EVANDRO NUNES, nasceu em Caruaru – PE. Suas conquistas literárias são poesias e contos publicados em várias antologias, blogs e revistas literárias. Seu livro O FUNERAL DA PROSTITUTA (2020), foi vencedor do II Prêmio Book Brasil 2021, na categoria romance contemporâneo. Seu mais recente livro é o romance intitulado “OS CASTIGADOS” (2023). Foi 1º colocado na antologia PRÊMIO POESIA AGORA – PRIMAVERA/2018, da Editora Trevo, com o poema “A FLORESTA MORTA”. O poema “Pele negra”, de sua autoria, foi considerado pela revista LITERALIVRE, um dos melhores do ano 2022.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Evandro Nunes: O começo de tudo aconteceu quando li pela primeira vez um folheto de cordel. Daí em diante não parei mais. Depois comecei a tomar emprestado livros na biblioteca pública de minha cidade. Mas os primeiros passos foram dados na literatura de cordel. Eram folhetos que não vendiam e terminavam sempre sendo distribuídos aos parentes e amigos. Até agora já consegui escrever 15 folhetos, com vários temas. Estudamos no momento a possibilidade de lançá-los comercialmente juntos numa antologia, que por sinal já tem até um título: “FUGINDO DO INFERNO PARA SER CORNO NO CÉU”. E foi assim que tudo começou.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Os Castigados”. Poderia comentar?

Evandro Nunes: O romance “OS CASTIGADOS” retrata o drama de Frederico que, entre traumas e obstáculos, convive com a necessidade de sustentar uma família conturbada. Casa-se com a prostituta Esmeralda, que acaba se envolvendo com o genro, dando início a um perigoso triângulo amoroso.
Essa relação amorosa gera ainda outros incidentes, culminando na dissolução familiar e na morte misteriosa da filha de Frederico.
Este é um romance contemporâneo ambientado no nordeste brasileiro, que vai de uma história de amor sensível e tocante à adrenalina de um desfecho violento.

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Evandro Nunes: O meu processo de criação não trás nada de extravagante. É tudo muito simples e nasce através de pesquisas e muita leitura de livros análogos e parecidos com o trabalho que começo a desenvolver.
Quanto as inspirações, elas sempre nascem de minhas experiências no cotidiano da vida nordestina. São observações e anotações de causos que é comum a todos os dias.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Evandro Nunes: Claro. Destacamos aqui um trecho do capítulo onde se vê a agonia de Frederico ao encontrar o corpo de sua filha.

“Quase uma hora passada em orações, Frederico se levanta, dá uma última olhada para o corpo inerte sobre a cama, e vagarosamente sai daquele quarto decidido a ir à procura dos assassinos de sua filha.
Era noite lá fora.
Lentamente ele foi descendo a rua, fumando calmamente e deixando a fumaça de seu cigarro flutuar atrás de si, e nem bem terminou, acendeu o segundo cigarro na ponta do primeiro, e continuou caminhando. Não encontrando ninguém no seu caminho, foi aproximando-se de uma luz que saía de um bar na praça.
A poucos metros da porta daquele bar, parou, acendeu mais um cigarro, pois estava fumando com muita ansiedade, e colocou-se de corpo inteiro diante da porta. A música que tocava no interior do bar, sumiu de repente, e o bodegueiro abaixou-se por trás do balcão, ficando apenas, numa das mesas, um casal assustado com a aparição repentina daquele vulto parado à porta com um olhar mortal e carregado de ódio.”

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Evandro Nunes: Para adquirir os meus livros, orientamos:
OS CASTIGADOS: no site da Editora Folheando – lançamentos – com frete grátis;
O FUNERAL DA PROSTITUTA: nas lojas virtuais de AMAZON, SUBMARINO, AMERICANAS e SHOPTIME.
Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho, disponibilizamos várias publicações no instagram (@evandronunes.escritor).

Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?

Evandro Nunes: Simples assim: leiam muito e escrevam bastante. Se possível, todos os dias.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Evandro Nunes: Estamos com um romance pronto, intitulado: SOBRE SECA, TRAIÇÃO E SANGUE”, e em fase de conclusão, o livro “QUANDO A FÉ MORRE NOS HOMENS”. Temos também, concluído, um livro infantil que o batizamos de “FÁBULA DE UMA FLORESTA MORTA”.

Perguntas rápidas:

Um livro: Vidas Secas (Graciliano Ramos)
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos)
Um hobby: Ler e escrever
Um dia especial: Todos os dias de minha vida são especiais

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Evandro Nunes: Apenas agradecer esta maravilhosa revista pela oportunidade a mim concedida para apresentar o meu trabalho ao público, e fazer um apelo a quem com muita paciência chegou até aqui nesta entrevista, que comprem o livro “OS CASTIGADOS”, e uma boa leitura!

Abraços, queridas leitoras e prezados leitores!

Compartilhe!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *