Wesley Coll. Escritor, músico, jornalista e gráfico. Viveu por 17 anos em PoA onde publicou em antologias literárias e se apresentou como músico, ator, artista, líder da Banda neon e codiretor do Teatro Um (de 1982-83).Vive há mais de três décadas em Nova York on trabalha como jornalista, tradutor, intérprete e músico de rua. Editor de Colltales.com, um blog sobre a vida, o mundo e todo o resto. Casado e pai de Coll Dennis.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Wesley Coll: Escrevo e canto desde que me conheço como pessoa. Meu pai, que exerceu várias profissões como advogado, reverendo e professor universitário, e meus dois irmãos também sempre tiveram este hábito. Meu irmão Norton Coll já tem vários livros de contos publicados. Mas a grande reviravolta foi durante o final da adolescência quando conheci, me tornei amigo e convivi com grandes escritores como o Caio Fernando Abreu, Ligia Savio, Henrique do Valle, Eduardo San Martin, Nei Duclós e tantos outros.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Aquela Vaca Tá Louca”. Poderia comentar?
Wesley Coll: O ‘Vaca’ é acima de tudo um livro de memórias dos anos 70, vividos em comunidades, viagens de carona, acampamentos e aventuras não só no sul, como no Rio, onde nasci, São Paulo e até Amazônia via Acre. Destaco os contos de ‘Férias do Vagabundo,” que retrata os anos de chumbo da ditadura militar e da geração que viveu à sua sombra da maneira que foi possível: compartilhando drogas e cultura. Incluo também estórias sobre as quatro cidades portuárias que nortearam minha caminhada, além de contos e crónicas sobre personagens semireais e ficcionais.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Wesley Coll: Este livro já esteve prestes a ser publicado algumas vezes, a última há uns cinco anos. Quer dizer, ele viveu na gaveta e acumulou possibilidades de publicação que no fim não se concretizaram. Mas a memória dos fatos e acontecimentos tem me acompanhado por pelo menos 25 anos. Tive de tomar a decisão de financiar minha própria obra porque, dada a conjuntura atual e meu talento limitado, corro o risco de nunca ser publicado. Além do mais, vai servir de homenagem às grandes pessoas que são meus amigos, muitos que infelizmente não vão ver na página impressa aquilo que todos vivenciamos.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Wesley Coll: “A chuva começou assim que fechamos os olhos. Logo depois do galão de vinho, das cantorias, dos tapas num baseado. Alguém jogou um poncho na minha cara, única coberta na única vez em que dormi debaixo de um temporal. Choveu e trovejou a noite inteira. Bom sinal: a procura por cogumelos prometia viagens e desvarios já nas primeiras horas do dia. Nada como adormecer com a esperança de pirar no amanhecer.” Trem Azul, Férias do Vagabundo.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Wesley Coll: O livro vai estar disponível na banca e site da Associação Gaúcha de Escritores Independentes e por pedidos de reembolso postal. Com sorte, o vasto material que publiquei no Brasil em publicações esparsas, antologias e imprensa poderá ser revitalizado com este lançamento. Mas meu blog, Colltales é onde continuo escrevendo e registrando tanto meus textos mais jornalísticos como de ficção (em inglês com tradução Google disponível). Através do blog, leitores poderão me contatar para maiores informações.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Wesley Coll: Sim, além deste livro, tenho três outros no prelo, todos em inglês: um de contos e crônicas, uma compilação de artigos publicados no Colltales, e um de poesia.
Perguntas rápidas:
Um livro: Água Viva, de Clarice Lispector
Um autor: Carlos Drummond de Andrade
Um ator ou atriz: Marlon Brando, Fernanda Montenegro
Um filme: Paris, Texas
Um dia especial: 19 de maio de 1999, nascimento do meu primeiro filho.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Wesley Coll: Agradeço à Conexão pela oportunidade e convido a todos a se registrar no evento virtual de 15 de novembro às 18h.
Acesse:
Muito Obrigado.