Ben Franz (Benno Franz Kialka) nasceu na Alemanha em 1948. Mora no Brasil desde 1960 e é brasileiro naturalizado. É graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, com mestrado acadêmico obtido na Universidade de Pittsburgh, EUA. Atuou na profissão de Administrador por 36 anos, em empresas multinacionais, e por isso morou fora do Brasil por sete anos. Diplomou-se Psicanalista pelo IBCP-SP e desde 2012 exerce a profissão de psicoterapeuta, com atendimento presencial ou virtual. Reside em Itajubá, MG.  

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Ben Franz: Redigir textos em alemão, inglês ou português sempre foi uma de minhas atividades profissionais. 

Conexão Literatura: Você é autor do livro “33 crônicas de um psicanalista”. Poderia comentar? 

Ben Franz: O livro é o resultado de minhas observações sobre a vida, no plano individual e no plano coletivo, e na perspectiva psicanalítica formada em centenas de sessões terapêuticas. Chega a ser um livro de dicas para um viver mentalmente saudável.  

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Ben Franz: A inspiração deriva da conscientização dos meus pensamentos, o que leva à formulação de teses, hipóteses ou meros pontos de vista, que acabam sendo instrumentos de estímulo à reflexão de meus pacientes psicanalíticos ou de leitores de meu livro.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do livro especialmente para os nossos leitores?  

Ben Franz: “A Força de Vontade é uma energia, mas, ao mesmo tempo, é um bem escasso. Ela precisa ser gerada e isso pode ser bem difícil. Parcela considerável da população não consegue planejar a vida. Geramos a Força de Vontade com os nossos pensamentos conscientes. Quando conseguimos nos lembrar conscientemente dos pensamentos que temos e conseguimos transformá-los em ações comportamentais, incorporamo-los em nosso acervo intelectual. Esse acervo torna-se a fonte à qual recorremos quando conscientemente estabelecemos os objetivos que queremos alcançar para vivermos felizes.”

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Ben Franz: O livro está disponível no comércio livreiro, em edição física ou eletrônica. Para um “insight” mais profundo em quem sou eu, sugiro a navegação pelos instrumentos internet e redes sociais.

Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?

Ben Franz: Persistam no objetivo de divulgar suas ideias quando estiverem certos de que sejam úteis à sociedade.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Ben Franz: Continuo a escrever novos textos regularmente, até porque sou membro da Academia Itajubense de Letras e, quiçá, poderão ser agrupados em um novo livro: “Mais 33 crônicas…”?

Perguntas rápidas:

Um livro: “Se eu pudesse viver minha vida novamente”, de Rubens Alves. Leitura atual.

Um ator ou atriz: Julia Roberts.

Um filme: O poderoso chefão.

Um hobby: Canto coral, leitura e ouvir boa música.

Um dia especial: Todo dia é especial quando sabemos viver racional e conscientemente.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Ben Franz: Para termos uma boa qualidade de vida precisamos nos entender. A Psicanálise torna isso possível.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *