ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Conexão Literatura: Você é autora do livro “Diários de Júlia” (Drago Editorial). Poderia comentar?
Danni Victorino: O Diários de Júlia foi meu primeiro grande projeto. Escrevi quando tinha dezesseis anos e estava no segundo ano do Ensino Médio. Quando, enfim, concluí, quis logo publicar. Registrei no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional, e enviei para algumas editoras. Nesses anos entre eu escrever e publicar, tive a oportunidade de fazer contato com três grandes autoras – de best-sellers – do meu segmento (infanto-juvenil e juvenil-adulto) que foram muito importantes me dando dicas sobre a publicação. Descobri a Drago por meio de um colega autor, que estudou comigo na UERJ e, a partir daí, meu sonho começou a tomar forma. Agradeço muito à Drago pelo cuidado e atenção que tiveram comigo desde o início.
Conexão Literatura: Como foram suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Danni Victorino: O livro não é baseado em fatos reais, mas poderia ser. A história da Júlia Bianchi pode acontecer com qualquer adolescente em fase escolar. Como todo escritor é muito observador, posso dizer que como ‘laboratório’, observei muito as reações e conversas das meninas e meninos mais novos da minha escola (afinal, eu ainda estudava) e, algumas cenas do livro, foram versões do que eu vi acontecer quando tinha a idade da Jú, pouco tempo antes de escrever o livro. Demorei nove meses, mais ou menos o tempo em que a história acontece, na verdade. Fui escrevendo quase como a Jú em seu diário e, as datas que aparecem nos últimos capítulos, foram as datas em que eu escrevia.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial no seu livro?
Danni Victorino: Claro! Sou bem suspeita para achar divertidas as conversas entre as personagens. Hahaha Mas um trecho do qual gosto muito é: “O que eu quero dizer é que eu estou começando a gostar dele, porém estamos indo para o caminho errado. Quer dizer, não que a amizade seja um caminho errado, só que não é o caminho certo para que um menino comece a gostar de você. Eu não sou especialista em relacionamentos, mas, foi o que a Letícia me disse. Eu perguntei ao Gusta se era verdade e ele disse que para ele sim, mas pode não ser o mesmo com todos os meninos.” Gosto desse trecho porque ilustra bem a insegurança das adolescentes conversando com as amigas porque, por mais que elas pareçam super confiantes, sempre se perguntam antes de sair de casa dezenas de vezes, de frente para o espelho, por que o crush a põe na “frienzone” e tentam melhorar a auto estima e sempre conversam com as amigas sobre meninos. Enfim, é um exemplo bem claro de como uma menina apaixonada pode ficar confusa e insegura, às vezes.
Conexão Literatura: Se você fosse escolher uma trilha sonora para o seu livro, qual seria?
Danni Victorino: Com certeza, o álbum Desvio de Conduta, da banda Strike é a trilha do Nico, e o álbum The Best Damn Thing, da Avril Lavigne é a da Jú. Ambos são de 2007.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Danni Victorino: O livro pode ser adquirido na livraria da Editora Drago e, também, no site Amazon.com. Eu também tenho um blog www.dannivictorino.wordpress.com Minha página do Facebook chama-se Danni Victorino Blog.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Danni Victorino: Sim! Há sempre novos projetos. Não gostaria de dar “spoiler”, mas está sendo escrito com muito amor.
Perguntas rápidas:
Um livro: O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini.
Um (a) autor (a): William Shakespeare.
Um ator ou atriz: Will Smith.
Um filme: A lista de Schindler.
Um dia especial: Quando embarquei na minha primeira Eurotrip, ano passado. Cheia de sonhos na bagagem, museus e pessoas para conhecer e novas histórias para sonhar.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Danni Victorino: Agradeço muito à revista Conexão Literatura pelo espaço e pelo interesse na minha história e, mais uma vez, à Editora Drago pela oportunidade e todo o suporte.
Para entrar em contato comigo, estou sempre em alguma rede social. Basta procurar por Danni Victorino. Vou ficar muito feliz em poder conversar sobre literatura.
Espero que gostem de conhecer a história da Jú. Te encontro por aí, na internet.