Giovanna Pezzolato nasceu em 2001 em São Paulo. Começou a ler desde cedo por influência do avô e não demorou a começar a escrever, publicando em antologias desde os 14 anos, passeando por diversos gêneros da literatura.
É formada em Cinema e Audiovisual, que atualmente é uma de suas maiores paixões e foi tentando coincidir a literatura com a sétima arte que lançou os livros: 8 (contos) e meio e Contos Fora de Série pelo selo Simbiose. Também publica críticas e dicas de cinema semanalmente na página do Instagram Odeio Cinéfilo.
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre o livro.
Amelie acabou de largar tudo para seguir seu maior sonho: ser escritora. Mas enquanto se concentra em sua história, sua cidade natal sofre nas mãos de um sequestrador. Ela tenta se esquivar ao máximo disso até que descobre que a mais recente vítima é sua melhor amiga, Helena. Agora, Amelie precisa resgatá-la antes que o caso seja arquivado por falta de provas. Em uma cidade cheia de mistérios e segredos, a jovem não medirá esforços para conseguir o que deseja. Será que ela vai conseguir resgatá-la, sendo que tudo que tem é a fresta de uma porta?
O que motivou a escrevê-lo?
Eu sempre quis escrever suspense, desde o meu primeiro contato com a Agatha Christie.
Quando surgiu a oportunidade de finalmente focar em uma história de mistério, a ideia do livro se formou em minha cabeça após ouvir a música No Body, No crime, da cantora Taylor Swift. A música tem um ideal feminista bem forte e a ideia de vingança. Juntando esses temas, comecei a escrever A Fresta, onde aposto em um drama e em uma crítica ao machismo, utilizando do suspense policial.
Fale-nos sobre o projeto no Catarse.
É a minha primeira vez utilizando a plataforma, mas a Editora Alarde já está acostumada a financiar projetos pelo site e todos me asseguraram que era uma forma bem legal e segura de colocar meu livro no mundo.
No Catarse, além de você fazer parte da concepção do livro, você recebe diversas recompensas especiais que fazemos especialmente para a campanha.
Fale-nos sobre seus outros livros.
Antes de A Fresta, eu era apenas uma contista, já que sempre explorei os contos e as crônicas como histórias curtas que podem tocar rapidamente o coração do leitor.
Passeei por diversas coletâneas temáticas e em 2021 eu lancei o livro 8(contos) e meio, um livro que reúne nove contos que se inspiram em nove filmes diferentes, cheios de easter eggs e que exploram a comédia e o drama. Em 2023, eu lancei a sequência, inspirada em séries e programas de TV, o Contos Fora de Série.
Sempre tento conciliar o cinema com a escrita em minhas histórias e fico feliz que consegui fazer isso com A Fresta também.
Link para o projeto no Catarse: https://www.catarse.me/afresta
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024).
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com