A área faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBVC), que neste ano completa 30 anos desde sua criação
Na sexta-feira, dia 30 de agosto, a Bela Vista Cultural – editora e produtora paulistana voltada ao lançamento de ações de impacto social – levará um grupo de 40 alunos e professores do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.° Carlos de Laet, de São Paulo, SP, até o Parque Estadual do Juquery, no município de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo.
Criado em 1993 com o intuito de conservar importantes remanescentes de vegetação nativas existentes na antiga Fazenda Juquery, tombada pelo Condephaat em 1989, assim como para preservar as áreas de mananciais do Sistema Cantareira, o local – sob gestão da Fundação Florestal -, possui uma área de mais de dois mil hectares e preserva espécies da Mata Atlântica e do último fragmento de Cerrado da região metropolitana de São Paulo. O símbolo do parque é justamente a seriema, uma ave típica deste bioma, que os visitantes costumam avistar ao percorrer a trilha do Ovo da Pata, um dos maiores atrativos do parque, com 14 km de extensão.
O passeio deve se iniciar às 8h30 e terá cerca de 4 horas de duração. Os alunos e professores serão guiados pelos monitores do Parque e poderão conhecer o Núcleo de Educação Ambiental; a Escada de Pneus, com seus 208 degraus; os mirantes Dos Lagos e o de Observação; além de realizar três trilhas: Yu-query, trilha dos Lagos e a Nascente do Cerrado. Também merece destaque nessa programação o Quiosque do Carcará, onde, além da contemplação, os visitantes poderão saber mais sobre os diferentes biomas locais. A atividade terminará no bosque, em uma rápida confraternização que será seguida de um piquenique comunitário.
A ação faz parte da mais nova iniciativa educacional desenvolvida pela Bela Vista Cultural: “Arco da Vida – A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo”, que deu origem a um livro e a um projeto mais abrangente, criado com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca da importância da reserva e das áreas protegidas, tanto públicas como privadas, ao mesmo tempo em que discorre sobre a conservação do meio ambiente e os desafios impostos pelas mudanças climáticas e o reconhecimento de pautas ambientais sustentáveis.
Serviço:
Data: 30 de agosto, a partir das 8h30
Local: Parque Estadual de Juquery | Rua Miguel Segundo Lerussi, s/n, Parque Industrial, Franco da Rocha, São Paulo
Sobre a Bela Vista Cultural
Fundada em 2016, por Renan Cyrillo e Caio Itri, a Bela Vista Cultural é uma editora, produtora cultural e consultoria especializada no desenvolvimento de projetos de forte impacto social. Desenvolve iniciativas culturais, educacionais e de responsabilidade social, voltadas à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, em áreas como cultura, educação, meio ambiente, artes plásticas e patrimônio.
A empresa idealiza e desenvolve livros, cartilhas pedagógicas, exposições, filmes, palestras e cursos, a depender da temática e formato de cada um dos seus projetos culturais, mas todos possuem uma característica em comum: parte da distribuição desses materiais e o acesso às atividades complementares são ofertados gratuitamente aos professores e alunos da rede pública de ensino no Brasil, estimulando o diálogo e a continuidade das iniciativas abordadas nesses projetos. A Bela Vista Cultural acredita que a educação é o pilar fundamental para a transformação da sociedade, uma vez que impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social.
@belavistacultural
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com