Gilberto Moretto nasceu em 25/07/1970 em São Carlos/SP. Em 1976, mudou-se para Lençóis Paulista/SP, onde residia sua família. Concluiu o curso de Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Marília/SP, em 1993.
Entre 1994 e 1997, cursou Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília/SP, obtendo o título de bacharel em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção/SP.
Foi ordenado padre pela Igreja Católica no ano de 1997. Em 2008, mudou-se para Roma, onde cursou mestrado em Teologia na Universidade Salesiana de Roma, obtendo o título de mestre em 2011. É um amante da literatura, filosofia e também apaixonado por tecnologia.
Em junho de 2022, publicou sua primeira obra intitulada “Das cavernas para o metaverso”, pela Editora Edições & Publicações. Em dezembro do mesmo ano, para comemorar os 25 anos de sacerdócio, publicou o livro “Meu cálice prateado”. Em 2023, pela mesma editora, publicou seu primeiro romance intitulado “Sete e o peso do existir”, um romance filosófico existencial.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Gilberto Moretto: Em 2022, publiquei meus dois primeiros livros. O primeiro é intitulado “Das cavernas para o metaverso”, no qual faço uma conexão entre tecnologia, filosofia, mitologia e literatura, com o objetivo de refletir sobre as mudanças que a vida em rede está trazendo para a nossa aventura humana neste planeta. O segundo livro, “Meu cálice prateado”, no qual apresento uma retrospectiva dos meus 25 anos de sacerdócio a partir de um “diálogo” com o Padre Antônio Vieira. Nele, abordo 25 temas nos quais faço uma pergunta para o Padre Vieira, e ele “responde” por meio de trechos de seus famosos sermões. Além disso, compartilho bastidores da vida de um padre.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Seven e o peso do existir”. Poderia comentar?
Gilberto Moretto: Em “Seven e o peso do existir”, o protagonista, Seven, se percebe “lançado na existência” e, por meio da filosofia, busca respostas que possam trazer um pouco de leveza diante do peso de sua existência. Ao mesmo tempo, ele procura pela mulher da sua vida e percebe que o número 7 insiste em aparecer em momentos significativos. O livro é um romance filosófico/existencial.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Gilberto Moretto: O romance é resultado de uma vida dedicada a estudos, leituras e reflexões. Com minha formação em filosofia e teologia, decidi apresentar no livro uma síntese das ideias filosóficas e teológicas que mais aprecio. Quanto ao tempo de escrita, levei aproximadamente 35 dias para concluí-lo.
Conexão Literatura: Poderia acrescentar um trecho que você acha especial em seu livro?
Gilberto Moretto: “Quando chegou em casa, ao olhar para seus livros, se partiu com uma obra de Nietzsche e lembrou-se que ele pensava totalmente diferente de Aristóteles. Segundo Nietzsche, o universo não é harmônico, mas um caos, onde forças opostas duelam entre si, para expandir e impor o seu poder. ” (p.48)
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no país?
Gilberto Moretto: A leitura no Brasil é um tema importante e controverso. Embora o país tenha avançado nas últimas décadas em relação ao acesso à educação e à cultura, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para promover uma cultura de leitura no país. Entre os motivos para a falta de interesse pela leitura, estão a preferência por outras atividades de lazer, a dificuldade de acesso a livros e a falta de incentivo e estímulo desde a infância. Penso que seja fundamental que a leitura seja vista como uma atividade prazerosa e enriquecedora. Em suma, a leitura no Brasil ainda enfrenta muitos desafios, mas há iniciativas e esforços para promover o hábito de ler e garantir o acesso aos livros em todo o país. É preciso continuar investindo nesse sentido para que a leitura se torne uma prática mais presente e valorizada na cultura brasileira.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Gilberto Moretto: Informações para compra do livro:
E-mail: gilbermoretto@hotmail.com
Celular: 55 4 99661 8696
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Gilberto Moretto: Tenho planos de iniciar a escrita de um novo romance em breve. Estou dedicando meu tempo para desenvolver uma história envolvente, com temas que despertem pensamentos profundos.
Perguntas rápidas:
Um livro: “A insustentável leveza do ser” de Milan Kundera
Um (a) autor (a): Nietzsche
Um ator ou atriz: Harrison Ford
Um filme: “Face a face com o inimigo”
Um dia especial: O lançamento do meu primeiro livro “Das cavernas para o metaverso” em 6 de junho de 2022.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Gilberto Moretto: Gostaria de expressar minha gratidão à revista por esta oportunidade de compartilhar minhas ideias e experiências no campo da literatura. Espero que nossa conexão perdure por muito tempo, permitindo o diálogo contínuo sobre o mundo literário. Acredito que a literatura tem um papel fundamental na nossa sociedade, pois nos transporta para novos universos, amplia nossos horizontes e nos faz refletir sobre a condição humana. Que a leitura continue a nos inspirar, desafiar e transformar.
Muito obrigado!