Pe. Moisés Matos – Foto divulgação |
Fale-nos sobre você.
Pe. Moisés Matos é clérigo incardinado na Arquidiocese de Belém do Pará, onde foi ordenado em 2016. Foi pároco da Paróquia Santa Maria Goretti. Atualmente, é pároco da Paróquia São Sebastião. É graduado em Filosofia pela Faculdade Pan-Americana e em Teologia pela Faculdade Católica de Belém. Possui curso de pós-graduação lato sensu em Administração Aplicada em Gestão Empresarial pela Faculdade Única de Ipatinga.
ENTREVISTA:
O que o motivou a escrever o livro?
Como analisa a questão da leitura no país?
A leitura no Brasil é um grande desafio, mas precisamos continuar incentivando os jovens de hoje a lerem. Neste sentido, creio que podemos usar vários métodos para despertar nas crianças e nos jovens o costume pela leitura. Como, por exemplo, na minha ex-paróquia (Santa Maria Goretti), criamos um projeto de ciclo de leitura para os jovens. No primeiro momento, foram propostos para eles alguns livros que deveriam ler. Não conseguiram fazer o projeto andar, pois tinha sido imposta a eles uma leitura. No segundo momento, decidi assumir o projeto e escutei os jovens, perguntando o que eles gostariam de ler. Feito isso, selecionei as leituras e coloquei outras, tendo como objetivo a formação do Jovem como sinal no mundo e na Igreja. Foi um sucesso, pois dividimos as leituras para todos, todos fizeram as leituras dos seus livrinhos, alguns livros tinham filmes já lançados, por isso, também usei a metodologia visual para fazer uma leitura crítica dos filmes. Conclusão: a leitura depende de quem ensina e de quem recebe, pois precisamos de mestres que saibam escutar e não de mestres que só falam para si.
Como vê a questão da violência no país? É falta de Deus na vida dos que a praticam?
Caríssimos, Deus habita em todos, porém Ele floresce nos que querem estar junto Dele, a violência é causa do “afastamento do homem de Deus”, já dizia Santo Agostinho. No entanto, podemos considerar que a violência é causa de muitas coisas que o homem deixa de praticar, como, por exemplo, a justiça, honestidade, a solidariedade, a moralidade, a falta de ética, mas sobretudo o afastamento do homem do Absoluto.
Link para o livro:
https://www.mercado-de-letras.com.br/livro-mway.php?codid=794
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021) e Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro se denomina Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023).