Fale-nos sobre você.
Graduada em Secretariado Executivo, Pedagogia, Terapias Integrativas de Saúde, Psicopedagoga Empresarial, especialista em Capital Humano, pós-graduanda em Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Humano. Terapeuta Sistêmica (master em PNL, Life e Positive Coach), Terapeuta Transacional, Docente de Educação Profissional na área de bem-estar no Senac-SP, Palestrante e Treinadora Comportamental, Escritora e Psicanalista em formação. Tenho como principal propósito contribuir, por meio dos livros, palestras, treinamentos e aulas, na formação de profissionais mais autônomos, seguros e com uma comunicação verdadeiramente de excelência!
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre o livro “Comunicação de excelência”. O que motivou a escrevê-lo?
Meus livros anteriores são todos com foco no comportamento e uma das competências mais necessárias e difíceis, na minha opinião, sempre foi a comunicação. Portanto, falar sobre este tema sempre foi de grande relevância para mim, pois, pela minha experiência profissional e de inúmeras formações, percebo o quanto os profissionais (independentemente da área de atuação) têm dificuldade em transmitir sua mensagem com autoconfiança e clareza. Portanto, escrever este livro, com dicas diárias para que, minimamente, possamos melhorar a nossa comunicação, foi a maior motivação, mostrar para as pessoas que, independentemente da nossa área de formação, é preciso prestar atenção na maneira pela qual transmitimos e recebemos a mensagem, para a construção de relações mais sólidas e assertivas na vida e carreira.
As pessoas têm se comunicado de forma assertiva?
Infelizmente não vejo assertividade na forma pela qual as pessoas se comunicam, se as pessoas não respeitam verdadeiramente a opinião do outro, mesmo que seja uma opinião totalmente diferente daquilo que pensamos ou almejamos, a comunicação já não acontece de maneira assertiva. É preciso, mais do que nunca, desenvolvermos tolerância, escuta sem julgamento e desenvolvermos nossa autoestima, ou seja, precisamos desenvolver várias competências comportamentais para que, de fato, possamos nos comunicar com maior gentileza e excelência. É possível? Sim, com certeza, mas é preciso querer aprender, treinar e melhorar diariamente.
Fale-nos sobre seu trabalho no Senac.
Atuo como docente de educação profissional na área de bem-estar. Contribuo para o ingresso dos alunos ao mercado de trabalho, por meio de cursos técnicos, livres e de especialização. Como Educadora, sempre busquei ir muito além do ensinar a conhecer e fazer, vejo que o SER é o grande diferencial competitivo, é o que nos torna únicos como pessoas e também como profissionais, portanto, ensino no meu dia a dia em sala de aula a importância de fortalecermos nossa marca pessoal por meio de uma comunicação com autorresponsabilidade, autenticidade e autoconfiança!
Link para o livro:
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024).
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com