sara Danius, secretária-geral da Academia Sueca, Bob Dylan foi escolhido por criar novos conceitos poéticos alinhados com a tradição musical americana. A carreira de Dylan foi influenciada pelo estilo beatnik e poetas americanos modernos.
O primeiro livro publicado foi em 1971 chamado Tarantula, um volume de poesias experimentais. Em 1973 lançou Writings and Drawings. Já em 2004 lançou o Chronicles: Vol. One best-sellers cuja ideia inicial era ter duas partes que não chegaram a ser publicados.
Bob Dylan nasceu no dia 24 de maio de 1941 em Duluth no estado de Minnesota nos Estados Unidos como Robert Allen Zimmerman. Filho de uma família judaica de classe média. Durante a adolescência tocou em diversas bandas.
Em 1962 lançou o seu primeiro disco, porém, foi em 1963 com o disco The freewheelin’ Bob Dylan que alcançou notoriedade revelando um talento inestimável para o meio musical. A revista americana Rolling Stone o considerou o segundo melhor artista de todos os tempos perdendo o posto para os Beatles.
Via G1
Ele fez muito sucesso em 69 nas criticas a o auge da Guerra do Vietinam… Desde estes tempos eu acompanho suas músicas. Parabéns Bob Dylan!