Nascido em 1978, na cidade de Recife-PE, estou radicado em Brasília há quase 40 anos, cidades que julgo “minhas”. Sou oficial (Tenente-Coronel) da Polícia Militar do Distrito Federal há 25 anos e 6 meses e, dentre os vários cargos e funções exercidas em Unidades operacionais, de ensino, e administrativa-estratégica, também tive a oportunidade de servir em Missões de Paz da ONU, ser consultor de seu Alto Comissariado de Direitos Humanos (para temas de polícia) e fui docente e discente em muitos países. Fui o primeiro (ainda) “policial brasileiro” a trabalhar na sede da ONU em New York. Amo meus filhos (incluindo um cachorro) e me dedico para ser o melhor pai que posso. Meus principais hobbies são: viajar, assistir séries e filmes, apreciar bons vinhos e gastronomias diversas, escrever (livros, artigos, colunas em blogs e sites e atuar na área docente), estudar idiomas, culturas, geopolítica etc. e frequentar e estar em companhia de nada que não seja tóxico. Afinal, a paz não tem preço! meloneto.sergio@gmail.com  

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Sérgio Carrera Neto: Como policial, sempre percebi a falta de produções acadêmicas escritas por profissionais do meu segmento, onde os especialistas eram sempre acadêmicos, sem qualquer tipo de experiência prática. Há cerca de 15 anos, ao menos na capital federal, houve o despertar de muitos policiais pela vida acadêmica. Eu fui um desses, ao realizar meu mestrado, e, motivado pela associação da “experiência prática x acadêmica”, comecei a escrever livros de temas voltados à área policial e a organizar obras coletivas sobre assuntos de interesse das ciências policiais e da segurança pública, convidando prioritariamente policiais, mas também membros de outros órgãos de Estado e da Academia. Em 2016, lancei o primeiro livro. Hoje são 5 obras próprias e 3 outras como organizador, revisor, editor e/ou coautor em publicações coletivas.    

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Modelos de Polícia – Volume 1”. Poderia comentar? 

Sérgio Carrera Neto: Um dos temas que mais me interessa, sem dúvida, é poder analisar características, legislações, indicadores, variáveis de criminalidades, dentre outros, entre agências policiais ao redor do mundo, e fazer contrapontos com o que existe no Brasil. O estudo comparado de polícia nos oferece a possibilidade de adaptar boas práticas que existem nos países, quer no âmbito interno – administrativo ou operacional (dos diversos departamentos policiais internos), ou mesmo avaliar os modelos e os sistemas policiais e de justiça criminal que temos no Brasil, considerado por muitos estudiosos (no Brasil e no exterior), um dos mais ultrapassados e ineficientes do mundo (se não for “o mais”). A ideia dos volumes do “Modelo de Polícia” não é a de apresentar “verdades”, mas sim fazer com que os profissionais, políticos e acadêmicos reflitam, se interessem e modernizem práticas e legislações nacionais, que a existência, por exemplo, do “ciclo completo de polícia”, quase uma exclusividade (negativa) do Brasil, dentre outros.    

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

Sérgio Carrera Neto: O Volume I foi realizado em sua essência por meio de entrevistas com policiais de cada um dos 10 departamentos estudados (fontes primárias). Buscou-se a utilização de ferramentas e instrumentos de análises para todos os capítulos para que fosse possível ao leitor correlacionar os órgãos estudados, assim como fazer comparações com os modelos brasileiros. O primeiro volume levou cerca de quase 3 anos para sua conclusão, pois ainda não havia estabelecido critérios fixos, algo já mais fácil para outros volumes. 

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?  

Sérgio Carrera Neto: As reflexões finais trazem análises entre os indicadores e características diversas dos 10 órgãos policiais, trazendo paralelos para com a realidade brasileira, concluindo com algumas sugestões e propostas para o sistema interno.  

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Sérgio Carrera Neto: Eu tenho uma página com um currículo resumo (https://clubedeautores.com.br/livros/autores/sergio-carrera-de-albuquerque-melo-neto) e o livro pode ser encontrado on-line em vários sites, dentre os quais, cito alguns: Clube de Autores (https://clubedeautores.com.br/livro/modelos-de-policia); Amazon (https://www.amazon.com.br/Modelos-Pol%C3%ADcia-S%C3%A9rgio-Carrera-Neto/dp/6587229107); Mercado Livre: (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2745675511-livro-modelos-de-policia-_JM); Magazine Luiza (https://m.magazineluiza.com.br/modelos-de-policia-clube-de-autores/p/jh7jb8ghaj/li/ldrt/);  

AgBook (https://agbook.com.br/book/337771–Modelos_de_Policia). 

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Sérgio Carrera Neto: Estou quase sempre estudando e pesquisando, quer para publicações diversas, artigos de opinião, colunista, painelista, palestrante, para conhecimento próprio ou temas voltados para o ensino. 

Na área de produção literária, atualmente, estou trabalhando na edição dos livros: 1) “Modelos de Polícia – Volumes II”; 2) “Modelos de Polícia – III”; 3) um livro sobre temas contemporâneos de segurança pública e ciências policiais (ainda sem título); 4) uma primeira ficção (O Inimigo Invisível); 5) na organização de um livro de fotos de policiais militares brasileiros em missões de paz da ONU; e, 6) um livro de reflexões sobre questões atuais de polícia e segurança pública. 

Em paralelo, atuo como docente, design de cursos e coordenador pedagógico de IES, com alguns projetos de cursos de extensão universitária, MBA e pós-graduações. São todos cursos voltados para as ciências policiais e temas correlatos, como o de direitos humanos, humanitários, crime organizado e transnacional, inteligência e cibercrimes.  

Atualmente, ocupo o cargo de comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal.   

Perguntas rápidas:

Um livro: O Demônio da Meia Noite, de Andrew Solomon.

Autor (a): Dan Brown.

Atriz: Diane Kruger.    

Ator: Christoph Waltz.

Filmes: Seven. 

Séries: (Fauda, Homeland, Vikings, Dexter, Dark).

Hobbies: Viajar, maratonar séries e estar com meus filhos.  

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *