Claudia Zuppini Dalcorso – Foto divulgação

Doutora e mestre em Educação pela PUC-SP é formada em Pedagogia com especialização em Ensino Fundamental pela FEUSP/USP e em Gestão Escolar pela UFABC.

Tem 30 anos de experiência em educação como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e diretora de escola. Atuou na assessoria de planejamento na Secretaria de Educação de Diadema, como consultora educacional em vários projetos voltados para gestão escolar e formação de professores/as. Foi professora no curso de pós-graduação para gestores/as escolares na Universidade Anhembi-Morumbi e no programa Parfor pela PUC/SP. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita.

Foi Conselheira Consultiva da Associação Nova Escola. É integrante do Programa Talentos da Educação da Fundação Lemann. Escritora de livros e artigos para revistas e blogs. Cofundadora da Elos Educacional e atua na direção de programas de formação de professores/as e gestores/as.

Na Elos Educacional trabalha na gestão dos negócios, além de contribuir com a construção de materiais conceituais dos programas que são desenvolvidos, sempre buscando introduzir inovações na área educacional.

Livros

Foi autora do livro: O planejamento estratégico: um instrumento para o gestor de escola pública. Publicado em 2012 pela editora Paco. Este livro foi o resultado da sua dissertação de mestrado e faz uma reflexão sobre o papel do/a gestor/a escolar na perspectiva do/a profissional que entende a qualidade da educação como a promoção da aprendizagem dos/as estudantes, e o uso do planejamento estratégico como instrumento gerencial para promover melhor desempenho na gestão dos processos internos da escola.

Organizou mais 3 publicações:

Caminhos para uma gestão inovadora, 2015

Este livro é o resultado de estudos e vivências da equipe de formadores/as da Elos Educacional, uma equipe atuante na escola, pesquisando e formando educadores/as com o propósito de contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira; ele apresenta temas relevantes para quem atua na gestão escolar, tanto na coordenação quanto na direção das escolas, como a formação continuada dos/as professores/as.

Formação de professores, 2016

Este livro é o resultado de uma coletânea de artigos de profissionais da área de educação, empenhados/as na pesquisa de boas práticas de formação de professores/as na busca de resultados transformadores na qualidade da educação do nosso país.

Elos da Interseccionalidade: em busca de justiça social e equidade, 2024

Este livro é uma compilação de textos elaborados pelo Núcleo de Estudos da Elos Educacional, dedicado a investigar minuciosamente a temática, comprometido em analisar as intricadas relações identitárias e as diversas dimensões de desigualdade presentes em nossa sociedade.

Após a pandemia, ficou evidente a urgência de fortalecer os estudos sobre equidade racial, especialmente diante do aumento das desigualdades em diversos aspectos sociais. Nesse contexto, a compreensão da interseccionalidade avançou rapidamente, destacando a necessidade de ir além dos estereótipos simplistas e considerar as complexas interações entre diferentes formas de opressão enfrentadas por nossos/as estudantes e pela sociedade em geral.

É imprescindível adotar uma abordagem que promova uma cultura antirracista, reconhecendo e combatendo não apenas o racismo, mas também outras formas de discriminação, como a luta das mulheres pela igualdade de gênero, a discussão sobre sexualidade nas salas de aula, o combate à LGBTfobia nas escolas e a reflexão sobre o capacitismo, etarismo e valorização da cultura indígena. Além disso, é essencial promover um ambiente inclusivo que acolha pessoas em situação de refúgio, reconhecendo e respeitando suas experiências e identidades. Essa abordagem holística é fundamental para construir uma educação verdadeiramente equitativa e justa para todos.

Gostaria de responder sobre a minha pesquisa do doutorado.

Desde que saí do cargo de gestora escolar, tenho estado profundamente envolvida em minha jornada acadêmica sobre este tema. Completei dois cursos de pós-graduação lato sensu, um na USP e outro na Universidade Federal do ABC, ambos os programas foram dedicados ao estudo da gestão escolar. Além disso, prossegui com minha formação acadêmica realizando mestrado e doutorado, também com enfoque em gestão escolar. Essa experiência profissional foi profundamente impactante para mim. Sempre acreditei que a posição de gestora escolar tinha o potencial de promover grandes transformações na realidade educacional. Ao mesmo tempo, reconhecia que era um papel complexo, que demandava do/a profissional uma ampla gama de competências e habilidades para lidar com os desafios e as demandas do ambiente escolar.

Durante meu doutorado, optei por estudar escolas especializadas em gestão escolar em três locais internacionais: o Centro de Desenvolvimento de Liderança Educacional (CEDLE) no Chile, o Nacional College for School Leadership, na Inglaterra, e a NYC Leadership Academy, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Além disso, incluí o curso de Gestão para a Aprendizagem desenvolvido e elaborado pela Elos Educacional como objeto de estudo em minha pesquisa.

O objetivo primordial era contribuir para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da implementação de propostas de análise que enfocassem o trabalho e a capacitação dos/as gestores/as escolares. Para tanto, minha pesquisa buscou identificar os contextos, metodologias e padrões de competências profissionais de cada um desses cursos, visando a uma análise comparativa que fornecesse insights valiosos para a qualificação da gestão educacional em nosso país.

CIDA SIMKA

É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021), O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021), Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). Colunista da revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA

É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e os mais novos livros de sua autoria se denominam Exercícios de bondade (Editora Ciência Moderna, 2023), Horrores da escuridão (Opera Editorial, 2023), Dayana Luz e a aula de redação (Saíra Editorial, 2023) e Mariano (Opera Editorial, 2024). 

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