Gosto de histórias que são ambientadas no Brasil, pois acredito que isso aproxima o leitor, haja vista que por nós conhecermos a realidade brasileira isso nos torna mais próximo à história, que passa a fazer mais sentido. É o que acontece com o livro policial O assassino penhorado agradece, de Antonio Carlos Olivieri, escritor carioca radicado em São Paulo. O livro foi publicado em 2013 pela Amazon.
Trata-se de uma história policial cuja trama se passa numa cidadezinha do interior de São Paulo e possui os elementos clássicos de uma boa narrativa policial clássica: um crime, vários suspeitos, um detetive e um desfecho desconcertante para o leitor.
A cidade de Santo Antônio das Cascatas é abalada por causa de um crime horrendo. Dada a incompetência e a ineficiência da polícia local representada pelo delegado da cidade, uma idosa com a ajuda de sua amiga passam a investigar por conta própria o crime, mas isso custará um preço alto para a idosa.
A trama se passa no turbulento ano de 1987 (o Brasil acabava de sair de uma ditadura militar que perdurou por duas décadas) e é possível termos contato com o que se passava no país naquela época, principalmente pela economia e pela política, aspectos bem descritos no livro. O escritor, com sucesso, consegue ambientar o leitor nessa época sem tornar a descrição algo maçante. O mesmo acontece com a descrição da cidade e os seus personagens, tão comuns numa cidade interiorana.
Destaco o final surpreendente. Quando o livro caminha para o desfecho e o leitor acha que já está tudo consumado e resolvido, ele é pego de surpresa por uma revelação que vai deixá-lo desnorteado, acrescentando mais uma qualidade para esse ótimo livro.