A quinta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece no Brasil entre os dias 04 a 10 de outubro de 2024. A programação, pensada para os públicos adulto e infantil – contempla criações femininas em música, teatro, dança, circo e literatura. O acesso a todos os eventos é gratuito.

Uma Sessão de Autógrafos foi programada para o dia 05/10, às 17h30, no Teatro Paulo Eiró, que fica na Av. Adolfo Pinheiro, 765, na zona sul de São Paulo. O evento conta com presença das escritoras Denise Mello, autora de A Mulher na Canção: a Composição Feminina na Era do RádioPaloma Franca Amorim, autora de Eu Preferia Ter Perdido Um Olho e O Oito, e de Vanessa Passos, que autografa A Filha Primitiva e A Mulher Mais Amada do Mundo. A Livraria Africanidades,representada por sua idealizadora Ketty Valencio, também participa com títulos que trazem narrativas pretas.

Autógrafos – Denise Mello – Foto divulgação

Denise Mello apresenta A Mulher na Canção: a Composição Feminina na Era do Rádio (Machine Editora, 2022), que descreve a trajetória composicional de 18 compositoras brasileiras, 15 delas da Era de Ouro do Rádio, e três com produção a partir do final do século XIX. A autora inclui compositoras como Dolores Duran e Maysa, e outras que, mesmo fazendo sucesso em sua época, como Carolina Cardoso de Menezes e Marília Batista, ficaram à margem da nossa história. Denise traz fatos marcantes de suas carreiras, com a transcrição de cerca de240 trechos de letras e links para ouvir suas canções. Denise Mello – pós-graduada em Canção Popular na Faculdade Santa Marcelina – é cantora, compositora, violonista, professora de canto popular e musicalização para bebês e locutora. Gravou os álbuns Nada que se Sente É em Vão (2011), do qual a canção “Fica em Segredo” (Alexandre Leão, Manuca Almeida e Carlos Colla) fez parte da trilha da novela Cúmplices de Um Resgate (SBT). Nas redes: @denisemellovoz.

Paloma Franca Amorim nasceu em Belém do Pará. É escritora, dramaturga e ilustradora. Em 2017, lançou seu primeiro livro de contos, Eu Preferia Ter Perdido Um Olho, pela Alameda Casa Editorial. Em 2021, seu primeiro romance, O Oito, foi publicado pela mesma editora. Além disso, integrou antologias literárias como O Amanhã Cheio de Histórias (FTD) e Abrindo a Boca, Mostrando Línguas (Editora Paralelo13s). No campo da dramaturgia, é autora da peça 7PISOS, apresentada pelo grupo paulistano Folias d’Arte, em 2022. Atualmente, integra a equipe de coordenação da Escola Livre de Teatro de Santo André. Nas redes @palomafrancaamorim

Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS). É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos, do Encontro Nacional de Escritoras e da Mentoria Voz Empreendedora. Lidera a maior comunidade de escritoras que têm voz em mais de 10 países, orientando centenas de mulheres a escrever, publicar e divulgar seus livros. Seu romance de estreia, A Filha Primitiva, venceu os prêmios Kindle de Literatura (2021), Jacarandá (2022) e Mozart Pereira Soares de Literatura (2023), e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções. É colunista do PublishNews. O livro de contos A Mulher Mais Amada do Mundo (2020) aborda as diversas personagens femininas. A morte, a solidão, o prazer, o amor, o ódio estão no cotidiano dessas mulheres que vivem, morrem e renascem para si mesmas, seus desejos e suas pequenas vinganças. Nas redes: @vanessapassos.voz.

Livraria Africanidades é um empreendimento de pequeno porte, idealizado por Ketty Valencio,localizado na zona norte de São Paulo, cujo acervo é especializado em narrativas pretas, principalmente produzidas por mulheres pretas. Sua missão é “promover o resgate e a valorização das identidades negras brasileiras e africanas por meio do universo dos livros e da cultura”, para assim ser uma ferramenta facilitadora do processo de emancipação coletiva. Nas redes: @clubenegrita.

Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2024, o Festival das Marias no Brasil tem idealização e organização das portuguesas CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura, contando com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Esta edição foi contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo 21/2023 – Difusão Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

FICHA TÉCNICA – Direção geral: Adriana Belic. Direção artística: Bel Toledo. Consultoria internacional: Antônio Revez. Curadoria/Música: Sergio Mendonça – Pôr do Som.  Curadoria/Literatura: Raquel Oliveira. Coordenação de produção: Mili Slikta. Produção: Arthur Maia, Hugo Belo, Mari Campos, William Ramos. Operação de som: Danilo Iwakura. Operação de luz: Igor Sully. Filmagem e fotos: Leticia Aoki. Supervisão de vídeos: Ledok. Site – criação: Agência Maria. Site/manutenção:  Oré Design Studio. Concepção gráfica: Ana Rodrigues – Workhouse Design. Artes digitais:Alexandre Caetano – Oré Design Studio. Assessoria em mídias: Platea Comunicação e Arte. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Idealização e organização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar, Belic Arte.Cultura. Apoio institucional: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Realização: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo do Estado de São Paulo.

SERVIÇO | PROGRAMAÇÃO

Evento: Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino 2024

Data: 04 a 10 de outubro de 2024

Acesso gratuito em toda a programação.

Programação e informações: www.festivaldasmarias.com.br e @marias.festival.

04 e 05/10 – São Paulo/SP

Local: Teatro Paulo Eiró

Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro.

Tel.: (11) 5546-0449. Capacidade: 467 lugares.

04/10 (sexta)

19h30 – Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras, com Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã (circense-musical)

20h – Orquestra Sanfônica de São Paulo (música)

05/10 (sábado)

16h – Alice no Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas, com Grupo Arte Simples de Teatro (teatro infantil)

17h30 – Sessão de Autógrafos, com Denise Mello, Paloma Franca Amorim, Vanessa Passos e títulos daLivraria Africanidades, com Ketty Valencio (literatura)

19h – O Nome Mais Belo do Medo, com Sofia Ó (dança)

20h30 – Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras, com Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã (circense-musical)

21h – Cantares, com Cida Moreira (música)

06/10 – São José do Rio Preto/SP

Local: Cristiana de Freitas Ateliê de Arte e Restauro

Rua Teixeira de Freitas, nº 255 – Vila Ercília.

17h às 19h – Ateliê Aberto (artes visuais, roda de conversa)

04 a 10/10 – Online

Local: YouTube/@FestivaldasMarias

19h: Série Vozes Negras

04/10 – Josyara convida Luê (show)

05 a 09/10 – videoclipes: A Quatro Vozes (Amor Não se Compra), Luana Bayô (Senhora das Ventanias), Adriana Moreira (Inaê), Fanta Konatê (Malouyamé), Ana Maria Carvalho (Ciranda Pequena), Kennya Macedo (Viva São Jorge Guerreiro) e Raquel Tobias (Flor Misteriosa)

10/10 – Clarianas – em Xirê (show)

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *