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Lívio Meireles Capeleto |
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Você é jornalista e radialista de formação com Pós Graduação e MBA em Marketing. Atuou como gestor de comunicação e marketing das Livrarias Saraiva e Siciliano, Diretor Executivo da Editora Carpe Diem e Coordenador da Feira Internacional do Livro de PE na Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco. Com toda essa experiência, atualmente trabalha como o 1º agente literário do Nordeste, produtor cultural na área literária e CEO da CASA Agenciamento Literário e Projetos Culturais, representando autores de todo o Brasil. Poderia comentar?
Lívio Meireles: Desde o início do meu aprendizado profissional, sempre gostei de lidar com gente e ideias. A comunicação me levou a ser um profissional, mas existia uma paixão pelos livros desde a minha infância. Cheguei a ganhar prêmios na biblioteca da escola onde estudei como leitor do mês, várias vezes. Depois de trabalhar mais de quatorze (14) anos na área de comunicação e eventos, resolvi dar uma guinada em minha vida profissional. Foi quando o grupo Saraiva, hoje Saraiva e Siciliano, estava retomando a sua presença no varejo em Pernambuco. Fui contratado de imediato para trabalhar na área de comunicação, primeiramente cuidando da imagem da empresa em Pernambuco, e depois assumi a coordenação Nordeste, trabalhando diretamente com a coordenação de uma equipe de médio-porte e gestando regionalmente as demandas de comunicação, marketing e evento – função que exerci com muito orgulho durante os nove anos em que trabalhei no grupo. Fui convidado pelo curador da Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco, e diretor da Editora Carpe Diem, para assumir a direção dos negócios editoriais da mesma e para que passasse a gestar, de uma maneira mais profissional, tanto a editora quanto a Fliporto. Quando estive à frente como diretor-executivo da Editora Carpe Diem, pude expandir o conhecimento com relação a produção do livro. Conviver com designers, revisores, escritores, defender projetos junto ao conselho editorial de uma editora, dialogar com gráficas, distribuidores, isso me mostrou o outro lado do mercado e somou muito para que, junto com a minha experiência anterior de varejo, eu pudesse ganhar uma visão 360º do que é o mercado editorial e o ciclo de produção de um livro. Nesse momento, encontrei realmente o nicho, o target, em que gostaria de trabalhar, pelo resto da minha vida. Tenho a plena convicção de que ter optado por trabalhar no mercado editorial foi a melhor decisão, pelo dinamismo e espaço para crescimento e profissionalização do meio, ocasionada pela imensa demanda reprimida de público leitor em nosso país e por proporcionar a vivenciar o que desde o início me movimenta: gente e ideias.
Conexão Literatura: No seu ponto de vista, qual a importância do agenciamento de escritores?
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Em um mercado profissional como a Europa e os Estados Unidos, nenhum autor chega a uma editora com o seu original sem o aval de um agente literário. Se este autor tentar, não passará da recepção das editoras e nem mesmo na recepção destas conseguirá deixar o seu original. O agente literário é a ponte profissional necessária para que um autor consiga dialogar, de maneira assertiva, com o mercado editorial, esteja ele onde estiver: Cingapura, México, Nova Zelândia, São Paulo, Rio de Janeiro. No Brasil, a figura do agente literário ainda é visto como uma utopia. Mas nos próximos cinco anos, com o boom que estamos vivendo de autores nacionais produzindo originais diariamente, o próprio mercado vai entender a real necessidade da função estratégica que um agente literário exerce.
Conexão Literatura: Poderia comentar sobre os autores agenciados da CASA – Agenciamento Literário e Projetos Culturais?
Lívio Meireles: Temos no escritório autores dos mais diversos perfis. Literatura estrangeira, infantil, infanto-juvenil, jovem adulto, romance, poesia, ficção, literatura de época, conto, prosa. Autores entre vinte e sessenta anos, experientes e iniciantes. Gente do Nordeste, do Sul/Sudeste, até de Portugal. Todos estão lá porque identifiquei neles uma característica que talvez seja um dos principais motivadores para fazer o que faço hoje: todos são preocupados em entregar aos seus leitores o melhor que podem produzir em termos literários.
Conexão Literatura: Além do agenciamento de escritores, vocês também fornecem outros serviços essenciais para promover um autor no cenário literário. Fale mais sobre os serviços fornecidos pela CASA.
Lívio Meireles: São vários. Os principais são: Agenciamento de Escritores para Projetos Editoriais e Eventos Literários (feiras, festas, bienais, encontros, lançamentos); Divulgação de Escritores, Editoras, Livros e Projetos Literários, para o Mercado Literário Nacional e Internacional; Produção, Execução e Curadoria de Eventos Literários; Avaliação e orientação profissional para escritores e projetos editoriais regionais, nacionais e internacionais; Avaliação de originais e leitura crítica; Avaliação e criação de projetos para editais do Ministério da Cultura e das Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura. Fazemos também uma prestação de serviços personalizada, como planejamento, organização e assessoria de imprensa para lançamento de livros em todo o país, e consultoria para distribuição de livros em livrarias e outros pontos de venda.
Conexão Literatura: Como os interessados deverão proceder para saber mais e adquirir um dos serviços fornecidos pela CASA – Agenciamento Literário e Projetos Culturais?
Lívio Meireles: Para saber mais a respeito do nosso trabalho, os autores devem visitar nosso site: www.casaagenciamento.com.br, e enviar suas dúvidas por e-mail: casa.agenciamento@gmail.com
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Lívio Meireles: Tenho visto e lido muitas ações e movimentos de pessoas que, de uma hora para outra, sem embasamento, expertise ou propriedade se apresentam como agentes literários e/ou produtores culturais em literatura. Entendo que estamos vivendo uma crise econômica e que todos nós precisamos pagar nossas contas e sobreviver no caos. Mas, por favor, não podemos fechar os olhos para uma invasão de oportunistas que causam descrédito e dúvidas sobre o árduo trabalho de agenciamento literário e produção cultural no target literário! Peço aos publishers, produtores, diretores e gerentes em secretarias municipais e estaduais de cultura e principalmente aos ESCRITORES: busquem saber quem é essa pessoa que diz conhecer todo mundo, que consegue tudo, que fala com todos, que entra em qualquer lugar… Aprendam a diferenciar os reais profissionais que estão no meio editorial a fim de realizar um trabalho sério. Meu background de mercado já beira os quinze (15) anos e ainda acordo todos os dias buscando aprender mais e mais! Eu e minha equipe desenvolvemos um trabalho sério e coerente. Agenciamento literário é coisa séria!