William Costa – Foto divulgação

*Por William Costa, fundador da
Universo:
Literature Generator 

Foi-se o tempo em
que as redes sociais eram apenas uma ferramenta de publicação de conteúdo. Hoje,
elas têm uma importância muito maior – podem ditar tendências, gerar interações
significativas e trazer melhorias significantes para uma empresa, por exemplo.
E uma das novas medidas visando ao maior sucesso com as mídias digitais é a
verticalização das redes sociais. Trata-se do processo de tornar as plataformas
mais especializadas e segmentadas para um grupo específico de usuários. 

Assim, em vez de
um fluxo infinito de conteúdo aleatório, as redes sociais verticalizadas
permitem que os usuários se conectem com conteúdos exclusivos, relevantes e
considerados de qualidade para eles. Essa estratégia de segmentação tem sido
adotada por várias plataformas, desde as menores, como o TikTok, Universo Literature
Generator, até gigantes como o Facebook e o Twitter. 

A verticalização
também tem a vantagem de tornar as mídias sociais mais fáceis, pois os usuários
não ficam inundados com conteúdo que não lhes interessam. Quem gosta de videogames,
por exemplo, pode se concentrar em conteúdo exclusivo da comunidade a respeito
do tema, sem se preocupar com outros assuntos aparecendo em sua timeline. 

Além disso, a
verticalização cria oportunidades para maior envolvimento com a plataforma, já
que as pessoas têm um interesse comum ao se unirem a uma comunidade específica,
na qual só entra quem quer (ou seja, é um nicho particular, e não um mar aberto
de informações diversas). 

Essa maior
interação também permite que as plataformas de mídia social se tornem mais
lucrativas para os anunciantes, pois eles ganham a oportunidade de encontrar
reunida uma espécie de perfil de consumidores, agrupada por um motivo comum. 

Há quem compare
as redes sociais verticais com uma versão mais evoluída e aprimorada dos antigos
fóruns de discussão online, que trabalhavam de maneira semelhante. Portanto, a
medida é uma excelente opção para casos nos quais há um público-alvo bem
definido. Um bom exemplo de rede social verticalizada é o LinkedIn. A plataforma
reúne pessoas com um objetivo em comum: a vida profissional e os
relacionamentos voltados a esse intuito. 

Os anunciantes
costumam ser empresas ligadas ao foco da rede e contratam os espaços
diretamente com a plataforma, como os LinkedIn Ads. Ainda vale mencionar o
exemplo de afunilamento do público com a verticalização. Caso dos grupos
específicos criados no LinkedIn, uma subdivisão dentro do tema maior, em função
de interesses profissionais variados. 

Toda essa segmentação,
portanto, é favorável para o usuário buscar saber mais sobre e tomar decisões a
respeito do assunto, aumentando a chance de compra de produtos anunciados. 


*Por
William Costa,  criador da App Universo
: Literature
Generator,
a nova rede social para
amantes de literatura.
 


Sobre o App
Universo

Criado por William Costa, o App “Universo: Literature Generator”
é a nova rede social para amantes de livros. O aplicativo foi desenvolvido para
conectar toda a cadeia do mercado literário e está disponível para Android e
iOS. A nova social reading traz títulos com insights dos escritores, bem como
permite a publicação de textos e seu compartilhamento durante todo o processo
de criação por qualquer usuário. Acesse:
https://www.vemseuniraouniverso.com/

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *