Janete Santos Silva é educadora e desde muito cedo, despertou o gosto pela leitura. É mestra em Educação pelo PPGed da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com formações em Letras (Faculdade de Ciências Educacionais – Face), Pedagogia (UESB), Psicanálise (NBPI) e especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Educon/ Faveni, bem como em Psicanálise pela Famart. Atualmente, leciona Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II na rede municipal de Itapetinga/BA. O currículo detalhado da autora pode ser acessado pelo link https://lattes.cnpq. br/973299715205469 e seu perfil ORCID está disponível em https://orcid.org/000- 0002-3803-0358.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Janete Santos Silva: Foi algo que começou muito cedo, ainda na minha infância, com o incentivo de familiares, principalmente de meu pai. Ele trabalhava viajando e, quando retornava dessas viagens, trazia livros de literatura e lia para nós (eu e meus irmãos), desde os contos clássicos à literatura brasileira. E, por gostar muito de ler e escrever, aos 12 anos de idade, comecei a escrever meus primeiros contos e cadernos de poemas (os quais eu guardava a sete chaves). Só que não parei por aí! Como professora, sempre defendi a bandeira da leitura, desenvolvendo com meus alunos do Fundamental II, em sala de aula, projetos que incentivam a leitura e a escrita, o que se intensificou no período pandemia/pós- pandemia, me senti motivada para publicar meus textos (artigos, poemas, crônicas), principalmente nessa prestigiada revista” Conexão Literatura”. Publiquei vários poemas, tanto na Revista Conexão Literatura quanto nas antologias poéticas temáticas. Isso, me deu coragem para publicar meu primeiro livro: Faces do Tempo.
Conexão Literatura: Você é autora do livro “Faces do Tempo”, poderia comentar?
Janete Santos Silva: Em “Faces do Tempo”, a minha intenção foi convidar o leitor a mergulhar numa jornada poética sob a lente do tempo e suas memórias. Cada poema serve como uma janela para momentos experienciados, conectando passado e presente e trazendo emoções e reflexões. Em um mundo em constante mudança, “Faces do Tempo” nos lembra da importância de contemplar a beleza singela, assim como a complexidade de cada segundo vivido. A obra nos convida a refletir sobre as marcas que deixamos e as histórias que carregamos conosco ao longo da vida.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Janete Santos Silva: Não existe um momento específico, posso estar lendo, cozinhando, conversando com alguém, assistindo a um filme, ouvindo uma música … De repente me vem a inspiração e eu faço anotações para não perder a ideia.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Janete Santos Silva: Por ser um livro de poemas, sou suspeita para falar…, Mas, têm vários trechos que vale muito a pena:
“Na solidão do silêncio encontramos respostas
Para perguntas que nem sequer sabíamos fazer.
Nele nos conectamos com nós mesmos,
Descobrimos quem realmente somos”. (Metáfora do Silêncio)
“Os risos são melodias, dançando no arco-íris,
As lágrimas são chuvas de emoção intensa,
A coragem é uma espada a desbravar caminhos incertos,
E a paixão é um vulcão em erupção, plena e intensa”. (Dualidade da Vida)
“O tempo cura, o tempo fere,
É mestre sábio que em tudo interfere.
Nos ensina a valorizar o instante,
A viver o presente, o mais importante.” (O Tempo e Seus Mistérios)
“No silêncio da terra adormecida,
O tempo se prepara para mudar,
Em cada broto há vida escondida,
E a natureza volta a despertar.” (Tempo de Florescer)
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um Como funciona a comercialização pela Editora:
Janete Santos Silva: A obra está sendo comercializada pela editora Lux, através de sua loja virtual e nas Marketplaces: Submarino, Amazon, Americanas e Shoptime. Combinei com a editora Lux, a impressão da tiragem de alguns exemplares, que já se encontram disponíveis para a venda na cidade onde resido (Itapetinga/BA), a partir do dia do lançamento (04/02/25), na Academia Itapetinguense de Letras.
Conexão Literatura: Como você analisa a questão da leitura no Brasil?
Janete Santos Silva: A questão da leitura no Brasil envolve desafios significativos, como o acesso desigual a livros e a influência das redes sociais, que podem desviar o interesse dos adolescentes e jovens. Além disso, o sistema educacional muitas vezes adota abordagens tradicionais que não estimulam a leitura de forma eficaz. Para reverter esse quadro, é essencial promover iniciativas conjuntas entre Governo, Instituições culturais e sociedade civil/família para incentivar o gosto pela leitura desde a infância e tornar a literatura mais atrativa e acessível. Acredito que, com esforços direcionados, podemos transformar a prática da leitura algo natural, prazeroso, capaz de expandir horizontes pessoais e coletivo, no sentido de contribuir na formação do pensamento crítico.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Janete Santos Silva: Sim! Já estou trabalhando num novo projeto: Um livro de contos.
Perguntas rápidas:
Um livro: Música ao Longe, de Érico Veríssimo
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Orgulho e Preconceito (Romance de Jane Austen)
Um hobby: Assistir filmes/leitura
Um dia especial: O dia do meu aniversário,13/05
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Janete Santos Silva: Não poderia deixar de destacar a importância da leitura na vida das pessoas. Nesse sentido, afirmo que “A leitura é fundamental para a constituição do pensamento crítico e aquisição do conhecimento[…] corrobora para a formação do sujeito, de modo que este possa constituir-se cidadão.”
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com
Maravilhosa entrevista!
São textos cheios de simbolismo e profundidade.
parabéns pela entrevista.