ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Fábio Vinícius Primak: Pelo fato de começar a trabalhar muito cedo, tive a oportunidade de conhecer excelentes profissionais que tiveram a generosidade de me ensinar sobre vários assuntos. Entre estes, em 2008 fui apresentado aos conceitos teóricos e práticos sobre Business Intelligence. Fiquei tão fascinado pela tecnologia que resolvi colocar em uma obra bibliográfica o conhecimento adquirido. Foi então que surgiu o meu primeiro livro Decisões com B.I.
Depois disso vieram outras obras tendo como temas principais a Contabilidade, Tecnologia da Informação, Direito e Administração. Recentemente lancei dois livros “não técnicos” sendo um focado na influência da música em minha vida e outro sendo uma coletânea de poesias. Desde 2008, já são 7 livros publicados como autor principal e 1 livro como co-autor.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “IA nas Ciências Contábeis”. Poderia comentar?
Fábio Vinícius Primak: É um livro cujo objetivo principal é desmistificar a utilização das ferramentas de Inteligência Artificial na Contabilidade utilizando de uma linguagem acessível tanto aos profissionais da T.I. quanto aos Contadores, estudantes ou apenas aos entusiastas da área. Além disso, um dos meus objetivos é deixar claro que a Inteligência Artificial não substituirá o profissional contábeis, será apenas mais uma das inúmeras ferramentas que estes profissionais se utilizam no dia a dia para fazer um trabalho de qualidade.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Fábio Vinícius Primak: Eu tenho sempre como foco a questão da simplicidade no desenvolvimento dos meus textos. Além disso eu gosto de colocar um pouco de humor deixando assim as obras mais leves e de fácil compreensão. Minha principal inspiração é identificar as dificuldades atuais e passar ao leitor uma forma com que eles consigam entender o conteúdo.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Fábio Vinícius Primak: Destaco o Capítulo 5 onde falo explicitamente sobre as técnicas de Inteligência Artificial aplicadas à Contabilidade apresentando conceitos básicos tentando usar o mínimo de “informatiquês” como, por exemplo: Aprendizado de máquina e algoritmos de IA relevantes para a contabilidade; Processamento de linguagem natural e extração de informações em documentos contábeis; Análise preditiva e detecção de fraudes na contabilidade; Automação de lançamentos contábeis e conciliação de contas; Previsão de fluxo de caixa e gerenciamento de riscos. Entretanto, deixo claro, que todo conteúdo do livro tem uma importância de destaque no cenário contábil.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Fábio Vinícius Primak: Existem duas formas de adquirir a obra:
2º impresso: https://loja.uiclap.com/titulo/ua35446/
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Fábio Vinícius Primak: Lembrar que o livro deve ser escrito para o leitor e não para o autor. Explico: Muitas vezes escrevemos e deixamos alguns conteúdos “vagos” ou “sem muito sentido”. O leitor precisa ser respeitado e você como escritor deve apresentar detalhadamente a sua ideia sobre o conteúdo que está escrevendo
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Fábio Vinícius Primak: Sempre ! Um escritor deve estar “antenado” e “conectado” ao Mundo e suas nuances. Pretendo em 2024 dar continuidade a um projeto de literatura musical bem como escrever sobre conceitos contábeis tendo como ferramenta a tecnologia da informação.
Perguntas rápidas:
Um livro: Inteligência Artificial nas Ciências Contábeis
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Reign Over Me (Reine sobre Mim)
Um hobby: Música
Um dia especial: Difícil. Diria que são alguns dias especiais: Quando conheci minha esposa e quando os meus filhos nasceram.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Fábio Vinícius Primak: Mais informações sobre os meus trabalhos bem como links para minhas redes sociais, acesse https://bit.ly/fabioprimak
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com
Quero dizer que sou sua fã número 01, te amo e admiro seu caráter.
Orgulho é o que sinto de todo seu processo de criação na linha literária, tenho a certeza de que quem mergulha nas suas obras, acabarão por se superar na linha do conhecimento.