Fale-nos sobre você.

Graduada em Secretariado Executivo, Pedagogia, Terapias Integrativas de Saúde, Psicopedagoga Empresarial, especialista em Capital Humano, pós-graduanda em Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Humano. Terapeuta Sistêmica (master em PNL, Life e Positive Coach), Terapeuta Transacional, Docente de Educação Profissional na área de bem-estar no Senac-SP, Palestrante e Treinadora Comportamental, Escritora e Psicanalista em formação. Tenho como principal propósito contribuir, por meio dos livros, palestras, treinamentos e aulas, na formação de profissionais mais autônomos, seguros e com uma comunicação verdadeiramente de excelência!

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre o livro “Comunicação de excelência”. O que motivou a escrevê-lo?

Meus livros anteriores são todos com foco no comportamento e uma das competências mais necessárias e difíceis, na minha opinião, sempre foi a comunicação. Portanto, falar sobre este tema sempre foi de grande relevância para mim, pois, pela minha experiência profissional e de inúmeras formações, percebo o quanto os profissionais (independentemente da área de atuação) têm dificuldade em transmitir sua mensagem com autoconfiança e clareza. Portanto, escrever este livro, com dicas diárias para que, minimamente, possamos melhorar a nossa comunicação, foi a maior motivação, mostrar para as pessoas que, independentemente da nossa área de formação, é preciso prestar atenção na maneira pela qual transmitimos e recebemos a mensagem, para a construção de relações mais sólidas e assertivas na vida e carreira.

As pessoas têm se comunicado de forma assertiva?

Infelizmente não vejo assertividade na forma pela qual as pessoas se comunicam, se as pessoas não respeitam verdadeiramente a opinião do outro, mesmo que seja uma opinião totalmente diferente daquilo que pensamos ou almejamos, a comunicação já não acontece de maneira assertiva. É preciso, mais do que nunca, desenvolvermos tolerância, escuta sem julgamento e desenvolvermos nossa autoestima, ou seja, precisamos desenvolver várias competências comportamentais para que, de fato, possamos nos comunicar com maior gentileza e excelência. É possível? Sim, com certeza, mas é preciso querer aprender, treinar e melhorar diariamente.

Fale-nos sobre seu trabalho no Senac.

Atuo como docente de educação profissional na área de bem-estar. Contribuo para o ingresso dos alunos ao mercado de trabalho, por meio de cursos técnicos, livres e de especialização. Como Educadora, sempre busquei ir muito além do ensinar a conhecer e fazer, vejo que o SER é o grande diferencial competitivo, é o que nos torna únicos como pessoas e também como profissionais, portanto, ensino no meu dia a dia em sala de aula a importância de fortalecermos nossa marca pessoal por meio de uma comunicação com autorresponsabilidade, autenticidade e autoconfiança!  

Link para o livro:

https://lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/comunicacao-de-excelencia-nao-e-bicho-de-sete-cabecas.html

CIDA SIMKA

É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA

É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *