Com uma narrativa bem-humorada, novo livro de Alê Motta mostra que o processo de crescer pode ser tão divertido quanto difícil
Enquanto veste seu uniforme, Zé escuta os berros da mãe, as reclamações da irmã mais velha, as cantorias da irmã mais nova, as notícias da TV e as broncas do pai ao telefone. É mais uma manhã normal em família.
É com a descrição desse amanhecer agitado que Alê Motta abre o seu livro O menino que sabia fingir, lançamento da PeraBook Editora, com ilustrações de Vitor Hima.
Ao longo da narrativa, acompanhamos o cotidiano de Eusébio – o Zé –, que, em um primeiro momento, parece não se abalar com as confusões de seu entorno, afinal, ele é “ótimo em fingir”.
A descoberta do amor e um acontecimento trágico, no entanto, abalam essa sua capacidade, e o pré-adolescente se vê obrigado a lidar com questões complexas.
Conforme questiona Alê Motta, como será que ele vai encarar “as frustrações e as perguntas sem respostas da vida?”. Descubra nessa obra que aborda, com muito bom humor, as dificuldades e as belezas da vida e do amadurecimento.
A autora
Alê Motta nasceu em São Fidélis, no interior do Rio de Janeiro. Para construir o Zé, se inspirou em suas duas sobrinhas, uma ainda criança e outra adolescente. A autora é arquiteta, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Despontou como escritora com suas micronarrativas.
O ilustrador
Vitor Hima desenhou o Zé, com seus cabelos enrolados que não gostam de ver pente. Ele é ilustrador e designer gráfico. Formou-se em Comunicação – Rádio e TV pela Unesp e em Design pela Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia. Já atuou como produtor de audiovisual e hoje se dedica à ilustração.
Ficha técnica
O menino que sabia fingir
Autora: Alê Motta
Ilustrador: Vitor Hima
Editora: PeraBook
ISBN-13: 9786561210102
Ano: 2024
Páginas: 52
Preço sugerido: R$ 60
Com audiodescrição e acessibilidade em Libras
Sobre a PeraBook Editora: A PeraBook Editora, do Grupo Elo Editorial, foi criada com o objetivo de levar para a literatura infantojuvenil temas contemporâneos importantes por meio de projetos de leitura. Seu catálogo se baseia em debates fundamentais, como a necessidade de se voltar para educação socioemocional e a de promover o respeito à diversidade e à pluralidade de ideias.
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com