Edilson Gomes de Lima – Foto divulgação |
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Edilson Gomes de Lima: involuntariamente, se iniciou pela minha curiosidade nata de entender como as coisas funcionam, adicionado ao gosto pelo meio literário, avidamente tendo lido obras como Euclides da Cunha, Paulo Coelho, Annie Ernaux, Franz Kafka, Machado de Assis, assim como livros técnicos de engenharia diversos, tudo unido a curiosidade técnica sobre as coisas. Essa miríade de temas acabou gerando meu primeiro livro não publicado, fiz para minha própria consulta, era um livreto sobre motores veiculares de combustão de alto desempenho. A partir deste trabalho, com o foco mais acadêmico, dei início a escrita de outros trabalhos, a maioria ainda não publicado por acreditar que ainda falta aperfeiçoar, além do tempo necessário.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Dispensados pelo Excesso de Contingente – A era do desemprego e das oportunidades pela ciência, engenharia e inovações”. Poderia comentar?
Edilson Gomes de Lima: A obra é um trabalho complexo que precisou de um cronograma lógico, o livro foca no tema da diversificação econômica com atenção nas cidades, apresentando de forma densa e detalhando a diversidade econômica com o intuito de provar a tese de que independente de uma densa diversidade de negócios não industriais, a economia permanece estagnada. Portanto, a obra traz o alerta de que só essa variável não é suficiente para uma economia plena. Embora complexa, a obra ilumina a realidade que sem indústrias a economia não cresce, mesmo com ampla diversidade econômica. Também é incluso na obra diversas opções possíveis e um toque sutil literário.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Edilson Gomes de Lima: Foram aproximadamente dois anos de pesquisa sobre os temas, e um longo tempo para escrever e organizar logicamente toda a obra, incluindo a revisão e alterações para a simplificação, porque não quis optar por escrever uma obra demasiadamente técnica, e sim uma obra literária, porém, técnica e que todos possam ler, aprender, compreender e refletir. Essa pergunta recorda um detalhe que é bem curioso, daqueles que só aprendemos quando nos profissionalizamos no trabalho, aqueles detalhes que fazem a diferença. Antes mesmo de começar a escrever o livro foi feito um mapa de objetivos, entrelaçamentos de temas, assuntos e ideias resultando em um cronograma detalhado, aqueles estudos que o autor usa como guia na escuridão, e que acaba por organizar as ideias em uma obra com lógica e estruturada, popularmente dito como algo com início, meio e fim, conferindo mais qualidade para o livro.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Edilson Gomes de Lima: Como a obra aborda a diversificação econômica, de fato, teve que abordar temas diversos e negócios dos mais variados ramos, da floresta a negócios complexos nas cidades, o que pode aparentar ser uma confusão, mas foi estratégico com o intuito de refletir o mais fiel como a economia opera. E diante da diversidade econômica, há um trecho do livro que indiretamente começa a ensinar como uma economia diversificada opera. Refletindo essa complexidade para que o leitor compreenda que a economia não pode focar apenas no cimento, porque este logo seca e o emprego se esvai rapidamente, no global, a obra expõem que sem a indústria de manufatura, transformação e a pesquisa, a diversificação econômica se torna um esforço em vão.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Edilson Gomes de Lima: o leitor interessado poderá adquirir a obra nas melhores livrarias da praça e nas excelentes lojas que operam no ramo literário. Inclusive, o leitor poderá obter mais informação sobre o autor em seus blogs e trabalhos acadêmicos difundidos pela internet, revistas e publicações.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Edilson Gomes de Lima: Certamente que sim, em pesquisa e produção, boa parte está no filtro de qualidade da revisão, e uma obra sendo escrita para uma editora norte americana que estará pronta em pouco mais de dois anos, por ser densa e demasiadamente técnica. Em alguns pontos ultrapassa-se os limites da qualificação do autor, ao qual se torna necessário paradas no percurso, para mais estudos e isso consome mais tempo, mas em breve haverá novos trabalhos.
Perguntas rápidas:
Um livro: o pequeno príncipe
Um (a) autor (a): Paulo Coelho
Um ator ou atriz: Sandra Annenberg
Um filme: cloud atlas de 2012
Um dia especial: o Dia da Árvore
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Edilson Gomes de Lima: nunca se esqueçam que o futuro não existe, somos nós que temos todo o poder de o criar, mesmo com os eventos e imprevisibilidades, se queremos algo melhor é nós que devemos fazer o futuro dessa forma.