O lançamento do livro será feito pelo PodLetras e ocorrerá no dia 01/12
Sinopse
Em um mundo onde títulos e qualificações definem o valor de uma pessoa, ela se vê presa em um ciclo de invisibilidade. Mãe, esposa, dona de casa — essas não são suas escolhas, mas identidades que lhe foram impostas. Ao tentar se inserir no mercado de trabalho, um simples formulário se transforma em um labirinto de dúvidas, frustrações e reflexões sobre o papel de quem cuida sem ser visto, de quem ama sem receber reconhecimento.
A cada lacuna preenchida, a protagonista se vê confrontada com a cruel realidade de sua existência ignorada. A sociedade exige respostas rápidas e certezas absolutas, enquanto ela busca significado em meio a sua jornada invisível. Sem as palavras certas para se definir, luta para superar a sensação de inadequação e provar que seu valor vai muito além dos rótulos e qualificações que a aprisionam.
Entre a maternidade e a busca por um espaço próprio, ela descobre que sua força reside em ser muito mais do que um título ou uma definição. “O Peso da Inexistência” é uma história de resistência silenciosa, sobre quem se recusa a ser meramente descrito por um cargo, e que, mesmo sem reconhecimento, continua a preencher as páginas da própria vida. É uma reflexão profunda sobre as pressões sociais, o valor do trabalho invisível e a busca por uma identidade que transcenda as expectativas impostas.
Editora: Selo Podletras
Gênero: Ficção Contemporânea
Ano de lançamento: 2024
Páginas: 170
Sobre a Autora: Amélia Greier
Amélia Greier é o pseudônimo literário de Carolina Frutuozo, escritora paulistana radicada em São Carlos-SP. Como autora, recebeu a medalha Adélia Prado da Academia Feminina Mineira de Letras, em 2019, e participou da publicação coletiva do livro “(Con)ciência. Historias de la ciencia brasileña”, promovido pela Universidade de Salamanca em parceria com a FIOCRUZ, em 2021. Em 2024, publicou o seu primeiro livro infantil, “Bem-te-vi, uma lição que bem ouvi”, pela Editora Ases da Literatura.
“O Peso da Inexistência” é seu romance de estreia, que nasceu a partir da conquista do segundo concurso de contos do projeto Podletras, um podcast voltado para o universo literário e artístico, formado pelos escritores César Costa e Will Santos. A obra é um testemunho tocante de quem vive à margem das próprias escolhas e busca um lugar de pertencimento em meio à pressão de ser definida por títulos e papéis sociais.
Trecho da Obra:
“Consternada, a mulher ocupou-se em juntar os próprios cacos, enquanto demonstrava alegria pelos filhos. Uma conquista tão solitária quanto seu título. Clandestinamente, lutou contra o sentimento egoísta e imaturo que a torturava por não estar naquele parque, nem ter comprado aquele maldito detector. Eles mesmos terceirizaram o cuidado dos filhos, então, não podiam reclamar da falta de vínculo. Conseguiu vencer a batalha contra os sentimentos que a flagelavam, apenas quando percebeu que não tinha culpa, nem escolha. Sequer tinha liberdade. Aceitara o título e a vida que o acompanhava. Perto das dez, João e Pedro foram sozinhos para a cama, pois a avó lhes dissera que já eram homens feitos e precisavam dormir sem os pais. Carlos permaneceu no computador até tarde, aperfeiçoando o trabalho da máquina. Rodeada de ausências, a mulher se deitou sozinha. No hiato entre ser mãe, esposa, doceira e operadora de caixa, só havia solidão.”
Destaques do Livro:
Vencedora do Segundo Concurso de Contos Podletras
“O Peso da Inexistência” foi desenvolvido a partir do reconhecimento literário da autora no concurso promovido pelo Podletras, um podcast voltado para fomentar o cenário literário e a expressão artística no Brasil.
Exploração Profunda da Invisibilidade Social
O romance aborda o impacto das expectativas sociais e dos rótulos impostos às mulheres em papéis tradicionalmente silenciosos, explorando de forma sensível e corajosa a busca de uma identidade que transcenda títulos.
Temas Contemporâneos e Relevantes
Com um olhar afiado e empático, Amélia Greier aborda a maternidade, o trabalho invisível e a pressão para se enquadrar em papéis sociais rígidos, oferecendo uma perspectiva necessária e atual para o cenário literário contemporâneo.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com