![]() |
| José Paes |
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
José Paes: Desde a infância gosto de ler e de escrever. Quando criança ouvia muitas histórias que meu pai contava, e me encantava com elas. Então, senti necessidade de contar as minhas histórias. Comecei a escrever somente a partir dos 60 anos, assim que me aposentei das atividades empresariais, e adoro esse mundo fascinante dos livros.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Ukalur – O Reino de Vetulus” (Drago Editorial). Poderia comentar?
![]() |
| Para adquirir os livros: clique aqui. |
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo demorou para escrever seu livro?
José Paes: Ukalur é um planeta imaginário, fora da nossa galáxia, portanto tudo nele foi criado, não tendo paradigma. Como eu já o tinha definido nas ideias, eu demorei apenas quatro meses para escrevê-lo.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
José Paes: Um pensamento de Vetulus depois de muito ser castigado por invasões em seu reino: Eu sou merecedor de piedade. Meus deuses não mais me castigarão. Hei de conseguir o que quero… E quero somente a paz.
Conexão Literatura: Se você fosse escolher uma trilha sonora para o seu livro, qual seria?
José Paes: Gostaria de criar uma para cada livro.
Conexão Literatura: Você também é autor do livro “O Amanhã de Ontem” (Drago Editorial). Conte mais pra gente.
José Paes: Este livro é do gênero suspense. É um episódio ocorrido com quatro jovens, todos aventureiros. Eles descobrem uma caverna e ao vasculharem o seu interior se veem envolvidos a seguir um chamado – e cumprir uma profecia. No início eles se negam a seguir o que lhes parecia destinado, mas depois cedem e acabam por vivenciar uma aventura heroica e inesquecível.
Conexão Literatura: Como os interessados deverão proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
José Paes: Ukalur – O Reino de Vetulus e o O Amanhã de Ontem estão disponíveis na Drago Editorial – e o contato normalmente faço pelo facebook.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
José Paes: Sim. Sobre o Ukalur eu já escrevi o segundo livro e tenho projetos para o terceiro. Quero ainda criar a minha página para me inteirar com os leitores e apresentar-lhes o andamento dos meus trabalhos.
Perguntas rápidas:
Um livro: Os Pilares da Terra – Ken Follet
Um (a) autor (a): Eduardo Spohr – nacional
Um ator ou atriz: Al Pacino
Um filme: O Poderoso Chefão
Um dia especial: Natal
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
José Paes: Sim. Apesar de escrever outros gêneros, é na fantasia que eu me sinto mais confortável ao criar uma história. E nelas eu procuro transportar a realidade para um mundo imaginário, onde o leitor fará facilmente o entendimento das mensagens que intenciono transmitir. Esforço-me para deixar uma lição exemplar exercida pelos personagens.



