Artista está turnê de performances que unem poesia e música pelo estado
Poeta, cantor e compositor, Almir Chiaratti une música e poesia em um evento especial para o lançamento de seu livro “Fissão”. Em um evento gratuito, ele trará debates, ideias, canções e intervenções poéticas acompanhado pelo editor e poeta Daniel Minchoni em uma conversa sobre processos, desafios e pensamentos sobre a criação poética multilinguagem, performance e autopublicação de poesia contemporânea. O evento ocorre no Sesc Ramos no dia 09/10 às 19h.
Em seguida ao lançamento de “Fissão”, Chiaratti e Minchoni apresentam poemas falados e canções que dialogam com a poesia falada em formato acústico, violão e voz, para incrementar o debate e expandi-lo interagindo com o público.
Almir Chiaratti, entre 2015 e 2021, lançou dois álbuns e três EPs, com destaque para as faixas “TRIZ” e “BLOCO TRISTE”, que acumulam mais de 145 mil reproduções no Spotify. Seu trabalho se destaca por uma abordagem multilinguagem, cruzando música, poesia, dança e performance.
Em 2022, Chiaratti lançou seu primeiro livro, “Fissão”, durante a 20ª FLIP e, no ano seguinte, venceu diversos editais culturais e festivais de música. Em 2023, ele foi admitido na Academia de Letras de São João Del-Rei e apresentou o show “Língua-Poema, Voz-Canção” na 21ª FLIP. O multiartista continua a produzir ativamente e neste mês lançará na nova edição da Festa Literária em Paraty o seu segundo livro de poemas.
“* (Asterisco)” é um livro de poesia crônica de Almir Chiaratti, que aborda uma relação amorosa virtual atravessada pela pandemia, dividida em quatro etapas: “Incisivo”, “Canino”, “Pré-molar” e “Siso”. Cada etapa traz textos sobre desejo, amor, separação e vida urbana, acompanhados por ilustrações de Canhestro, que utilizam carvão, papel e fotografias com dentes sisos. No dia 14/10, ele fará o lançamento para os cariocas na Livraria da Travessa, em Botafogo.
Já Daniel Minchoni é uma figura de destaque na cena de sarau e poesia contemporânea, atuando desde o fim dos anos 90 em Natal (RN), onde fundou o selo literário Jovens Escribas e o sarau Poesia Esporte Clube. Em São Paulo desde 2009, organiza o Sarau do Burro, um espaço de experimentação poética que deu origem ao selo doburro, responsável pela publicação de mais de 75 livros de autores da poesia contemporânea, especialmente a falada nas ruas.
Além disso, Minchoni organiza o menor slam do mundo, focado em poesias curtas, e atua como arte-educador na Casa das Rosas, ministrando o curso de Poesia Expandida, além de desenvolver atividades pelas periferias de São Paulo.
O lançamento foi viabilizado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024 e para mais informações ver em https://www.instagram.com/almirchiaratti.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com