
Em 14 de março agora (sábado), às 15h, um superlançamento do livro do cientista social Raphael Renucci: O Macaco Treinado.
Leia a chamada para o evento e venha participar. Afinal, a Inteligência Artificial (IA) é uma ameaça ou uma aliada?
Afinal, a IA é uma ameaça ou uma aliada?
Depende.
Não é uma questão de tecnologia.
É uma questão humana.
Depende de nós.
No dia 14/03, às 15h, na Livraria Na Nuvem, vamos conversar sobre isso — sem hype, sem alarmismo e sem promessas mágicas.
Uma conversa aberta sobre:
- O que a IA realmente é
- Os riscos que quase ninguém explica
- O impacto social e cultural dessa tecnologia
- O que significa continuar sendo humano em um mundo automatizado
O debate será construído a partir do livro O Macaco Treinado — dominando a IA: de ameaça a aliada do ser humano, conduzido pelo autor Raphael Renucci — comunicólogo, cientista social e empreendedor — sob uma perspectiva crítica e fundamentada acerca dos impactos da Inteligência Artificial na sociedade.
Como convidado especial, o escritor, pesquisador e psicólogo Nelson Job, somando sua perspectiva acadêmica, filosófica e científica à conversa.
Será também o lançamento oficial do livro, com sessão de autógrafos e uma edição especial com kit exclusivo para o evento.
Se você quer entender IA esse encontro é para você.
📍 14/03/2026
🕒 15h
📚 Livraria Na Nuvem
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com



