O pediatra Roberto Cooper defende em livro que não existe manual para cuidar dos filhos
Reconhecido por sua competência e vasta experiência, aliadas a uma capacidade aguçada de reflexão, o pediatra Roberto Cooper reúne em A bula de cada criança uma coletânea de artigos com um ponto central: não existe uma fórmula universal para cuidar de crianças. Cada uma delas traz seu próprio “manual”, e é tarefa dos pais desvendá-lo.
Em textos leves e objetivos, com boa dose de humor, Cooper alerta para o excesso de informações e de especialistas sobre cada etapa do desenvolvimento infantil, o que pode gerar insegurança nos pais e fazê-los duvidar de suas próprias percepções.
– Os pais sabem muito mais sobre seus filhos do que imaginam. O papel do pediatra é o de apoiar, orientar e fornecer ferramentas para que eles possam exercer suas funções com confiança, paciência e criatividade. Pais confiantes tendem a criar filhos mais seguros e independentes – comenta Cooper.
Em um mundo onde os valores corporativos invadiram nossas vidas privadas, com famílias programando viagens de férias baseadas em custo-benefício ou escolhendo escolas em função do potencial de aprovação no Enem, Cooper defende uma visão de família mais afetiva, baseada no respeito e no prazer do encontro entre pais e filhos.
Os quase 40 textos do livro refletem o estilo de Cooper – seja no consultório, na docência ou liderando fóruns importantes de saúde –, ao promover uma prática pediátrica humanizada e informativa. Ele fala do comportamento dos bebês, de alimentação, das preocupações com cada fase das crianças, mas, sobretudo, orienta pais e mães a terem autonomia no dia a dia com seus filhos.
– É preciso dar mais valor à emoção. Os pais devem desconfiar de métodos que lhes tentam empurrar e esquecer a busca pela perfeição. E, uma vez livres desse peso, deixem fluir o amor que nos torna humanos – acrescenta.
Publicado pela Editora Máquina de Livros, A bula de cada criança chega em novembro às principais livrarias e sites do país, nos formatos impresso e digital.
FICHA TÉCNICA
Título: A bula de cada criança – O olhar humanista de um pediatra sobre como cuidar dos filhos sem receita pronta
Autor: Roberto Cooper
Editora: Máquina de Livros
Páginas: 200
Preços: R$ 68 (impresso) e R$ 45 (e-book)
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com