Anildes Regina Frazão Ribeiro, maranhense, natural da cidade de São Bento. É escritora, membro da Academia São-bentuense de Letras e da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes. É professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, no ensino médio e em cursos pré-vestibulares. Fundadora e presidente da empresa cultural Le Arte, uma instituição que promove projetos de fomento da cultura maranhense.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Anildes Ribeiro: Minha relação com a literatura começou na adolescência. Sempre gostei de escrever poemas e me encantava ao ler versos, principalmente sobre a natureza e o amor.
Conexão Literatura: Você é coautora do livro “É Primavera – Poesia em Quatro Estações”, que será lançado na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro. Poderia comentar?
Anildes Ribeiro: Esse é um lindo projeto da editora Lura pelo qual me apaixonei, a partir do 1º contato. Como eu disse anteriormente, sempre tive um olhar contemplativo pela natureza. Existe beleza maior do que expressar esse olhar? Então, aceitei o desafio de escrever sobre a “primavera em meus olhos” e para minha alegria, os dois poemas que escrevi foram aprovados pela editora. A publicação contará com autores de todo o Brasil e lançaremos na Bienal do Rio, numa tarde de autógrafos. Estou muito feliz com esse projeto.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu texto para participação no livro?
Anildes Ribeiro: O meu processo de criação é muito espontâneo. A inspiração vem e eu coloco no papel o que sinto, as minhas percepções… Na verdade, eu já tinha escrito os dois poemas. Fiz apenas alguns ajustes mas nada que perdesse a essência original do que queria expressar quando os escrevi.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu texto que integra o livro “É Primavera – Poesia em Quatro Estações”?
Anildes Ribeiro: Gosto muito dos versos “Na primavera em meus olhos/ há amores, dores /dissabores e pendores / Cantos e encantos / Flores e cores”
Conexão Literatura: Como analisa a questão da leitura no país?
Anildes Ribeiro: O acesso à leitura ainda é um desafio para nós, por diferentes causas, muito embora com todas as ferramentas de informação, que teoricamente garantem esse acesso, vejo um aspecto preocupante: estamos desenvolvendo uma impaciência cognitiva e isso não favorece a leitura crítica. Se não há leitura crítica, não há engajamento.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Anildes Ribeiro: O livro será lançado oficialmente na Bienal do Rio e estará disponível na livraria da Lura ou pelo site www.livrariadalura.com.br . Também estou como autora em outras publicações e o público pode saber mais pelo meu Instagram @anildesregina ou @oficial_learte ou ainda entrar em contato com minha assessoria pelo e-mail assessoriaanildesregina@gmail.com.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Anildes Ribeiro: Sim. Ainda este ano, lançarei um novo livro com minha equipe da Le Arte, além de eventos culturais com artistas maranhenses.
Perguntas rápidas:
Um livro: Ou isto ou aquilo
Um (a) autor (a): Cecília Meireles
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Avatar – O Caminho da Água
Um dia especial: Todo dia é especial. É questão de saber enxergar.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Anildes Ribeiro: Aguardo vocês na Bienal do Rio, dia 04 de setembro, tarde de autógrafos, lançamento da Antologia “É primavera – poesia em 4 estações”. Muito obrigada!