Empreender é um ato de coragem de tirar o sonho do papel e encarar os desafios. É importante reconhecer que o caminho percorrido para conquistar o sucesso no negócio próprio não é fácil, mas com persistência e ajuda de quem já possui experiência, o processo não se torna impossível. Os fundadores de grandes redes de franquias e startups brasileiras, revelam quais são os livros, filmes e podcasts que os inspiram nos negócios mesmo diante dos obstáculos e cenários econômicos enfrentados ao longo de suas carreiras. Confira algumas indicações:
Livro: O Lado Difícil das Situações Difíceis – o livro escrito por Ben Horowitz, trata sobre o desafio de dirigir uma empresa.
Para Cândido Espinheira, CEO da rede de cosméticos veganos, Yes! Cosmetics, a obra foi muito importante para o aprimoramento da gestão de sua marca. “Quando empreendemos, sabemos que será um desafio e o livro me ajudou a encarar e solucionar os momentos difíceis, sem desistir e focando sempre em desenvolver o negócio apesar das adversidades”, conta.
Livro: O Segredo da Mente Milionária – livro escrito por T. Harver Eker, aborda como mudar os conceitos em relação ao dinheiro e estimular hábitos de pessoas bem sucedidas.
Para Leonardo dos Anjos, CEO da Anjos Colchões e Sofás, a obra ajudou a visualizar o negócio como um todo. “Esse livro foi responsável por abrir a minha visão para muitas coisas. O autor traz pontos como o hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem”, comenta.
Livro: Mindset – livro escrito por Carol Dweck, traz a compreensão do poder de controlar nossa mente.
Para Rafael Schinoff, CEO e Fundador da Padrão Enfermagem, a obra trata da mudança de percepção entre mentalidades fixas e as mentalidades de crescimento, que define a trajetória de sucesso de uma pessoa. “Acho uma leitura essencial para qualquer pessoa que queira entender porque sua vida não tem o resultado que ela imagina que deveria ter”, explica.
Filme: Fome de Poder, dirigido por John Lee Hancok, traz a história de como uma empresa e símbolo cultural poderia ser contada por diversas perspectivas.
Para Lucien Newton, vice-presidente da vertente de consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, o filme mostra que fazer bem feito não é o suficiente para dominar o mercado. “Precisamos ser os melhores. Melhores para os franqueados, melhores nas negociações, ter os melhores processos, fornecedores, pontos comerciais e principalmente, melhores produtos”, afirma.
Podcast: O Podcast Guerras Comerciais conta os bastidores de grandes rivalidades do mercado, como Coca vs Pepsi, Nike, vc Adidas, Toyota vs Honda etc.
Para Igor Vendas, sócio fundador e COO de operações da Magnólia Papelaria, “esse podcast traz histórias que mostram a estratégia dessas grandes marcas, o que fizeram ou continuam fazendo para se destacarem no mercado. O legal dele é a produção, pois os fatos históricos e possíveis conversas são narrados como uma espécie de documentário real e as reviravoltas são bastante surpreendentes”, comenta.
Livro: Mais tempo, mais dinheiro – um livro de Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa, com o propósito de ensinar como gerenciar melhor o tempo e o dinheiro para alcançar uma vida mais equilibrada e próspera.
Pedro Paixão, fundador da rede de cursos profissionalizantes Ultra Cursos, destaca que “a dica primordial deste livro é que precisamos entender que tempo e dinheiro precisam coexistir em harmonia na vida de todo empreendedor e com esse equilíbrio o empresário poderá usufruir da verdadeira liberdade financeira”.
Livro: AUDAZ: As 5 competências para construir carreiras e negócios inabaláveis nos dias de hoje, de Mauricio Benvenutti, é a indicação do CEO e cofundador da Maria Brasileira, Felipe Buranello. O empreendedor ressalta que o leitor vai encontrar um conteúdo que aborda importantes competências para desenvolver um negócio e o valor do time para alcançar o sucesso. “Pensar nas próximas tendências, questionar em vez de ter respostas prontas e principalmente ter em mente que o empreendedor não constrói uma empresa, ele monta um time e são estas pessoas que constroem o negócio, na minha visão são estes alguns dos pontos mais cruciais da leitura”, explica o CEO.
Livro: O Poder Infinito da Sua Mente, escrito por Lauro Trevisan, aborda maneiras simples e infalíveis de utilizar o poder da mente em benefício próprio e de seus semelhantes. Para o Rodrigo Nunes, CEO da rede de clínicas de estética completa Ad Clinic, o livro o ajudou a mantê-lo firme no propósito e a não desistir. “Precisamos cuidar e entender nossa mente, afinal, além dela nos proporcionar maior resiliência no momento de crescimento, também pode nos sabotar”
Livro: Sapiens: uma breve história da humanidade, escrito por Yuval Harari, que fala sobre a evolução do ser humano como indivíduo e como sociedade.
Para Eduardo Córdova, CEO e sócio-fundador do market4u, rede de mercados autônomos que opera dentro de condomínios comerciais e residenciais, as empresas são sobre pessoas e por isso, é importante ir além das histórias de outras empresas e cases de sucesso. “Considero que um dos livros mais importantes que li para a minha carreira foi o Sapiens: Uma breve história da humanidade. Através dessa leitura pude conhecer mais detalhes sobre a evolução do ser humano como indivíduo e como sociedade. O livro aborda a revolução da espécie, desde os primatas até o capitalismo, assim como questões cognitivas e de organização da comunidade. Como líder, essa linha do tempo possibilita uma análise interessante sobre a comunicação, transmissão de conhecimento e organização nas empresas. Tão importante quanto entender de negócios, é entender sobre as pessoas que fazem parte dele”, explica Córdova.
Livro: O monge que vendeu sua Ferrari, obra de Robin Sharma , narra a história de um advogado poderoso que vendeu sua Ferrari e foi conhecer os monges do Tibet. Por meio de metáforas, o autor conduz a uma reconstrução interior para que possa despertar a verdadeira força motivadora dos grandes empreendedores. Para Fritz Paixão, CEO da CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, o livro é uma inspiração. “A maior lição dessa obra é que você jamais vencerá o mundo se não vencer a si mesmo. Este é o ensinamento que todo empreendedor deve possuir”, explica o CEO.
Livro: The Golden Circle – livro escrito pelo especialista em liderança Simon Sinek com métodos para pensar e agir de modo a inspirar negócios e pessoas.
De acordo com Sylvia de Moraes Barros, CEO da rede de escolas de inglês para crianças, The Kids Club, a obra foi de extrema importância para aprimorar seus conceitos de liderança e comunicação de marca. “As organizações e líderes mais inspiradores são aqueles que começam com o ‘por quê’, ou seja, que comunicam seu propósito de forma clara e envolvente. Quando as pessoas entendem o ‘por quê’ de uma empresa, elas são mais propensas a se identificar com ela e a se engajar com seus produtos ou serviços”, comenta Sylvia sobre o aprendizado absorvido em sua leitura.
Filme: Fome de Poder – o longa dirigido por John Lee Hancock conta a história de ascensão do McDonald’s e como o visionário, e manipulador, Ray Kroc, torna a empresa um império alimentício em todo o mundo.
Segundo o Dr. Edson Ramuth, CEO da rede de clínicas de emagrecimento e estética, Emagrecentro, o filme mostra como a empresa se tornou um símbolo da cultura do fast food, baseada na velocidade, na eficiência e na padronização. “Esses são pontos cruciais para uma franquia atingir o sucesso. A sistematização dos processos ajuda a replicar a cultura de uma empresa, fazendo com que a marca seja mais facilmente reconhecida e mantenha seus padrões de qualidade”, explica o CEO.
Podcast: Jota Jota Podcast – apresentado por Joel Jota, ex-atleta e Mestre em Ciências do Esporte pela USP, com conversas sobre alta performance e negócios.
De acordo com Alan Parise, sócio-fundador e diretor de expansão da Mais1.Café. “Esse podcast é fundamental para qualquer empreendedor, mas acima de tudo, para qualquer pessoa que busca um direcionamento para alinhar o foco, seja na vida profissional ou pessoal, para alinhar metas e traçar novos objetivos”, compartilha Alan.
Livro: Força de Vontade não Funciona, de Benjamin Hardy, com percepções sobre autoconhecimento.
Segundo Gustavo Cardamoni, presidente da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), o livro “aborda que não basta força de vontade, mas sim pequenas e consistentes mudanças no seu dia a dia que vão fazer você ter os resultados que busca. Esses insights são importantes no mundo dos negócios”, comenta.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com