
Entre 17 de fevereiro e 17 de março, autores e editores podem inscrever gratuitamente
livros de poesia e de prosa/dramaturgia publicados em primeira edição em 2024.
O processo de seleção acontece ao longo de 2025, e os vencedores de
cada categoria serão anunciados no final do ano.
As inscrições para o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2025 abrem no dia 17 de fevereiro, a partir das 12h, e seguem até 17 de março, às 23h59 (ambos no horário de Brasília). Podem ser inscritos romances, livros de poesia, conto, crônica e dramaturgia, impressos e digitais, de editoras ou autopublicações, editados em qualquer lugar do mundo, escritos, porém, originalmente em língua portuguesa e publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024.
Autores e editores podem inscrever quantas obras desejarem, a partir do preenchimento da ficha de inscrição e da inclusão do livro inscrito em formato PDF no site http://premiooceanos2025.associacaooceanos.org/. O regulamento completo, com informações detalhadas sobre todo o processo de avaliação da edição, está disponível no mesmo site de inscrição.
Há uma década, o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa conta com o patrocínio do Banco Itaú e do Ministério da Cultura de Portugal, e o apoio do Itaú Cultural. Entre 2015 e 2024, a premiação recebeu mais de 16 mil livros, de cerca de 13 mil autores e de centenas de editoras diferentes. O histórico de todas as edições do Prêmio Oceanos, desde a primeira edição, em 2003, está disponível no site https://associacaooceanos.org.
Processo de avaliação
O prêmio tem inscrições divididas em duas listas, uma de poesia, outra de prosa (romance, conto, crônica) e dramaturgia. Livros híbridos devem ser inscritos no gênero literário predominante na obra, de acordo com os gêneros constantes do regulamento e levando em consideração que o livro será avaliado por júris específicos de prosa e poesia.
As obras inscritas são lidas e avaliadas por dois júris internacionais específicos, um de poesia e outro de prosa/dramaturgia, ambos compostos por escritores, poetas, professores e críticos literários dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Esses júris elegem os livros semifinalistas de cada categoria.
Dois segundos júris, de poesia e de prosa, leem os livros semifinalistas, eleitos pelo júri anterior, para selecionar os finalistas e, por fim, outros dois terceiros júris elegem os dois livros vencedores – um de poesia e outro de prosa/dramaturgia.
A premiação é de R$ 300 mil, divididos entre os vencedores – R$ 150 mil para cada um. Todo o processo da premiação é acompanhado de perto pelos curadores Matilde Santos, de Cabo Verde, João Fenhane, de Moçambique, Isabel Lucas, de Portugal, e Manuel da Costa Pinto, do Brasil, com coordenação geral de Marise Hansen e Selma Caetano.
Parcerias
O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa; o apoio do Itaú Cultural, do Ministério da Cultura e do Turismo de Moçambique, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde; e o apoio institucional da CPLP. O Prêmio Oceanos é administrado pela Oceanos Cultura e pela Associação Oceanos.
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com