Evento traz programação com criações femininas em literatura, cinema e circo, além de atrações para a infância.
A quarta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece no Brasil nos dias 06, 07, 08 e 10 de outubro de 2023, com programação no O Mundo do Circo, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Teatro Sérgio Cardoso, equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O acesso a toda a programação é gratuito.
A programação no MIS começa no dia 07/10, sábado, às 13h30, com uma Mesa Redonda sobre o Empoderamento da Mulher da Periferia pela Literatura. Com mediação de Raquel Oliveira, o bate-papo recebe as escritoras Auritha Tabajara, Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas.
Na sequência, as autoras participam de sessão de autógrafos. A cordelista Auritha Tabajara apresenta seu primeiro livro, o romance Coração na Aldeia, Pés no Mundo. A baiana Jô Freitas traz Goela Seca, livro de contos sobre a vida de uma jovem negra, da infância à adolescência. E a jornalista e escritora Esmeralda Ribeiro apresenta 12 títulos, incluindo o lançamento recente, Flores de Baobá – Das Raízes à Colheita (do coletivo do qual que faz parte), escrito por sete mulheres negra, em vários gêneros (crônica, poesia, conto e romance), e exemplares da série anual de contos e poemas Cadernos Negros.
O dia 8/10, domingo, será dedicado ao primeiro Festival das Mariazinhas com programação para as crianças. Das 10h às 13h, várias ações, intervenções e atividades voltadas para o público infantil com a Cia Caju Azul que comanda o Clubinho do Livro, um projeto que tem o livro como protagonista. Comandado por Juliana Roberta, o Clubinho cria um espaço lúdico e propõe diversas atividades como leituras, vivências, brincadeiras, oficinas coletivas e trocas de livros.
Outras atividades compõem o Festival das Mariazinhas: Painé Santamaria (10h às 13h) com o seu Figaza Show, sessão de cinema (14h) – Tarsilinha, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo – e Oficina Cine Kids (15h30) com o Núcleo Educativo MIS, atividade lúdica pautada pelo universo de Tarsila do Amaral.
O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser esse o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2023, o Festival das Marias no Brasil é idealizado e organizado pelas portuguesas CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura; e realizado pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
FICHA TÉCNICA – Direção geral: Adriana Belic. Direção artística: Bel Toledo. Consultoria internacional: Antônio Revez. Curadoria / Cinema: Equipe MIS. Curadoria / Literatura: Raquel Oliveira. Coordenação de produção: Gisele Tressi. Produção: Mili Slikta e William Ramos. Filmagem / Fotografias: Leticia Aoki. Supervisão de vídeos: Ledok. Gastronomia: Armazém Café Doceria. Site: Agência Maria. Concepção gráfica e artes digitais: Workhouse Design. Assessoria mídias: Platea Comunicação e Arte. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Idealização e organização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar, Belic Arte.Cultura. Realização: APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo do Estado de São Paulo.
Programação completa
Evento: Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino e Festival das Mariazinhas 2023
Data: 06 a 10 de Outubro de 2023 – São Paulo/SP, Brasil
Acesso gratuito em toda a programação.
Programação e informações: www.festivaldasmarias.com.br e @marias.festival.
Local: O Mundo do Circo
Parque da Juventude. Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru. SP/SP.
Nas redes:@omundodocircosp.
06 de outubro – sexta-feira
11h – Espetáculo: Na Casa da Rosa
Com: Companhia das Rosas – Duração: 30 min. Classificação: Livre.
15h30 – Espetáculo: Nós Podemos!
Com: Coletivo Amazonas – Duração: 60 min. Classificação: Livre.
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som – SP
End.: Avenida Europa, 157 – Jardim Europa. SP/SP.
Tel: (11) 2117-4777. Nas redes: FB – @museudaimagemedosom | IG – @mis_sp
07 de outubro – Sábado
13h30 – Mesa Redonda
Tema: Empoderamento da Mulher da Periferia pela Literatura
Autoras: Auritha Tabajara, Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas. Coordenação: Raquel Oliveira
Local: Auditório do MIS (172 lugares). Duração: 2h.
15h – Tarde de Autógrafos
Autoras: Auritha Tabajara, Esmeralda Ribeiro e Jô Freitas
Local:Área Externa. Duração: 3h.
08 de outubro – Domingo
Festival das Mariazinhas
10h às 13h – Ações, intervenções e atividades lúdicas para acrianças
Atividades: Clubinho do Livro – com Cia Caju Azul
Espetáculo: Figaza Show – com Painé Santamaria
Local:Foyer do Auditório do MIS. Livre.
14h – Cinema: Cine Kids
Filme: Tarsilinha (animação)
Local: Auditório do MIS (172 lugares)
Ingressos por ordem de chegada. As crianças devem estar acompanhadas de adulto.
15h30 – Oficina: Cine Kids
Coordenação: Núcleo Educativo MIS
Local: Foyer do Auditório do MIS. 20 vagas. Livre. Duração: 30 min.
Ingresso por ordem de chegada. As crianças devem estar acompanhadas de adulto.
10 de outubro – Terça
Cinema: Sessão Feminina – Exibição de filmes dirigidos por mulheres
17h – Papicha
19h – Dançando no Silêncio
Local: Auditório do MIS (172 lugares). Ingressos 1h antes das sessões .
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo/SP.
Tel: (11) 3288-0136. Nas redes: @teatrosergiocardoso.
Local: Saguão / Entrada. Duração: 60 min. Livre.
10 de outubro – Terça
18h – Atrações circenses
Atrações: Pernaltas – com Cia Caju Azul, Bambolês – com Bárbara Francesquine e Desvitruviana – com Beatriz Everard.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com