Uma homenagem imersiva ao gênio da cultura brasileira
No coração de João Pessoa, o museu LUZZCO lançou, em abril, uma jornada imersiva que promete mergulhar os espectadores nas origens e na obra de um dos maiores ícones da cultura brasileira: Ariano Suassuna. Sob o título “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, este espetáculo inovador não apenas celebrará a vida e o legado do escritor, dramaturgo e poeta, mas também oferecerá uma experiência sensorial e física única para o público.
A jornada imersiva promete transportar os espectadores através das diferentes facetas da vida e da obra de Suassuna, oferecendo vislumbres de momentos íntimos e raros, como o traje que ele usava e a cadeira em que costumava sentar-se para contar suas histórias. João Suassuna, neto do escritor e uma das mentes criativas por trás da exposição, compartilhou insights sobre o processo de elaboração e montagem: “Costumo dizer que essa é a empreitada mais trabalhosa que entrei, mas também, na mesma medida, a mais prazerosa”, relatou ao Portal de Notícias e Serviços de Turismo.
A itinerância do espetáculo, que começou na Paraíba e seguirá para Pernambuco, reflete não apenas as raízes do artista, mas também sua influência em todo o Brasil. João compartilhou a intenção de levar o espetáculo para além das fronteiras nacionais, revelando convites para apresentações até fora do país.
O Grupo Officina, destaca-se como um importante difusor da cultura nordestina. Além disso, apoia o museu LUZZCO e não poderia deixar de fazer parte dessa homenagem. Adeilton Pereira, cofundador do Grupo, ressalta: “Participar de um projeto tão grandioso é motivo de grande honra para nós. Ariano representa de forma única a riqueza e a alegria do nordeste”.
A exposição imersiva não se limita apenas à contemplação passiva, mas também inclui atividades especiais, como a aula-espetáculo ‘Na Trilha do Mestre’, ministrada pelo neto do autor. Espera-se que essa experiência não só preserve o legado de Ariano Suassuna, mas também inspire uma nova geração de admiradores da cultura brasileira. “Somos loucos, loucos em querer realizar, loucos de querer regar na nossa aldeia e levar para frente o Nordeste que dá certo, o Nordeste que inspira. Eu tinha o sonho de fazer algo relacionado a Ariano. Conversando com João, vi que ele também desejava algo diferente de tudo o que já tinha visto, já que vive Ariano diariamente. Unimos nossos desejos e o resultado foi essa maravilhosa exposição”, declara Jader França, CEO do LUZZCO.
Com essa homenagem à vida e à obra de Ariano Suassuna, o LUZZCO não apenas celebra um dos maiores talentos do Brasil, mas também reafirma o valor da cultura e da arte em nossa sociedade. Como ressalta João Suassuna, “Ariano é um dos grandes da nossa história e está tendo uma homenagem na mesma medida de sua dimensão”.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com