Gabriel Brito – Foto divulgação

Fale-nos sobre você.                                          

Pedagogo, com especialização em Psicopedagogia, Mestre e Doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Coordenador do Espaço Cume. Também atuou como coordenador voluntário no Projeto Primeiros Passos, com foco na estimulação das funções executivas de crianças pré-escolares em situação de vulnerabilidade junto à ONG Novo Sertão – Piauí.   Atualmente dirige seus estudos à área da avaliação neuropsicológica, com ênfase em Leitura e Escrita. Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6644101125679963 

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre o livro “Superação: dislexia tem solução!”. O que motivou a escrevê-lo?

Este livro foi escrito para auxiliar crianças, adolescentes, adultos, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e família a perceber que embora a dislexia não tenha cura, pode ter solução. O livro foi escrito com base na minha vivência em sala de aula como professor do Ensino Fundamental I e da minha experiência clínica. Ao longo dos anos tenho percebido o sofrimento, mas também a alegria que vem da superação das dificuldades para aprender a ler e escrever. Creio que TODOS APRENDEM e me motiva muito imaginar que este livro pode ajudar alunos e seus familiares a descobrirem o seu potencial!

Para saber mais: https://www.educarcomevidencias.com/product-page/superacaoo-dislexia-tem-solucao

O livro acompanha um manual online para orientação acerca das possibilidades de uso do material, que pode ser acessado gratuitamente no site: https://www.educarcomevidencias.com/post/possibilidades-de-uso-do-livro-superacao-dislexia-tem-solucao

Fale-nos sobre o livro “Guia definitivo da alfabetização: aprenda quais são as principais habilidades que você precisa para ensinar a ler com sucesso!”.

Trata-se de um e-book, oferecido gratuitamente para os professores que participam do curso Master Class da Alfabetização. Neste curso, com certificação de 5 horas, são apresentados os fundamentos sobre como o cérebro aprende a ler e escrever com base em mais de 40 anos de pesquisas da Ciência da Leitura.

Seus estudos se voltam à área da avaliação neuropsicológica, com ênfase em leitura e escrita. Fale-nos um pouco sobre esse trabalho.

No período do mestrado e doutorado, desenvolvi a Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura – BACOLE, uma bateria de instrumentos para avaliação de diferentes componentes cognitivos que atuam no momento da leitura. A bateria é voltada para avaliação de alunos do 4º ao 9º ano do EF e apresenta 4 testes, cujas principais habilidades avaliadas são: compreensão de leitura de textos narrativo e expositivo, reconhecimento de palavras, compreensão oral e fluência de leitura de palavras isoladas e fluência de leitura de textos.

Atualmente, em parceria com a editora Memnon, tenho trabalhado no desenvolvimento dos manuais para disponibilização dos instrumentos da BACOLE para uso escolar, clínico e de pesquisa.

Você é o coordenador do Cume – Espaço de Desenvolvimento Cognitivo. Fale-nos sobre ele.

O Cume – Espaço de Desenvolvimento Cognitivo é uma clínica multidisciplinar onde atendemos crianças e adolescentes. Atualmente realizamos avaliação e intervenção nas áreas da Psicopedagogia, Neuropsicologia, Psicologia e Psicomotricidade. Nossa missão é descobrir e fazer prosperar todo o potencial de cada indivíduo que chega a nós. Nosso objetivo é ver cada criança ou adolescente chegar ao ápice, ao cume, do desenvolvimento cognitivo, emocional e acadêmico possível!

CIDA SIMKA

É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021) e Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023). Colunista da revista Conexão Literatura. 

SÉRGIO SIMKA

É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro se denomina Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023). 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *